Navio conteineiros movimentam os Portos brasileiros

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Movimentação de contêineres nos portos privados cresceu 4,15% em 2022

Em 2022, os terminais privados de contêiner movimentaram 4,1 milhões de TEUS, o que representa uma variação positiva de 4,15% em relação ao ano anterior. Os dados são do Anuário Estatístico Portuário da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) apresentado nesta quarta-feira (8), em Brasília. As informações completas também podem ser encontradas no DATaPort, o banco de dados do setor portuário da ATP (Associação dos Terminais Portuários Privados), que reúne em uma única plataforma online todos os dados do setor portuário nacional.
Os terminais privados com a maior movimentação em TEUs foram, respectivamente, a Portonave (SC), com 1,1 milhão de TEUs, a DP World Santos (SP), com 931 mil TEUs e o Porto Itapoá (SC) com 885,8 mil TEUs. O Porto Itapoá também obteve o maior crescimento percentual em movimentação de contêineres entre os TUPs, com aumento de 14,3%. Todos esses TUPs que se destacaram no ano de 2022 são associados da ATP.
O diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa, destaca o crescimento de mais de 530 mil toneladas da movimentação de produtos químicos orgânicos, sendo a maior parte desse aumento devido a importação desses produtos. Segundo ele, outro grupo de mercadorias com grande variação e que merece atenção é a proteína animal, com 444,6 mil toneladas movimentadas a mais do que o período anterior, o que representa um crescimento de 17,41%.

Praticagem entrega biblioteca comunitária.

A nova biblioteca será mais um incentivo à leitura das crianças.

No dia de 10 de fevereiro, a Empresa de Praticagem Barra do Pará, que tem como presidente o prático Froes, entregou para a comunidade de Vista Alegre, em Marapanim, nordeste do Pará, a primeira biblioteca comunitária da região. Instalada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Marieta Nunes, foi totalmente reformada e equipada pela empresa. O espaço beneficiará cerca de 300 estudantes.
A inauguração faz parte de uma série de iniciativas educacionais que a empresa vem realizando na comunidade, como o Projeto Formando Leitores, que consiste em aulas de reforço com material didático para crianças do ensino fundamental.
A biblioteca denominada Professor Lourenço dos Anjos Pinto, que foi um importante educador da comunidade, contará com profissionais capacitados cedidos pela Prefeitura de Marapanim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para atendimento exclusivo às crianças, jovens e adultos. A cerimônia de inauguração contou com a presença do Prefeito Municipal de Marapanim, Anderson Dias; do Secretário Municipal de Educação, Ideval Velasco; do corpo docente da Escola Marieta Nunes; representantes de alunos; além de lideranças locais.
A Barra do Pará mantém em operação uma atalaia de apoio a embarque/desembarque de práticos em Vista Alegre e criou um relacionamento próximo com a comunidade, o que vem gerando benefícios para a população local.

Mares & Rios

Segundo Murillo Barbosa (foto), presidente da Associação dos Terminais Portuários Privados, o crescimento da exportação de carne é um ponto positivo. O aumento de 41,4% da exportação do produto, por meio dos TUPs, para a China é significativo. Os números comprovam que estamos retomando a normalidade em relação à movimentação por contêineres.

Os terminais privados que movimentam celulose também apresentaram bons resultados em 2022, com crescimento de 8,5% na movimentação de pastas de madeira. O terminal da Portocel em Barra de Riacho (ES) obteve a maior movimentação desse grupo de mercadoria, com 6,9 milhões de toneladas e um crescimento de 5,1%. Além disso, o terminal da DPWorld Santos movimentou 3,7 milhões de toneladas, com crescimento de 19,3%.

Hoje, às 9h da manhã, em cerimônia realizada na Base Naval de Val-de-Cans, a bordo do Navio Garnier Sampaio, o Capitão de Fragata Fernando José Matias Numes estará assumindo a Direção do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, em substituição ao CMG Andermisson Claudino.

A coluna registra a reeleição do empresário Carlos Xavier (foto) na presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) para mais um mandato de quatro anos à frente da entidade que opera ações de educação e qualificação profissional, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Dos 116 sindicatos rurais, Carlos Xavier recebeu 109 e nenhum voto branco e nulo.

A Soamar-Pa, que tem como presidente Relton Osvaldo Pinto, comunica a posse do novo diretor. Trata-se do professor Dr. Ito Braga, que passa a fazer parte do conselho fiscal da entidade.

Sob o comando da competente Capitão de Cabotagem Wannessa Aguiar, o NT LPG Gilberto Freyre, da TRANSPETRO, navega por águas gaúchas, mais precisamente no Porto de Rio Grande. Na foto, a Comandante Wannessa e equipe de passadiço (todos oficiais egressos do nosso CIABA): Imediato Armando Ribeiro, Primeiro Oficial de Náutica Pedro Ruiz e o Timoneiro Marinheiro Aurélio Aragão.(LOP).