CMG Calfa ao lado do amigo de turma Fábio Lobato e o colunista.

CONVÉS PRINCIPAL – Visita de cortesia ao Capitão dos Portos da Amazônia Oriental.

O CMG Calfa recebeu a Medalha comemorativa do NT “Abdias Nascimento” lançada em Setembro de 2017.

No dia 1º de Março, o colunista e o amigo de mocidade Fábio Lobato, que é Oficial da Reserva da Marinha e atualmente presta relevantes serviços na “Hidrovias do Brasil”, atenderam convite especial do Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Capitão de Mar e Guerra Ewerton Rodrigues Calfa, para visita a bordo da CPAOR e um tradicional café.
Na ocasião, experiências em ambas as profissões e viagens ao longo das carreiras foram comentadas por ambos os Oficiais, tanto da Marinha de Guerra, quanto da Marinha Mercante, demonstrando “a união e a confirmação de que ambas as marinhas andam juntas”, conforme justificado pelo Sr. Fábio Lobato.
O colunista entregou ao Capitão de Mar e Guerra Calfa a Medalha Comemorativa do Lançamento do NT “Abdias Nascimento”, sendo seu primeiro Comandante desde que a embarcação entrou no tráfego em Setembro de 2017.
A coluna parabeniza o Capitão dos Portos por sua cordial atenção, confirmando a escrita de que seu profissionalismo e amor à Pátria o conduzirão com perfeição no timão da CPAOR pelos próximos dois anos. Parabéns, Comandante Calfa. Sucesso nas missões! (Fotos: Fábio Lobato).

Tomada de Monte Castelo foi celebrada em Brasília.

A formatura contou com as presenças de autoridades civis e militares.

Importante celebração se realizou na sede da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (AECB), em Brasília (DF), no último dia 27 de Fevereiro, em comemoração a Tomada de Monte Castelo, motivo de orgulho para a Força Expedicionária Brasileira (FEB).
O evento contou com as presenças de importantes autoridades civis e militares, entre elas as presenças dos ilustres Nestor Silva e Edson Borges de Lima que são veteranos da 2ª Guerra Mundial e bravamente lutaram defendendo a bandeira brasileira. (Fonte: Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – AECB).

Workshop de ESG no Setor Marítimo é realizado na Diretoria de Portos e Costas (DPC).

Participantes do 1º Painel no Workshop.
Os participantes do Workshop receberam Diplomas.

No dia 02 de Março, importante workshop sobre ESG (Enviromental Social Governance) foi realizado no Auditório da Diretoria de Portos e Costas (DPC), contando com a abertura do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar.
O evento foi composto por dois assuntos de extrema relevância, tendo como mediador do 1º Painel o nosso estimado Marcus Lisboa (Arpel), cujo assunto “ESG na visão dos Reguladores” contou com as participações do Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho (DPC), Sra. Tabita Yang Loureiro (ANP) e Sr. Eduardo Nery Machado Filho (Antaq).
O 2º Painel, que teve como tema “ESG na perspectiva do Setor Privado”, teve as presenças da Sra. Jacqueline Wendpap (Instituto Praticagem do Brasil), Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, Sra. Ursula Peroni (Elcano), Sr. Ricardo Fernandes (Abran) e Sra. Suzana Barreto (TechnipFMC), contando com a mediação da Sra. Camila Mendes Viana Cardoso (Kincaid).

Concepção de Felicidade na Psicanálise – Por 1ON Ricardo de Sá Mendonça.

Felicidade na Psicanálise.

Freud dedica um espaço privilegiado de reflexão para o tema da felicidade. Para o autor, a felicidade, tal como é comumente concebida pelos homens, significa obtenção de prazer. Por ser determinada pelo programa do princípio de prazer, passa a denotar, além de obtenção de prazer, evitação de desprazer. Mas esse princípio visa, sobretudo, evacuar toda a excitação presente no aparelho psíquico, o que conduz a afirmativa de que o aparelho psíquico não está voltado para produzir um estado prazeroso.
“Uma concepção de felicidade que temos na psicanalise é que a felicidade é uma contingência, depende de um encontro. Em inglês, por exemplo, happiness (felicidade), significa algo que acontece. A nossa tarefa é tentar, com essa contingência, valorizar o encontro que a determina, que coloca diante de nós. Aquele que espera ser feliz como um estado permanente acaba negando a contingência da vida e a aceitação dela como um princípio maior. Eventualmente a gente se torna muito infeliz perseguindo uma felicidade super-humana” (Fonte: Livro O mal-estar na cultura).

MARÉ ALTA.

Uma das grandes virtudes do ser humano: a empatia. Essa qualidade poucos tem ou aplicam de maneira relativa (para alguns sim, para outros não). É sempre melhor se colocar no lugar oposto e saber que a pessoa não deseja para si o que deseja para o outro. Essa parte tem muito a ver com os desejos de que tudo dê certo para o oposto, mesmo que não aconteça consigo. Sempre lembrando que lá em cima tem um grande Juiz vendo os acontecimentos daqui debaixo.

MARÉ BAIXA.

Um dos grandes defeitos do ser humano: a inveja. Temos isso no nosso cotidiano, seja na família, no trabalho, no trânsito, enfim, em qualquer lugar. As pessoas preferem ver o oposto se dá mal do que torcer para que o bem aconteça, quando algo de extraordinário, ou não, é conseguido pela pessoa e não por si. Infelizmente, a inveja é um dos maiores problemas da humanidade. Quando é realizada por aqueles de má índole, tendem a fazer estragos nas pessoas de bem.

