Acadêmicos da Abrammil.

CONVÉS PRINCIPAL – Academia Brasileira de Medalhística Militar lança seu Calendário 2023.

A Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL) lançou, no final de 2022, o seu calendário para o exercício 2023, devidamente aprovado pelos Acadêmicos, que tem como Presidente do Coronel Paraquedista do Exército Brasileiro Regis Lermen.
A abertura do ano ocorrerá no dia 03 de Março com a Reunião Administrativa entre Diretores, Conselhos e Acadêmicos no Forte de Copacabana do Rio de Janeiro (RJ). O encerramento será em 25 de Novembro com a Confraternização também no mesmo local.
Entre os principais eventos estarão as 43ª e 44ª Cerimônias da ABRAMMIL, nos dias 30 de Junho e 24 de Novembro, quando várias personalidades civis e militares serão agraciadas com as Medalhas da instituição. Também ocorrerão as entregas dos Prêmios do 9º Concurso Literário e do 9º Salão de Artes Plásticas.
Em outros Estados, a Academia participará das 19ª e 20ª Entregas de Condecorações a Instituições, tendo como as cidades de Belo Horizonte, na Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (05 de Maio) e São Leopoldo (RS), no 19º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro (06 de Outubro), como as agraciadas.
Ao longo do ano de 2023 ainda ocorrerão outros eventos. A Coluna irá acompanhar e divulgar todos os eventos da Academia. (Fotos: ABRAMMIL).

Candidatos no Período de Adaptação do CIABA visitam Navio Auxiliar “Pará”.

Candidatos e Alunos com os Oficiais do Navio Auxiliar “Pará” e do CIABA.
Os Candidatos tiveram noções básicas dos equipamentos de convés e máquinas.

No decorrer da segunda semana do Período de Adaptação para os Candidatos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), como parte da programação, visitaram no dia 17 de Janeiro o Navio Auxiliar “Pará”.
A embarcação pertence ao “Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte”, que estava atracada no píer da Base Naval de Val de Cães (BNVC). Atua nos atendimentos e prestações de serviços hospitalares e sociais às comunidades ribeirinhas na área do Comando do 4º Distrito Naval, bem como realiza apoios às operações militares.
Os Candidatos conheceram as instalações de convés e máquinas, além de presenciar simulações de exercícios de situações de emergências realizadas pela tripulação a bordo, repassando adestramentos iniciais dos quais participarão a bordo das embarcações mercantes.
O Período de Adaptação pode ser acompanhado através do Canal 16, que é um Jornal interno dos Alunos da EFOMM-CIABA. (Contribuição e Fotos: Jornal Canal 16 – EFOMM-CIABA).

Ideia inicial da criação da Medalha de Mérito Marítimo.

Esboço da Medalha de Mérito Marítimo.
A Medalha agracia aquaviários que se destacam nos exercícios de suas funções, como o CLC Roberto Luiz.

A Medalha de Mérito Marítimo tem seu histórico oficial de criação, conforme descrito na Normam-21 e na Lei da Presidência da República. Mas antes de tudo isso acontecer, houve os bastidores de sua confecção até chegar ao modelo que conhecemos hoje.
O embrião dessa iniciativa foi em 2004, quando o Vice-Almirante Aurélio era o Diretor de Portos e Costas e o Almirante de Esquadra Charles o Comandante do CIAGA,
A foto da Medalha é um arquivo de 2012, ou seja, mais de 11 anos, onde foi rascunhada por uma proposta de um Capitão de Longo Curso. Porém só pegou embalo pra valer após a posse do Almirante de Esquadra Leal Ferreira como Comandante da Marinha em 2015 e o Diretor de Portos e Costas o Vice-Almirante Lima Filho.
Segundo o CLC que realizou o esboço: “É gratificante ver a alegria dos Oficiais e Tripulantes, de todas as categorias, ao receberem tal reconhecimento pelo tempo de embarque”.
Os leitores arriscariam dizer qual seria o CLC que teve essa participação relevante para que a medalha se tornasse realidade?
Sugestão: é uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.

