CMG Vieira e CMG Calfa ao lado de suas respectivas esposas e filhas.

CONVÉS PRINCIPAL – Passagem de Comando da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR).

A Cerimônia foi presidida pelo Vice-Almirante Capistrano.
CMG Vieira recebendo o novo distintivo de sua esposa.
CMG Calfa recebendo seu novo distintivo.
Militares e membros da Comunidade Marítima se fizeram presentes na Cerimônia.

No dia 16 de Janeiro, tomou posse como Capitão dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) o Capitão de Mar e Guerra Ewerton Rodrigues Calfa em substituição ao Capitão de Mar e Guerra André Luís Martini Vieira, que durante dois anos executou administração de excelência a frente dessa Organização Militar.
A Cerimônia ocorreu na sede da própria Capitania e foi presidida pelo Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, Comandante do 4º Distrito Naval, contando com a presença do Chefe do Estado-Maior, Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva Júnior, além de membros da Soamar e Comunidade Marítima.
O Capitão de Mar e Guerra Vieira agora parte para o Rio de Janeiro (RJ), onde participará do “Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia” (CAEPE) da “Escola Superior de Guerra” (ESG). Durante seu Comando na CPAOR aprimorou o atendimento aos aquaviários, aperfeiçoou o Ensino Profissional Marítimo, salvaguarda da vida humana no mar e controle do tráfego marítimo e fluvial.
Já o Capitão de Mar e Guerra Calfa assumiu o Comando com os mais nobres propósitos, dando continuidade aos serviços de seu antecessor, e “compromete a empregar toda sua energia e capacidade a fim de cumprir com eficiência as tarefas que lhes cabe”.
A coluna deseja boa sorte ao CMG Vieira e sucessos na missão ao CMG Calfa (Fotos: Luís Celso).

História: Ofício do Almirante Joaquim Marques Batista Leão ao Presidente Marechal Hermes da Fonseca.

Almirante Joaquim Marques Batista Leão.

Em edição anterior da coluna, citamos o bom exemplo, honra e perseverança do Almirante Joaquim Marques Batista Leão, quando entregou seu Cargo no Ministério, pois não aceitou bombardear a cidade de Salvador (BA).
A renúncia, materializada através de carta endereçada ao Presidente da República, entrou para a História como a “Carta de Ouro”, pois o povo baiano, em forma de reconhecimento, mandou gravar as palavras num livro confeccionado em ouro.
Publicamos nesta edição parte da Carta do Almirante:
“O bombardeio da capital do estado da Bahia…é uma iniquidade que atenta menos contra a Constituição Brasileira que contra a civilização e dignidade humana. Ele constituirá uma nódoa e indelével em nossa história, um opróbrio para seus responsáveis.
Se alguma vez, senhor Presidente da República, eu fosse capaz de vos aconselhar desobediência ostensiva a um aresto do Poder Judiciário, certamente seria quando um juiz quisesse bombardear uma cidade…para executar um habeas corpus.
Não posso ser conivente com o ato que acaba de ser praticado, sujeitando-me a ordenar a partida das forças navais para o porto da Bahia, porque reconheço a iniquidade que se pretende cobrir a vossos olhos, sob um pretexto de legalidade. Foi por isso que na manhã de hoje vos declarei que com quanto o cruzador Tiradentes, estivesse pronto para partir… essa ordem só seria transmitida pelo meu sucessor na pasta da Marinha”.
Exemplo do Almirante Marques Leão deve ser seguido por todos nós.

Alunos da EFOMM do CIAGA e do CIABA continuam em seus Períodos de Adaptações.

Adaptação dos Alunos do CIAGA.

Estamos na segunda semana dos Períodos de Adaptações dos Candidatos a Alunos das “Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM), tanto do CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha) quanto do CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar).
As duas Escolas tiveram os períodos iniciados no dia 09 de Janeiro, onde os futuros Oficiais foram recebidos por Veteranos do 3º Ano, que auxiliarão para que possam se adaptar a rotina escolar, das quais viverão nos próximos anos.
Entre os aprendizados estão os treinamentos de Ordem Unida (com e sem armas), palestras sobre diversas instituições de Marinha Mercante e Regimento Interno, além da disciplina e respeito a hierarquia.
Na próxima semana, os Candidatos concluirão essa etapa de suas vidas profissionais, quando receberão as platinas de Alunos do 1º Ano da EFOMM. (Foto: Jornal O Pelicano – CIAGA).