PASSADIÇO.

  • O Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva, à frente da grande Escola de Formação e Aperfeiçoadora da mão de obra para a Marinha Mercante Brasileira, realiza exemplar e dinâmico trabalho na instituição, com reconhecimento nacional e internacional.
  • Outro grande Comandante, também a frente de instituição de renome, o CIABA, é o Capitão de Mar e Guerra Márcio Braga de Souza. Nossa Marinha Mercante está em boas mãos.
  • Representando o segmento feminino da Marinha Mercante Brasileira temos a primeira Comandante de navios de grande porte, a querida Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia.
  • Também outras representantes já estão no cargo de Comando como as queridas Simone (Mercosul) e Vanessa Cunha (Log In). Muitas exercem as funções de Comando e de Chefia de Máquinas no setor marítimo.
  • Já na área fluvial, temos a primeira Comandante desse setor, a Capitã Fluvial Joelma Pereira, que inclusive atua na nossa região amazônica. Parabéns para todas as mulheres aquaviárias.
  • O Coronel Regis Lermen confirmando a 43ª Cerimônia da Abrammil (Academia Brasileira de Medalhística Militar) para o dia 30 de Junho no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ).
  • Grande abraço ao amigo Prático Marcelo Salgado. Profissional de alta qualidade que conduz os navios pelos rios do Pará. Saudades de navegar com essa personalidade das águas.
  • O Capitão de Longo Curso Ayrton Martins Caldeira Filho dando sua graça no Comando do NT “Oscar Niemeyer”. Ele não revela, mas no fundo é bicolor do papão da Curuzú.
  • O Capitão de Cabotagem Rommel Gomes e Gomes é um grande colecionador de moedas antigas. Esperamos que neste ano possamos ver suas coleção em exposição oficial, caso ocorra.
  • O Capitão de Longo Curso Cássio Guimarães, Assessor Náutico em Angra dos Reis (RJ), realiza exemplar serviço na condução das operações dos navios, principalmente no modal Ship to Ship.

NAVEGANDO.

Notícia que poderá ser boa no nosso setor. Armadores da Cabotagem têm expectativa de crescimento em 2023. No mês de Fevereiro, a Diretoria da ABAC esteve reunida com a Diretoria de Navegação do Ministério dos Portos e Aeroportos e há avaliação de que retomada dos níveis de desempenho depende da economia do país e da colaboração do governo.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou inclusão na agenda reguladora a revisão da Resolução ANP 903/2022. A proposta será sobre a obrigatoriedade de adição de corante ao óleo diesel marítimo, o mesmo que utilizamos a bordo dos navios e embarcações mercantes. O objetivo é diferenciar o diesel marítimo do diesel rodoviário S10.

A Ecobrasil está com as inscrições abertas até o dia 10 de Março para o Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente, que se realizará no Hotel Mirador, em Copacabana, Rio de Janeiro (RJ), pelo período de 26 e 27 de Abril. Para mais informações, consulte o site Portosenavios.

Uma coisa é certa: se alguém sente inveja por algo ou outra pessoa, por que não usar as mesmas táticas boas e aplicar as metodologias, evitando nutrir o sentimento ruim? O pior de tudo é que muitos preferem torcer para que dê errado, do que seguir o exemplo. No nosso setor isso é cotidiano, principalmente em uma grande empresa da qual manteremos o nome em sigilo.

A Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, que tem como Diretor o ilustríssimo Vice-Almirante José Carlos Mathias, realizou a abertura do seu Ano Cultural em Cerimônia no dia 02 de Março no Museu Naval. O objetivo da programação é promover a cultura, preservando e difundindo o patrimônio histórico da instituição, além de estimular o desenvolvimento da mentalidade marítima na sociedade brasileira.

A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) encerrou no dia 28 de Fevereiro a Operação Verão 2022/2023 em todo o litoral desse Estado, garantindo a segurança da navegação e a prevenção de acidentes em áreas de prática de atividades náuticas. Foram mais de 13 mil inspeções realizadas em embarcações, com 95 notificações, 14 apreensões e 89 testes com etilômetro.

O Corpo de Fuzileiros Navais completou 215 anos de existência no dia 07 de Março. A Cerimônia foi realizada na Fortaleza de São José, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Diversas autoridades civis e militares compareceram ao evento, incluindo o Ministro da Defesa e o Comandante da Marinha. O Comandante do CFN é o Almirante de Esquadra Carlos Chagas Viana Braga.

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) sediou o Seminário Técnico-Científico de Análise de Dados do Desmatamento na Amazônia Legal entre os dias 02 e 03 de Março. O encontro reuniu membros da subcomissão executiva do PPCDAm (Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal).

No dia 28 de Fevereiro teve início o Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED-2023) na Escola Superior de Defesa (ESD). Essa é a sexta edição, que conta com as presenças de 106 Alunos, entre civis e militares das Forças Armadas, Forças de Segurança Pública e representantes de Nações Amigas. A carga horária é de 550 horas distribuídas em 40 semanas.

Hoje se comemora o Dia Internacional da Mulher. A coluna deseja os sinceros parabéns às mulheres, que a bordo ou em terra, estão sempre cumprindo suas missões, com louvor e honra. Elas são mães de famílias, cuidam dos homens e das novas gerações. O que seria de nós, homens, sem as mulheres? Minha resposta particular: solitários e tristes. (RM).