Navios da “Aliança” terão novas tecnologias.

Navio “Américo Vespúcio”.

A empresa de navegação “Aliança” será beneficiada com as tecnologias que o grupo “Maersk”, da qual faz parte, iniciará em breve com a transição energética e implantação sustentáveis no Brasil. Tudo isso visando reduzir emissões de gás carbônico na atmosfera.
A partir deste ano, quatro navios da classe “Explorer”, atualmente na cabotagem, irão receber a tecnologia que consiste nas instalações de equipamentos elétricos que conectam o navio a uma fonte de energia no porto. Com isso, não mais será necessário manter motores de combustão, no caso os MCA’s, ligados durante o tempo de permanência atracado nas instalações portuárias.
O navio Vicente Pinzon possui aparelhos de medição autônoma de dados oceanográficos, em tempo real, incluindo absorção do CO2 no Atlântico Sul ao longo da costa brasileira.

MARÉ ALTA.

Excelente entrevista do Tenente-Coronel da Polícia Militar do Pará Anilson Almeida, natural de Mocajuba (PA), no Programa “Papo na Rede” do apresentador e jornalista Antônio Cattete da Rede TV Belém. O Oficial Superior dividiu informações sobre sua infância e profissão, servindo de motivação para aqueles que desejam entrar nas fileiras da Força Policial. Ele também é Embaixador da Paz no Brasil, tendo recebido a Medalha neste mês de Janeiro.

MARÉ BAIXA.

Nesses tempos difíceis, onde o relacionamento entre as pessoas – mesmo entre familiares e amigos – tem extrapolado pra ofensas pessoais para com que tem posicionamento diferente, cabe refletir se vale a pena tais atitudes. A mídia tem mostrado que, desavenças/ofensas em grupos de whatsapp tem atingido, inclusive, autoridades militares de alta patente.

PASSADIÇO.

  • Os cinco últimos Comandantes do CIABA deixaram marcas importantes no desenvolvimento da instituição. O Capitão de Mar e Guerra Marcio Braga de Souza já está realizando grande Comando nesse início de gestão.
  • O Capitão de Longo Curso Ricardo Alfredo enviando os tradicionais abraços de amizades, juntamente com o Capitão de Cabotagem Fábio Rolim, direto do Rio de Janeiro. Aos amigos retribuo o carinho.
  • O Subtenente da Polícia Militar do Ceará, Sr. Eliziano Queiroz, assumirá como Delegado da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil nesse Estado no mês de Março.
  • O Comendador Rodrigo Agostini já confirmou o 18º Encontro de Autoridades para esse mês de Janeiro e o 19º Encontro em Fevereiro, quando então será lançada a Medalha de Mérito Polícia Militar.
  • O Comandante do NT “João Cândido” realizou evento de aniversário festivo do mês de Janeiro. Bela atitude e de reconhecimento aos seus tripulantes, principalmente os que estão completando ano longe da família. Bravo Zulu!
  • A bordo desta Unidade está o Praticante Massamba Jonny que faz parte da Turma “Atlante”, tendo o colunista como Patrono. Boa sorte ao afilhado.
  • O amigo João Baptista de Godoy sempre mantendo contato com o colunista. Seu filho José Diogo é apaixonado por açaí, cujo padrinho é um grande paraense, o Médico Walter Costa. Fraternal abraço a todos.
  • O Capitão de Longo Curso Carlos Alberto enviou grande mensagem de motivação que emocionou o colunista. Ele sim é considerado um grande amigo.
  • Abraços a nossa grande amiga Professora Selma Grello. Sempre enviando mensagens e é uma das grandes leitoras da coluna. Para ela “um beijo e uma Rosa” (AS).
  • A Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia teve a honra de participar das visitas dos Candidatos no Período de Adaptação do CIAGA, quando da visita na Academia Transpetro. Ela é uma das grandes expressões da Marinha Mercante e serve de referência para as Alunas buscarem o Comando.

NAVEGANDO.

