CLC Gondar com diversos Grupos de Escoteiros do Mar.

CONVÉS PRINCIPAL – Encontro de Escoteiros do Mar tem palestra sobre Marinha Mercante Brasileira.

O tema da palestra foi sobre a Marinha Mercante Brasileira

O “Encontro dos Escoteiros do Mar” (GEMAR), ocorrido no dia 31 de Janeiro, teve a importante palestra com o tema sobre a Marinha Mercante Brasileira, demonstrando sua evolução ao longo do tempo, as participações nas duas Guerras Mundiais e diversos conflitos, além dos dias atuais.
O evento teve como palestrante um grande conhecedor no assunto, que é o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, uma das grandes expressões da Marinha Mercante, onde já representou o Brasil como Embaixador da IMO (International Maritime Organization).
No total de 40 jovens, acompanhados dos seus respectivos Chefes, presenciaram o valoroso encontro no CCME (Centro Cultural do Movimento Escoteiro), localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), ao lado do PEM (Procuradoria Especial da Marinha).
É mais uma atividade que os jovens escoteiros executam, na certeza de que alguns estarão em nossa Marinha Mercante, futuramente.

Navio da Guarda Costeira Americana atraca no porto de Suape (PE).

Marinha do Brasil auxiliou o navio da USCG.

No dia 31 de Janeiro, o porto de Suape (PE) recebeu a atracação do navio da Guarda Costeira Americana, o USCGC “Stone”, com o objetivo de estreitar parcerias estratégicas, fortalecer a cooperação entre os países e debater assuntos inerentes à segurança marítima.
A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) coordenou e viabilizou a atracação do navio nas instalações portuárias, garantindo o controle da logística e segurança da comitiva.
O navio seguiu para o Rio de Janeiro (RJ), com militares da Marinha do Brasil a bordo, com a missão de aprenderem a operar o sistema utilizado para captar atividades ilegais que estejam acontecendo nas imediações. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Psicanalista na Marinha Mercante – Parte I. Por 1ON Ricardo de Sá Mendonça.

1ON Ricardo de Sá Mendonça.

Você sabe o que faz um psicanalista?
Sabe aquela cena de uma pessoa deitada em um sofá conversando com um profissional sentado em uma cadeira próxima a sua cabeça em filmes e séries? É assim que funcionam as sessões de psicanálise, mas poucas pessoas sabem disso. O primeiro instinto ao ver esta representação é pensar em um psicólogo.
Bem como o psicólogo e o psiquiatra, este profissional cuida da saúde mental dos pacientes. Existe grande confusão, no entanto, em relação ao papel desempenhado por ele especificamente.
Ao ouvir a palavra ‘psicanálise’ muitos logo pensam em Freud, mas não sabem quais são os passos para seguir esta área profissionalmente nem as suas características.
O psicanalista, então, tem como principal função nos ajudar a superar traumas, preocupações, medos e dores emocionais conforme a análise do inconsciente

Túnel do Tempo: Cerimônia de Formatura do colunista.

Entrega do Prêmio Diretoria de Portos e Costas.
Troca de Platinas realizada pelo Diretor de Portos e Costas.

O Túnel do Tempo da coluna remonta ao dia 04 de Julho de 1997, quando ocorreu a formatura da Turma Ayrton Senna da Silva no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). Na época, devido as turmas serem compostas por poucos Alunos, as cerimônias eram realizadas no Pátio Principal, à frente do Prédio da Administração da nossa “Universidade do Mar”.
As fotos mostram dois momentos do colunista com o Diretor de Portos e Costas (DPC), Vice-Almirante Vicente de Paulo Phaelante Casales: a troca de Platinas e a entrega do Prêmio, devido o colunista ser o primeiro colocado da turma de náutica.
Sempre bom relembrar os melhores momentos da vida!

MARÉ ALTA.

Lendo um trecho do livro “Este Barco Também é Seu” do Capitão de Mar e Guerra Michael Abrashoff, vemos uma grande verdade demonstrada na sua publicação: “Ao fazer coisas novas e inovadoras, você poderá despertar inveja e hostilidade. Procure ficar atento a isso. Por outro lado, não se esforce apenas em simplesmente evitar magoar os sentimentos dos colegas. Conseguir que o grupo todo tenha um desempenho excelente vale mais a pena do que ter alguns colegas ofendidos. Pode ser que seja melhor aceitar simplesmente o fato de que a qualidade incomoda algumas pessoas. Isso sempre aconteceu e sempre acontecerá. Viva com isso”. Fantástico esse livro que ensina gestão e liderança.

MARÉ ALTA.

Não dá para entender o posicionamento de alguns órgãos e até mesmo opiniões de pessoas físicas. Somente depois que afundaram o casco do Ex-NAe “São Paulo” é que surgiram as críticas, sem ao menos entenderem que o navio poderia ir a pique a qualquer momento, de forma espontânea. As instituições e formadores de opiniões deveriam participar com ideias do que poderia ser feito, com coerência, porém ficaram caladas para depois criar as polêmicas que vemos. A Marinha está correta nas suas ações tomadas.

PASSADIÇO.

