Os novos Guardas-Marinha com suas espadas.

CONVÉS PRINCIPAL – Escola Naval forma Guardas-Marinha em Cerimônia Militar no Rio de Janeiro.

Recebimento das Espadas.

A Escola Naval, estabelecimento de Ensino Superior mais antigo do Brasil, que fica situada na Ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro (RJ), formou 182 novos Guardas-Marinha, em Cerimônia Militar realizada no dia 10 de Dezembro.
O evento contou com as presenças do Presidente da República Jair Bolsonaro, Ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e do Comandante da Marina, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, além do Almirantado, Oficiais Generais das Forças Armadas e Familiares dos formandos.
A Turma “Patriarca da Independência” possui sete estrangeiros das Marinhas amigas, entre elas da Bolívia, Cabo Verde, Camarões, Panamá e Senegal. Destaca-se também a formatura, pela primeira vez na história, das primeiras seis mulheres integrantes do Corpo da Armada e do Corpo de Fuzileiros Navais.
Os Guardas-Marinha receberam suas espadas e platinas, símbolos materiais que representam os princípios cultivados e praticados ao longo da carreira de Oficiais das Forças Armadas.

Dia do Marinheiro é comemorado no Distrito Federal.

Desfile Militar do Dia do Marinheiro.
Tradicional Uniforme Branco da Marinha do Brasil.

O Dia do Marinheiro foi comemorado em várias Organizações Militares da Marinha do Brasil, em todos os Distritos Navais, data em que se celebra o aniversário do Almirante Tamandaré, que nasceu há 215 anos e é o Patrono da Força Naval.
Em Brasília, a Cerimônia Militar contou com as presenças do Presidente da República Jair Bolsonaro, Ministros de Estados, Comandantes das Forças Armadas, Membros do Almirantado e Oficiais Generais, sendo realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais.
Na ocasião, diversas personalidades civis e militares foram agraciadas com a Medalha de Mérito Tamandaré.

Comando do 4º Distrito Naval e Soamar-PA realizam doações em comunidades ribeirinhas.

Entregas de brinquedos para as crianças das comunidades do Combu.

A Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 4º Distrito Naval, em conjunto com a Sociedade Amigos da Marinha Pará (Soamar-PA), realizou no dia 07 de Dezembro o Natal dos Ribeirinhos, na Ilha do Combu, em Belém (PA).
Cerca de 370 famílias de várias comunidades foram beneficiadas com a ação cívico-social, recebendo orientações sobre segurança da navegação e saúde, além de cestas básicas e brinquedos para a criançada, que esbanjaram sorrisos e felicidades.
O Natal dos Ribeirinhos também contou com os apoios da Federação das Indústrias do Pará e do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu.
O Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Comandante do 4º Distrito Naval e Comandante em Chefe da Esquadra da Marinha do Brasil fez a abertura do evento. (Colaboração e Foto: Assessoria de Comunicação Social – 4DN).

AIEB-Brasil entrega Medalhas no 1º Esquadrão de Cavalaria Leve do Exército Brasileiro.

Os agraciados com a Medalha de Mérito “Marechal Cândido Rondon”.

No dia 08 de Dezembro, por ocasião da Cerimônia Militar de Passagem de Comando do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve do Exército Brasileiro, houve a imposição da Medalha de Mérito “Marechal Cândido Rondon” da “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil” (AIEB-Brasil).
As seguintes personalidades civis e militares receberam as condecorações: General de Brigada Rodrigo Ferraz Silva, Major (EB) Diogo Dias Jacinto, Prefeito da cidade de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, e o Diretor de Departamento da Defesa Civil de Valença, Luiz Carlos Alves Ferreira.
O Presidente da AIEB-Brasil, Comendador Rodrigo Agostini, e o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro Luciano Mello realizaram as entregas das Medalhas. (Colaboração e Foto: AIEB-Brasil).

RUMO CERTO.