Mais um capítulo do Ex-NAe “São Paulo”.

Ex NAe “São Paulo”.

As autoridades brasileiras foram comunicadas pela MSK sobre prazo de devolução do porta-aviões, que foi o “São Paulo”. Com isso, a empresa está renunciando a propriedade do caso em favor da União.
O prazo de 12 horas foi estipulado por essa empresa para que autoridades brasileiras providenciem as aprovações e ações necessárias a fim de receber a embarcação, caso contrário, o proprietário legal do casco tem o direito de dispor do navio em total conformidade com as leis internacionais e regras comerciais.
Desde Outubro de 2022 o navio vem percorrendo o litoral brasileiro, mais precisamente na costa de Pernambuco, onde se encontra atualmente, nas proximidades do porto de Suape.

MARÉ ALTA.

Mensagem recebida de uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, na qual manteremos sigilo, a pedido do próprio autor:
“Parabéns, Comandante Monteiro. Cumprimento-o duplamente: pelo aniversário e também por essa honrosa consideração demonstrada pelos seus tripulantes, o cumprimentando, acredito, de forma inédita, pelo sistema de comunicação de bordo (o chamado por nós de “boca de ferro”).
Assim, me incluo entre os seus tripulantes que o reconhecem como o incontestável líder desse Barco chamado André Rebouças. Ou seja: você conseguiu que os seus tripulantes tenham orgulho do navio onde servem sob seu Comando.
Assim, tal qual escrito por “Michael Abrashoff”, o “seu barco também é deles”. Feliz Aniversário, Comandante Monteiro”.
O colunista está lendo esse livro pela quarta vez.

MARÉ BAIXA.

Infelizmente, pelo segundo consecutivo, não se terá um Capitão de Longo Curso, em exercício na função de Comando nos navios de grande porte e no longo curso, participando do Curso de Política e Estratégias Marítimas (C-PEM) da Escola de Guerra Naval (EGN) neste ano de 2023.
Normalmente a indicação parte da Diretoria de Portos e Costas (DPC), que solicita ao Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM). Faltam as empresas de navegação ter mais participações, indicando seus Comandantes, que é uma espécie de Doutorado.

PASSADIÇO.

  • No dia 13 de Janeiro aniversariou uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira: o Capitão de Longo Curso José Menezes Filho. Ao aniversariante os votos de sucessos contínuos e de humildade, uma das suas principais características.
  • Outra grande expressão da Marinha Mercante a aniversariar no dia 14 de Janeiro foi a primeira Capitã de Longo Curso e Comandante de navio de grande porte Hildelene Lobato Bahia.
  • Já no dia 15 de Janeiro, aniversariou o Capitão de Longo Curso Roger Arero, que atua como “Mooring Master” na costa do nordeste, sendo um verdadeiro gentleman.
  • O Contra Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva agradeceu a nota publicada sobre o Aniversário do CIAGA, comemorado no último dia 12 de Janeiro, mesma data em que se celebra o Aniversário de Belém (PA), Cidade das Mangueiras.
  • O colunista tem a certeza de que o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen realizará um ótimo Comando à frente da Marinha do Brasil e irá calar àqueles que por ventura torcem contra.
  • Finalmente o colunista conheceu pessoalmente o Capitão de Mar e Guerra Márcio Braga de Souza. Pessoa de fino trato e educação, mostrando-se um verdadeiro gentleman. Conte com esse amigo.
  • Também deu um grande abraço no Capitão de Mar e Guerra (IM) Marcos Antônio Souza de Assis, Diretor do CeIMBe (Centro de Intendência da Marinha em Belém).
  • A grande amiga Lucia Elena recebeu um abraço do colunista, por ocasião da Cerimônia na CPAOR. Sua turma de malhação da madrugada continua firme e forte. “Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa”.
  • Outro grande amigo que tivemos o prazer de cumprimentar foi o colunista Luiz Omar Pinheiro que tem na “Navegação em Foco” do jornal “O Liberal” um grande público leitor.
  • Atualmente um dos grandes fotógrafos na área aquaviária é o ilustre Luis Celso Borges, sempre presente nos eventos da sociedade paraense e cerimônias militares.

