Personalidades civis e militares foram condecoradas pela AIEB-Brasil.

CONVÉS PRINCIPAL – 19º Fórum Nacional de Concessão e Condecorações de Medalhas da AIEB-Brasil.

Militares das Forças Armadas e Forças de Segurança Pública foram homenageadas.
Comendador Rodrigo Agostini (à direita), Presidente da AIEB-Brasil, entre os agraciados.
Oficiais da Marinha Mercante foram condecorados na Cerimônia.

Na tarde do dia 28 de Fevereiro a Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil) realizou importante Cerimônia em seu 19ª Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas, presidida pelo Comendador Rodrigo Agostini, Presidente da instituição, e a Vice-Presidente, Sra. Gisele Santana.
O evento ocorreu no Auditório da Faculdade Instituto do Rio de Janeiro (FIRUJ), com homenagens às personalidades civis e militares, que receberam as Medalhas da própria AIEB-Brasil, além da ABFIP (Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz no Brasil) e da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção Rio de Janeiro.
Entre as condecorações destacamos: Colar no Grau de Cavaleiro da ABFIP, Mérito Embaixador da Paz no Brasil, Mérito Marechal Rondon, Mérito Valor Policial, Mérito Tiradentes, Mérito Lei e Ordem, Mérito Peacekeapper, Jubileu de Prata, Jubileu de Ouro e Mérito do Serviço Guarda-Parques.
Presente como agraciados destacamos os Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar e o Capitão de Longo Curso Antônio Francisco de Oliveira, que representaram nossa briosa Marinha Mercante Brasileira. (Fotos: AIEB-Brasil).

Nova viatura blindada do Corpo de Fuzileiros Navais é apresentada pela Marinha.

A viatura “Joint Light Tactical Vehicle” (JLTV).

O Corpo de Fuzileiros Navais completou seu 215º Aniversário no dia 07 de Março. E para comemorar esse importante marco, a Marinha do Brasil apresentou a mais nova viatura blindada, denominada JLTV (Joint Light Tactical Vehicle).
A viatura é de última geração de blindados leves sobre rodas, amplamente testado em combate e destinado a operar em situações de desminagem humanitária e ambientes hostis.
O primeiro lote, contendo 4 viaturas, do total de 12, foi entregue recentemente através do Programa Estratégico Proadsumus, ampliando a família de blindados do Corpo de Fuzileiros Navais. (Fonte: Marinha do Brasil).

Academia Brasileira de Medalhística Militar realiza seu primeiro evento do ano.

Presidente Regis Lermen e Acadêmicos da Abrammil.

No dia 03 de Março, a Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL) realizou seu primeiro evento do ano 2023 com a 43ª Reunião Administrativa, contando com as presenças de seus Diretores, Conselhos e Acadêmicos dessa importante instituição.
A reunião aconteceu no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), sendo conduzido pelo Presidente, Coronel do Exército Regis Lermen, onde vários assuntos da Academia foram debatidos e que serão executados ao longo do ano.
Após a reunião, almoço de confraternização se realizou, contando com adesão dos presentes.
O próximo evento da Abrammil será a 19ª Reunião Acadêmica, a ser realizada no dia 14 de Abril, cujo local será a Federação das Academias de Letras do Brasil (FALBP).

CIABA comemora o Dia Internacional da Mulher.

A tripulação feminina do CIABA foi homenageada pelo seu dia.

A Tripulação Feminina da nossa “Universidade do Mar”, o querido CIABA, composta por 26 servidoras e funcionárias civis, além de 18 militares, foi homenageada no dia 08 de Março pela passagem do Dia Internacional da Mulher.
A Cerimônia contou com a presença do Comandante, Capitão de Mar e Guerra Márcio Braga de Souza, reunindo a tripulação do Centro de Instrução no tradicional Campo de Esportes.
Com a presença destacada de um pelotão feminino, foi lida a mensagem alusiva à data, logo após a realização do Cerimonial à Bandeira. Também foram entregues brindes às militares e servidoras dessa Organização Militar de reconhecimento internacional.
Parabéns ao CIABA pela homenagem! Parabéns às mulheres pelo seu honroso dia!

MARÉ ALTA.

Exemplos como os dos vários Capitães de Longo Curso devem servir de referências paras os jovens marítimos. E por que não para os experientes também? Com certeza os anos navegados lhes trouxeram bastantes agrados como desagrados, credenciando-os como verdadeiras enciclopédias da nossa Marinha Mercante Brasileira.

MARÉ BAIXA.

