Contra Almirante Carlos Roberto, Luiz Omar, Tiago Pinto (Matapi), vice-almirante Capistrano e Adonis Passos (Unipilot)

NAVEGAÇÃO EM FOCO – CMG Calfa é o novo Capitão dos Portos

Leonardo, Edson Sabonete, Haroldo, Vice-Almirante Capistrano, Pinheiro e CLC Ricardo Monteiro.
Câmara, Santiago, Adonis, Luiz Omar, Marcelo Salgado e Barbeito.
Rui Brandão (Ocrim), Maranhos (HB), Joaquim Teixeira (Ocrim)e João Ferreira (Antaq)
CMG Calfa, Leonel Pinho e Alexandre Carvalho.

Em solenidade realizada na sede da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) ontem, o Capitão de Mar e Guerra (GMC) Ewerton Calfa assumiu o comando da CPAOR, substituindo o também CMG André Vieira que, após dois anos à frente da Organização Milita,, deixa o comando e segue para a cidade do Rio de Janeiro, onde fará parte do Curso de Altos Estudos de Política Estratégia na Escola de Guerra Naval. A cerimônia foi presidida pelo Vice-Almirante Antonio Capistrano, Comandante do 4º Distrito Naval, e contou com a presença do Contra Almirante Carlos Roberto, CEM do Distrito; comandantes das OMs subordinadas ao Distrito, além de um grande número de convidados.
Instituída pelo Decreto Imperial nº 447, a Capitania dos Portos iniciou as atividades em 19 de maio de 1846, sob o título de Capitania dos Portos da Província do Pará e Amazonas. Ao longo do tempo, a denominação foi alterada quatro vezes até chegar, em 19 de setembro de 1997, por meio da Portaria Ministerial nº 276, ao atual nome. Há 176 anos, a Capitania faz parte da vida e do cotidiano do povo paraense
”Seus inúmeros rios, alguns dos quais dão acesso ao mar, tão característicos do bioma amazônico, representam meio de locomoção e, porque não dizer, de vida de milhões de ribeirinhos. Ao assumir a Direção da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, tenho o coração revestido por honra, orgulho e alegria”, destacou Calfa.

Atlântica Matapi realiza novo embarque inédito na Amazônia

Pela primeira vez, o Grupo Atlântica Matapi realizou um embarque de toras sobre convés. O navio Rattana Naree, de Bangkok, recebeu 12.400 toneladas de madeira teca produzidas pela TRC. São aproximadamente 24 mil toras. O destino é o gigantesco mercado da Índia.
O diretor de operações da Matapi, Elton Pinto, acompanhou os cinco dias de operações no porto de Outeiro, em Belém. “Mais uma vez nosso time realizou uma operação inédita. Matapi não é apenas um operador portuário, é uma empresa de soluções logísticas em uma região complexa e com enorme potencial para tornar nossos clientes competitivos no mercado internacional”, pontua Elton.
Importante lembrar que a parceria entre Matapi e TRC vem resultando em operações que ganharam destaque nacional. Em julho de 2022, o MV Liberator recebeu, no porto de Belém, 13.200 toneladas de toras de teca, no primeiro embarque do País e o segundo do Mundo em navio break bulk.

Mares & Rios

Reforçando o espírito de camaradagem e coesão, foi realizado, no dia 14 de janeiro, no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2° BIS), “Batalhão Pedro Teixeira”, o Encontro Anual da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército (AORE) Belém, em comemoração aos 40 anos de formação da turma de 1982. Estiveram presentes no evento o General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, Comandante Militar do Norte;, e o General de Brigada Francisco Wellington Franco de Souza, Chefe do Estado-Maior do CMN. Ambos tiveram a oportunidade de conhecer as diversas gerações de alunos formados no NPOR do 2º BIS e assim congraçar e relembrar os velhos tempos de caserna.

Na manhã ensolarada de sábado, passado na ilha do Mosqueiro, ocorreu a final do tradicional campeonato de futebol do 25° Batalhão de Policia Militar. A decisão foi entre Bravo e Fox Renegados, que venceu por 1 a 0 e conquistou o tricampeonato. O comando é o tenente-coronel Francisco e Major Renato. Parabéns aos guerreiros campeões.

A Hidrovias do Brasil já está providenciando a viagem inaugural do super comboio de 340 metros de comprimento na rota de Miritituba (Itaituba) para o porto de Vila do Conde (Barcarena). As embarcações devem deixar Vila do Conde no próximo dia 26 e retornar carregado com 80 mil toneladas de soja.

Um jato Embraer KC-390 está fazendo lançamento de material para reparar a pista de pouso do 4º Pelotão Especial de Fronteira – Surucucu (4º PEF Surucucu), em Roraima. A missão conta com militares da 1ª Brigada de Selva, do 4º PEF Surucucu e do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento Pelo Ar (DOMPSA). Até o final da atividade devem ser lançados mais 20 toneladas de materiais. Com a assistência da Força Aérea Brasileira (FAB) que enviou um avião Embraer KC-390, os militares do 6 ° BEC se infiltraram com equipamentos como compactador de solos, cortadora de asfalto e soprador. Com a pista de pouso recuperada atenderá as demandas do 4º PEF, assim como das comunidades em torno.

O 23° Esquadrão de Cavalaria de Selva, “Esquadrão Lanceiros da Selva”, realizou a solenidade de Passagem de Comando do Major Leonardo Marques Piubelli para o Capitão Vitor Mele de Andrade, no último dia 10 de janeiro. A solenidade, que foi presidida pelo Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Maurício de Souza Bezerra, iniciou com a inauguração do retrato do Major Piubelli na galeria dos antigos Comandantes do Esquadrão, seguido da condecoração ao Comandante substituído com as Medalhas Corpo de Tropa com passador de bronze e Mérito Blindado, assim como também o Distintivo de Comando em Prata, com a finalidade de reconhecer, destacar e prestigiar o êxito da mais nobre missão de um oficial do Exército Brasileiro: a missão de comandar. (LOP).