  • O Vice-Almirante (RM1) Vicente de Paulo Phaelante Casales prestou grande homenagem ao Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior na Cerimônia do CCMM realizada no CIAGA.
  • Corrigindo: O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho ostenta a Medalha do Mérito Naval, no Grau de Comendador, bem como a Medalha do Mérito Marítimo e Mérito Tamandaré.
  • Outro grande Comandante a ostentar a Medalha de Mérito Naval e Medalha Tamandaré é o Capitão de Longo Curso João Carlos Gonçalves.
  • Grande encontro do colunista com o Capitão de Longo Curso Carvalho marcadO ainda para este mês de Fevereiro. Muito papo para colocar em dia.
  • Também marcado para a próxima semana, o encontro com o amigo de mocidade, Fábio Lobato, que é Oficial da Reserva da Marinha, pertencente ao Corpo da Armada.
  • O colega e amigo Renato Pinto está bastante triste com a desclassificação do seu Flamengo no Mundial de Clubes. Coisas do futebol!
  • O Jornalista Antônio Cattete enviou fraternal elogio pela matéria da visita à Igreja Maranata no último domingo. Ele que também é colunista e virá com novidades pela frente.
  • No mês de Junho está previsto grande Cerimônia da AIEB-Brasil em Belém, onde o Jornalista Antônio Cattete e sua esposa, Keila Cattete, assumirão a Presidência e Vice-Presidência da Regional na Amazônia.
  • O Marinheiro de Convés Lidiomar, ainda a bordo do NT “André Rebouças”, já vive expetativas da partida da embarcação no porto de Singapura, onde se encontra há mais de um mês.
  • A amiga Lucia Elena continua firme e forte na sua rotina de malhação diária. Seu grupo da madrugada é só sucesso. Parabéns a grande amiga. Saúde é o que interessa.

NAVEGANDO.

A Presidência da Republica afirmou no último dia 06 de Fevereiro que pretende voltar a construir navios nos estaleiros do Rio de Janeiro e retomar investimentos na indústria de óleo e gás. Resta saber se as novas embarcações serão tripuladas por marítimos brasileiros. Caso se concretize, será um ponto forte para a categoria e com certeza novos concursos serão abertos. Aguardemos!

Estaleiros apresentarão estudo sobre competitividade ao Ministério da Fazenda, conforme informou o Sinaval. A instituição também se comprometeu a encaminhar informações sobre diferenciais de concorrentes asiáticos e demandas dos estaleiros nacionais para voltar a construir embarcações no país.

Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) as navegações domésticas de longo curso e cabotagem registraram queda em 2022 de 1,8% em relação ao ano de 2021. Mesmo assim, os resultados devem ser comemorados diante de fatores do cenário internacional como a Guerra da Ucrânia e desaceleração da China.

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) participou da “Operação Ágata – 1º Trimestre 2023”, realizada no dia 31 de Janeiro, em conjunto com a Polícia Federal, na Ilha do Boqueirão e Terminal Aquaviário da Baía de Guanabara (TABG), com atividades de Inspeção Naval, Fiscalização e Patrulha Naval. Duas embarcações foram abordadas, sendo uma apreendida e outra notificada por infração.

No dia 03 de Outubro ocorrerá a Abertura Oficial do Círio de Nazaré 2023. A Marinha do Brasil tem participação importante nas Romarias, sendo a principal dela a Romaria Fluvial, a ser realizada no dia 07 de Outubro, envolvendo várias embarcações que acompanharão a Berlinda montada no navio sob a orientação do Comando do 4º Distrito Naval e Organizações Militares subordinadas.

O Navio-Patrulha (NPa) “Araguari” da Marinha do Brasil, participou da edição do exercício multinacional na costa ocidental africana denominada “Obangame Express”. A operação anual contou com as atuações de 33 países, sendo conduzida pelos Estados Unidos. Os objetivos são o combate à pirataria, à pesca ilegal e o tráfico de drogas no Golfo da Guiné.

As Forças Armadas já levaram mais de 61 toneladas de ajuda humanitária a Yanomamis, sob a coordenação do Ministério da Defesa. Já são quase 20 dias de missão, onde mantimentos e medicamentos estão sendo enviados aos indígenas, em Boa Vista (RR). Demonstração de solidariedade e amor a um dos povos que fazem parte da nossa miscigenação.

A Força Aérea Brasileira reabriu o espaço aéreo em Roraima com o intuito de permitir a saída espontânea de garimpeiros que atuam ilegalmente na região da terra indígena Yanomami. A medida, iniciada no dia 06 de Fevereiro, terá a duração de uma semana, seguindo até a próxima segunda-feira (13). Representantes dos garimpeiros comemoraram a medida, que ajudará na resolução da crise.

Em Cerimônia realizada no Quartel-General de Brasília no dia 07 de Fevereiro e presidida pelo Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, assumiu o Comando do Exército Brasileiro o General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva em substituição ao General de Exército Júlio César de Arruda. Boa sorte e missão ao novo Comandante.

O Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) realizou Cerimônia Militar de Passagem de Comando no dia 26 de Janeiro. Assumiu o Tenente-Coronel Charles Davidson Soares Bitencourt no lugar do Tenente-Coronel Anderson Siqueira da Silva. O evento foi presidido pelo Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite. (RM).