Para aqueles que não cultuam os aprendizados dados pelos Comandantes. E olha que tem muitos que tiveram a chance de conhecer grandes expressões, ter os ensinamentos e conselhos passados, e mesmo assim fazem totalmente o oposto. Conclusão: não são bons tripulantes e nem administradores. Uma pena.

PASSADIÇO.

  • O Capitão de Longo Curso Waltenir José de Oliveira ministrou importante live de orientação para àqueles que realizarão as provas dos cursos ERON e EROM.
  • Uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, que á a Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, participou de importante evento no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
  • A Capitão de Cabotagem Roberta Cardoso é uma das referências do segmento feminino na profissão marítima. Ela que já Imediatou os grandes navios suezmax de nossa nação.
  • Grande abraço para a nossa querida professora Selma Grello pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Leitora fiel, sempre comenta a colina com motivação. Para ela: “Um beijo e uma rosa” (AS).
  • Bravas palavras do CLC Calos Alberto: “Uma verdadeira batalha se trava entre a empatia e a inveja. Como o bem sempre vencerá o mau, assim devemos acreditar. Sou fã incondicional da empatia”.
  • A coluna é lida na Hidrovias do Brasil. Agradecimentos aos amigos Fábio Lobato e ao Assessor de Comunicação Social Cadette.
  • O amigo 2º Oficial de Náutica Danilo Soares Rozeira enviou tradicionais palavras motivadoras ao colunista. Ainda não respondi, mas em breve o farei. Abraços ao Comandante-Aluno da Turma Atlante.
  • O Oficial Superior de Máquinas Pedro Martins agora curtindo sua família após longas viagens durante seu tempo no exercício da profissão marítima. Esperamos revê-lo qualquer dia desses.
  • Outro grande marítimo que está aproveitando bem a aposentadoria é o Capitão de Longo Curso Piedade. Saudades da época de nossa rendição no NT “Abdias Nascimento”. Pena que acabaram. Mas Deus nos deu o melhor.
  • Nosso amigo Capelão Silas Fernandes Pereira enviando dos Estados Unidos belas palavras. Ele que está numa grande missão.

NAVEGANDO.

Importante Cerimônia em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro. O evento teve importantes participações de representantes femininas, algumas delas consideradas como referências na Marinha Mercante. Entre elas a CLC Hildelene Lobato.

Três AHTS, que são rebocadores offshore para reboque, manuseio de âncoras e transportes de suprimentos, da empresa Maersk tiveram contratos assinados para prestação de serviços a uma empresa estatal. São embarcações da classe “L” com os nomes “Maersk Leader”, “Maersk Laucher” e “Maersk Lancer”. Foram entregues no Brasil e atuarão nas atividades de manuseio de ancoragem e movimentação de plataformas.

Por falar na empresa Maersk Supply. Atualmente ele atua nos mercados brasileiro e latino-americano com 12 embarcações. É possível ver suas atuações na Bacia de Campos e na Bacia de Santos, que fica no litoral sudeste da costa brasileira.

A FPSO “Cidade de Itajaí”, pertencente a Joint-Venture Alter&Ocyan atingiu o marco de 10 anos de operação. Desde o início do projeto, a embarcação já produziu 122,2 milhões de barris de petróleo e possui mais de 3 milhões de horas sem incidentes registrável a bordo (com ou sem afastamento). Parabéns aos homens e mulheres que contribuem para esse marco.

A Marinha do Brasil, através do Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, levou atendimento médico e odontológico para os ribeirinhos no Pantanal. Dez comunidades foram contempladas num percurso que levou cerca de 1500 quilômetros. Cerca de 586 pessoas atendidas, sendo realizados366 atendimentos médicos e 220 odontológicos.

O Comando do 6º Distrito Naval realizou no último dia 28 de Fevereiro uma ação de transporte aeromédico de um senhor de 69 anos que apresentava crise asmática. O paciente se encontrava numa escola indígena na Região da Aldeia Uberaba, distante 160 quilômetros de Corumbá (MS). Foi empregada uma aeronave do 1ª Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste.

O Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” retornou para São Sebastião (SP) após realizar abastecimento no porto de Santos (SP). Ele que está auxiliando na operação humanitária, prestando apoio após as fortes chuvas que atingiram o município, causando inundações e deslizamentos de terras, deixando rastro negativo para os moradores.

O Comando do 1º Distrito Naval celebrou no dia 07 de Março o aniversário de 215 anos do Corpo de Fuzileiros Navais com o Cerimonia à Bandeira narrado. O evento aconteceu na Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), com apresentações musicais da Banda Marcial do CFN. (RM).