Os Alunos e Candidatos em Adaptação No “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA) recentemente visitaram a Academia Transpetro, como parte de suas rotinas e visitas, visando estimular e motivar àqueles que estão adentrando os portões da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM). Foram muito bem recebidos pelos CLC Gilberto Maciel e CLC Hildelene Bahia.

Enquanto isso, os Candidatos a Alunos do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) finalmente entraram na sua última semana do Período de Adaptação. Em breve estarão recebendo suas tradicionais platinas de 1º Ano Básico. Durante esses dias, tiveram vários assuntos e treinamentos ministrados pelo Comandante do Corpo de Alunos (ComCA), Oficiais da Marinha e Alunos do 3º Ano. Estamos na torcida para que todos finalizem bem essa etapa inicial de suas carreiras.

Trabalhar em navios tanques requer certificações especializadas em função das naturezas das cargas. Na última semana aconteceram violentas explosões a bordo da embarcação “Smooth Sea 22”, quando se encontrava no estaleiro no Rio Mae Klong, no distrito de Muang, na Tailância, em 17 de Janeiro. Os estragos tomaram dimensões catastróficas que pedaços e peças foram arremessados há 10 quilômetros de distância. Pra variar, residências nas proximidades foram danificadas.

Ainda sobre essa catástrofe no navio tanque, sete trabalhadores estavam desaparecidos até o último final de semana, com duas mortes já confirmadas e quatro gravemente feridos. Dez operários realizavam serviços a quente, envolvendo solda. Foram necessários dez caminhões dos bombeiros para atender essa ocorrência.

A empresa “Hidrovias do Brasil” deu início das aulas de manobras no seu simulador. O primeiro colaborador a realizar estreia foi o Capital Fluvial Lourenço Navarro. O equipamento utiliza tecnologia de última geração, visando à segurança da navegação e salvaguarda da vida humana, além dos treinamentos e capacitações de seus aquaviários.

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) finalizou no dia 22 de Janeiro a “Operação Travessia Segura 2023” que constou no reforço das ações de fiscalização das embarcações de recreio, incluindo as de transportes de passageiros, turismos náuticos e travessias no Terminal Hidroviário nos portos da Avenida Bernardo Sayão, Praça Princesa Isabel, Icoaraci e na Ilha do Combu. Tudo isso visando à salvaguarda da vida humana no mar.

Na Cerimônia realizada na Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), o colunista teve a grande honra de conhecer o Grupo de Escoteiros do Mar, cuja sede fica em Nazaré. Para grata surpresa, muitos são Guardas de Nossa Senhora de Nazaré e amigos de familiares, com residências no local de infância. Sempre bom relembrar o passado e isso eles fizeram com maestria.

Por essa ninguém esperava, nem mesmo o Comandante da embarcação. A Polícia Civil do Estado do Pará apreendeu 1,6 toneladas de entorpecentes, entre cocaína e Skank, ocultos debaixo de 12 toneladas de pirarucu em uma embarcação pesqueira que navegava próximo a cidade de Óbidos. Os três tripulantes foram autuados em flagrantes por tráfico de drogas. Exemplo feio para as classes dos pescadores. Fica o alerta de que o crime não compensa.

Já no porto de Santos (SP), considerado o maior da América Latina, o conjunto formado pela Marinha do Brasil, Polícia Federal e Receita Federal, em missão conjunta, apreenderam 290 quilos de cocaína em uma das embarcações de bandeira estrangeira. Isso tem virado rotina na área portuária, que vem sendo combatido pelas autoridades federais.

A Ponte do Outeiro completou seu primeiro aniversário depois do trágico acidente em que supostamente uma balsa se chocou com um dos pilares e o mesmo veio a desabar momentos depois. As obras continuam a todo vapor pelo Governo do Estado. Algumas vezes ela vem a ser interditada, totalmente ou parcialmente, visando manter a segurança dos motoristas durante as etapas críticas. Precisamos ter um pouco mais de paciência. No final, o produto será aplaudido. (RM).