Auditório Carlos Augusto Nunes Gouvêa

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Soure inaugura auditório multiuso

O prefeito Guto Gouvêa inaugurando o novo auditório

Durante as comemorações do aniversário de 164 anos de Soure, sexta-feira (20), a prefeitura do município inaugurou, na Escola Santana do Tucumanduba, um auditório, construído com recursos próprios, que tem capacidade para receber 250 pessoas.
O novo espaço tem ainda sala de reuniões, camarins, elevador e cafeteria, amplo estacionamento e lago artificial para atrair eventos locais e nacionais. O auditório homenageia Carlos Augusto Nunes Gouvêa, o “Tonga”, ex-prefeito de Soure, criador de búfalos e produtor do queijo Mironga, um dos mais apreciados do Marajó.
O engenheiro Sérgio Paixão, coordenador da obra, destaca o espaço como o melhor do Marajó em sonorização, climatização, acessibilidade, e espaço para feiras, eventos culturais, sociais e administrativos, que certamente irão beneficiar o turismo de eventos.

O Simulador de manobras está localizado em Barcarena.

O Simulador de manobras está localizado em Barcarena.

A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, deu início à utilização do simulador de manobras, o mais novo equipamento de treinamento voltado para maior segurança na navegação e no desenvolvimento dos colaboradores. Construído em parceria com a Technomar, o equipamento está instalado no centro de treinamento especializado estruturado pela Companhia em seu Terminal de Uso Privado (TUP), localizado em Barcarena, no Pará.
O Capitão Fluvial da Hidrovias do Brasil, Lourenço Navarro, foi o primeiro colaborador a receber o treinamento no equipamento. Com sistema de navegação completo, o simulador usa tecnologia de última geração e conta com radar e carta eletrônica, reproduzindo um ângulo de visão de 180º da cabine dos empurradores, que hoje realizam o transporte de cargas na região. O simulador permite que os comandantes participem, na prática, do enfrentamento de cenários adversos que podem desafiar a navegabilidade, incluindo questões climáticas.
A nova tecnologia permitirá o aprimoramento, capacitação e desenvolvimento da tripulação da Hidrovias do Brasil, inclusive para auxiliar as tripulações dos super comboios de até 340 metros de comprimento que vão operar na linha Miritituba/Vila do Conde a partir do dia 26.
A companhia também está avaliando a possibilidade de, no futuro, ampliar o uso do simulador para a comunidade no entorno da operação, em parceria a ser construída com a Marinha do Brasil e com prefeituras, a fim de oferecer capacitação e desenvolvimento da região.

Mares & Rios

A Cooperativa Unipilot que congrega os Práticos da ZP-1 Bacia Amazônica, através do conselho técnico, que tem a frente os Práticos Cayaffa, Alvim, Renato, Gual, Eloi, Kaltenback e Brilhante, já divulgou o calendário das sondagens que serão realizadas no rio Amazonas no primeiro semestre deste ano. A topografia e hidrografia dos canais do Pracaubas e Mazagão também já iniciaram. Em breve, voltaremos com mais detalhes.

A Marinha do Brasil encerrou, no dia 16 de janeiro, a “Operação Verão 2022-2023” nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. Desde o dia 17 de dezembro, houve reforço nas ações de fiscalização nas travessias e praias com o objetivo de assegurar a salvaguarda da vida humana no mar, rios e lagos, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações. As irregularidades mais comuns encontradas foram condução por pessoa não habilitada, documentação incompleta ou vencida, e más condições de navegabilidade das embarcações.

O casco do ex-NAe “São Paulo” foi arrematado por empresa estrangeira em processo licitatório, cujo termo de transferência de posse e propriedade datado de 21 de abril de 2021. Acrescenta-se que todas as ações foram conduzidas em plena consonância com a legislação brasileira e internacional vigentes, após a decisão de desmobilizar o navio e analisadas as opções para sua destinação, a MB optou pela alienação do casco para “reciclagem verde”.

Sobre a transferência do casco para a Turquia, os procedimentos foram conduzidos de acordo com as normas do IBAMA que, no Brasil, é a autoridade competente para emitir a autorização para a exportação de resíduos perigosos ou controlados. Em 4 de agosto, o casco foi levado do Brasil em boas condições de estanqueidade e flutuabilidade. Ao chegar às proximidades do Estreito de Gibraltar, no dia 26 do mesmo mês, o órgão ambiental turco decidiu cancelar unilateralmente a autorização previamente concedida.

O casal Rosa Nunes e Antônio Carlos Nunes de Lima (foto), ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, festejou, com muito entusiasmo, “Bodas de Vidro” que relaciona duas vidas e uma história de 58 anos de casados, dedicados à família construída. Tantos obstáculos vencidos com amor, carinho e respeito. Segundo o casal, a palavra “orgulho” define essa história que foi comemorada na última segunda-feira, data compartilhada com filhos e netos.

Ainda sobre a posse do novo Presidente do TRE-PA, Desembargador Leonam Cruz Filho, na última sexta-feira(20), em solenidade prestigiada, a presença de grandes nomes. Conforme registro, Franssinete Florenzano, Presidente da Academia Paraense de Jornalismo (APJ); o ilustre Desembargador Leonam Cruz Filho e o jornalista Douglas Dinelly.(LOP).