  • Direto da Suíça, o Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva enviou mensagem saudando o Almirante Tamandaré e todos os Marinheiros da nossa invicta Marinha do Brasil.
  • O Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho exercerá nova função, agora como Diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Ele é profundo conhecedor das áreas marítimas e portuárias, uma vez que foi Diretor de Portos e Costas (DPC). Sucesso ao amigo.
  • O Contra Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva parabenizou os novos Praticantes oriundos do CIAGA, conforme noticiamos na coluna. O Comandante Ruiz é um dos melhores.
  • O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar em breve estará recebendo atencioso convite para visitar uma empresa de transporte marítimo. Depois de confirmados os fatos, publicaremos o evento.
  • O Capitão de Longo Curso Gilberto Maciel agradeceu a matéria publicada no Túnel do Tempo. Segundo ele, foi tirada do fundo do baú, relembrando um grande momento em sua carreira mercante.
  • A Capitã de Longo Curso Roberta Cardoso tecendo altos elogios para as matérias da coluna. Gente fina é outra coisa. Ela atualmente curte repouso, após período de embarque no longo curso exercendo a função de Imediata. Agradecimentos, grande amiga!
  • Luto Oficial de um dia pelo falecimento do Monsenhor Jonas Abib foi decretado pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro através do Decreto Nº 11.283 de 13 de Dezembro de 2022. Que Deus o receba no seu Glorioso Reino.
  • O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho e sua esposa foram a Cachoeira Paulista prestar a merecida homenagem ao amigo Monsenhor, que é o fundador da Comunidade Canção Nova.
  • O Oficial Superior de Máquinas Waldemar de Oliveira Valente já recebeu sua Medalha de Mérito “Embaixador Internacional da Paz” da AIEB-Brasil. Ele que reside em Belém (PA) também fará parte dos Embaixadores da Paz na Amazônia.
  • O Major Juniel Costa Maciel enviou tradicionais parabéns ao colunista e sua tripulação pela passagem do Dia do Marinheiro. Ele atualmente está exercendo a função de Comandante do Batalhão, além de acumular as suas. Com certeza está dando conta dessa dobra.

NAVEGANDO.

O Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de Dezembro, é uma data escolhida pelo então Ministro da Marinha, Almirante Alexandrino de Alencar, em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha, que nasceu em 1807. A homenagem à Tamandaré é muito significativa, pois dedicou sua vida à Força Naval e é um exemplo para todos os marinheiros.

O Estaleiro “Mauá”, que fica no Rio de Janeiro (RJ), concluiu a restauração completa da sua porta batel, estrutura flutuante com 11 metros de altura, 6 metros de largura e 22,5 metros de comprimento, que serve de porta estanque para o dique seco. É referência para a realização de reparos navais em áreas vivas. Torçamos para que volte com força total como foi no passado.

O uso de uniformes na Marinha Mercante Brasileira bem que podia ser cumprido. Somente algumas empresas tem a tradição. Outras, como o Offshore, fica inviabilizado em função da natureza dos serviços a que se destinam. Algumas das poucas que mantém as tradições são a estatal Transpetro e a privada Log In. Desculpa por não citar mais, devido ao fato de não termos conhecimento.

Companhia Docas do Rio de Janeiro adotou o nome fantasia de “Portos Rio”, que abrange os portos da cidade maravilhosa, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis. O lançamento dessa nova marca foi no dia 12 de Dezembro como parte de um abrangente processo de modernização e reposicionamento estratégico da autoridade portuária.

Na tarde do dia 02 de Dezembro, a Marinha do Brasil realizou o lançamento do livro “A construção Naval Militar no Brasil: Passado de glórias e Futuro de Vitórias”. O evento foi no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). O livro relata uma retrospectiva histórica, descrevendo a trajetória da construção e o futuro dessa atividade. O autor é o Capitão de Mar e Guerra Cleber Ribeiro da Silva.

Os Escoteiros do “Mar Almirante Abreu” visitaram o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (HU-51) no mês de Novembro. Entre o grupo estavam presentes 50 crianças e adolescentes, onde participaram de palestra sobre a aviação naval e formas de ingresso na Marinha do Brasil, além de interagir com os equipamentos de voos e sobrevivência. Ficaram fascinadas com as aeronaves em exposição no angar.

Os vários Centros e Núcleos de Preparações de Oficias da Reserva do Exército Brasileiro realizaram Cerimônias de Formaturas em diversas Organizações Militares pelo país. Destacamos o Centro localizado em Recife (PE) que declarou 165 alunos à Aspirantes a Oficiais, no dia 03 de Dezembro. Parabéns a todos os formandos, que agora irão compor a reserva da Força Terrestre.

A Academia da Força Aérea (AFA) formou 149 novos Oficiais na Cerimônia Militar realizada em 08 de Dezembro no Pátio de Formatura da Instituição, contando com diversas autoridades, entre elas o Presidente da República Jair Bolsonaro, familiares e amigos dos formandos. Após quatro anos, formados 86 Cadetes Aviadores, 45 Intendentes e 15 de Infantaria, além de militares do Peru, Cabo Verde e Senegal.

A Escola de Sargento das Armas formou 537 novos graduados para o Exército Brasileiro. A Cerimônia Militar foi realizada no dia 03 de Dezembro. Foram 187 alunos de Infantaria, 63 de Cavalaria, 70 de Artilharia, 70 de Engenharia e 147 de Comunicações. Os formandos receberam os Diplomas de Nível Superior Tecnólogo de Sargentos Combatentes de Carreira.

Infelizmente, o colunista e sua tripulação não puderam comemorar o Dia do Marinheiro, como sempre costumam fazer. O motivo é um fato importante já que o navio está realizando docagem em Zhoushan, na China, que nada mais é do que um período de reparos da embarcação. Esperamos que no próximo ano tudo seja tranquilo e uma boa Cerimônia se celebre a bordo. (RM).