Troca de platina dos alunos do 1º ano no CIABA.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – CIABA encerra o período de adaptação de 2023.

No dia 27 de janeiro, o Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) realizou a cerimônia de encerramento do período de adaptação de 2023. Os candidatos foram matriculados como alunos e receberam suas platinas do 1º ano de curso da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Ao todo, encerraram a adaptação 95 homens e 25 mulheres, totalizando 120 brasileiros e 6 estrangeiros.
O período de adaptação, com duração de três semanas, teve início no dia 09 deste mês e foi destinado a preparar os alunos para as atividades a serem desenvolvidas durante o ciclo escolar da EFOMM e do Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha (NFORM). Durante esse período, foram desenvolvidas inúmeras atividades visando a familiarização dos futuros profissionais da Marinha Mercante com a rotina a bordo do CIABA.

Mega Logística recebe selo verde

O Grupo Mega Logística de Serviços Portuários Ltda, que tem como Presidente Eduardo Carvalho, conquistou o Selo Verde concedido pelo Jornal do Meio Ambiente SP. A classificação é aprovada pela prefeitura de São Paulo.
O reconhecimento atesta a qualidade ecológica e socioambiental do serviço que tem o apoio da sociedade civil. É fornecido somente para empresas que comprovam, por meio de pesquisa, que seus ciclos de vida são amigáveis para o planeta e a vida que nele habita.
Para a diretoria da Mega que tem Marina Carvalho Diretora de Marketing e Alexandre Santiago Consultor de Planejamento e Navegação, foi uma honra iniciar 2023 já com essa certificação. “É a certeza que estamos seguindo o caminho certo, cumprindo nossa missão, trabalhando com soluções inovadoras e sustentáveis, e contribuindo com o desenvolvimento da Amazônia”, comemorou Eduardo Carvalho.

“Navio Esperança” viaja para o alto Juruá

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”, sob o comando do Capitão de Corveta Thiago Batista Rocha, desatracou do cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus (AM), para iniciar a 23ª edição da Operação “Acre”.
Até o dia 23 de maio, 85 militares, sendo 27 que atuam na área, realizarão atendimentos médicos, odontológicos e farmacêuticos nas comunidades ribeirinhas localizadas no rio Juruá, nos estados do Amazonas e Acre. A previsão é que se realizem 20 mil atendimentos durante os 125 dias da operação.
O NAsH ‘Doutor Montenegro’ opera em um convênio firmado entre Marinha, Ministério da Saúde e Governo do Estado do Acre há quase duas décadas. O propósito é atender todas as comunidades do Alto Juruá que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica por causa do isolamento. “É um orgulho, uma alegria e uma satisfação enorme ter a oportunidade de levar assistência hospitalar até essas comunidades” afirmou o comandante do 9° Distrito Naval, vice-almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo.
Os Navios de Assistência Hospitalar da Marinha Do Brasil realizam viagens pela Amazônia atendendo à população nas localidades ribeirinhas mais carentes. Por causa disso, esses meios da Marinha são conhecidos pelas populações ribeirinhas como “Navios da Esperança”.

Mares & Rios

O presidente Lula negou, após reunião com as Forças Armadas, o pedido do primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, para enviar munição para tanques Leopard-2 utilizados pela Ucrânia contra a Rússia. A intenção da Alemanha era envolver outros países no conflito iniciado pela OTAN. Lula mantém neutralidade em relação ao confronto, colocando o Brasil em uma posição de diálogo.

Desatracou do Porto do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) o módulo logístico do Plano Geral de Transportes (PGT) do Eixo Amazônico com destino a Porto Velho-RO. O módulo, composto pelo empurrador Javari e a Balsa “Força Expedicionária Brasileira”, faz parte de uma das maiores operações logísticas regulares do Exército e abastece de Materiais de Emprego Militar (MEM) advindos da cadeia de comando.

A regra é clara – a preferência é sempre dos pedestres – porém, existem leis para garantir a fluidez e a segurança no trânsito. Assim como carros, caminhões, ônibus e motocicletas, as pessoas que andam a pé também precisam respeitar as leis de trânsito. O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) não atua somente para veículos motorizados. O trânsito de pedestres também faz parte dele, e existem regras para serem respeitadas.

Pensando nisso, janeiro foi o mês escolhido pelo CONTRAN para trabalhar uma campanha educativa com foco na proteção do pedestre. Até outubro de 2022, 2.498 pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito envolvendo atropelamentos de pedestres, somente nas rodovias federais, segundo o Anuário da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O presidente da Soamar Brasil, Orson Feres Rego, encaminhou ao diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, o Contra-Almirante Carlos André Coronha Macedo, o relatório de Gestão Administrativa referente ao biênio 2022-2023, acompanhado dos anexos do demonstrativo contábil 2021, balancete de verificação contábil 2022, juntamente com o parecer do Conselho Fiscal, além de todas as certidões negativas. Também foi apresentado o Relatório de Gestão Administrativa referente ao biênio.

O adestramento constante de militares e dos meios navais e aeronavais da Esquadra é fundamental para o fortalecimento da Marinha do Brasil como uma Força moderna, aprestada e motivada, capaz de contribuir para a defesa da Pátria e salvaguarda dos interesses nacionais com visão de futuro e estratégia de defesa. Na imagem, o registro da Operação Aspirantex 2023, em que mais de 2 mil militares seguem em treinamento até dia 1º de fevereiro (LOP).