NAVEGANDO.

O colunista representou o “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM) na Cerimônia de Transmissão de Cargo da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR). Representando nossa Marinha Mercante Brasileira, também marcaram presenças vários Oficiais de outras categorias como fluviários.

A China vem se destacando na construção da nova geração de navios porta-contêineres ultragrandes para as empresas MSC, OOCL e Evergreen, tendo também a Cosco entrando nesse segmento. Dois dessas embarcações já estão em construção nos estaleiros e terão capacidade para 24.000 TEUs.

A “Agência Nacional de Transportes Aquaviários” (Antaq), que tem como um dos Diretores o ilustre Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, realizará entre os meses de Janeiro a Abril, entrevistas com usuários da navegação interior de percurso longitudinal, na forma presencial, visando saber a qualidade dos serviços prestados e os graus de satisfações prestados pelas Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs).

Uma grande empresa nacional, que também atua no transporte marítimo, está realizando testes de desempenho do chamando bunker verde, consistindo na inovação com o acréscimo de 10% de biodiesel na composição do bunker (combustível de consumo da embarcação). O primeiro navio já recebeu esse tipo de combustível, no final do ano de 2022. Na torcida para que dê certo, pois assim o meio ambiente agradecerá.

A tripulação do Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Xingu”, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, realizou uma série de atividades em prol da segurança da navegação em comunidades ao longo dos rios Tapajós, Tocantins e na região dos Estreitos situados na Ilha do Marajó (PA). A embarcação passou pelo distrito de Mosqueiro e municípios de Abaetetuba, Cametá, São Sebastião da Boa Vista, Breves, Monte Alegre e Santarém.

O Hospital Naval de Belém comemorou 64 anos de atividades no dia 31 de Dezembro de 2022. A data foi comemorada em Cerimônia Militar presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha Silva e Júnior no dia 06 de Janeiro. O atual Diretor do HNBe é o Capitão de Mar e Guerra (MD) Carlos Eduardo Martins Marsico. Parabéns ao Hospital pelos relevantes serviços prestados à nação e Amazônia.

A Marinha do Brasil e a Polícia Federal, em ação conjunta, interceptaram uma embarcação ilegal no Oiapoque (AP) no dia 09 de Janeiro. Nove imigrantes ilegais de Cuba estavam a bordo. Seus destinos seriam os garimpos ilegais do Suriname e Guiana Francesa. Também foram resgatados mais de 40 cubanos abandonados as margens do Rio Oiapoque.

No último dia 10 de Janeiro, em solenidade realizada no Edifício Sede, tomou posse como novo Diretor-Geral da Polícia Federal o Sr. Andrei Augusto Passos Rodrigues em substituição ao Sr. Márcio Nunes de Oliveira. Também foram apresentados os demais diretores da PF. Marcou presença o Ministro da Justiça e Segurança Pública Flavio Dino.

No dia 07 de Janeiro, o Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper, representado pela Diretora Patrícia Magluta, realizou as entregas de 60 Kg de alimentos doados pelo Iate Club do Rio de Janeiro e de 15 esteiras de caixas de leite para a Organização Nova Chance. O Clube vem demonstrando, na prática, porque é um dos melhores quando o assunto é ajuda humanitária.

O colunista agradece a todos, de forma especial, pelas mensagens enviadas, em solidariedade da nossa Maré Baixa anterior. Com certeza as palavras de nossos leitores, que visam o incentivo e motivação, são mais importantes que ações errôneas de pessoas que não tem atitudes. Obrigados, leitores amigos. (RM).