O Grupo Atlântica Matapi, empresa especializada em logística na Amazônia, concluiu, na quinta-feira, 16, a primeira operação portuária de embarque de toras de teca produzidas pela Teak Resources Company (TRC). O M/V Admiralty Spirit recebeu 11.500 toneladas de madeira que vão atender o gigantesco mercado indiano. A teca embarcada é de reflorestamento, pode levar de 25 a 30 anos para estar no ponto ideal de corte, e é largamente utilizada na construção de embarcações, casas e móveis na Ásia.
A operação foi realizada no Porto de Outeiro, Distrito de Belém. De acordo com o Diretor de Operações da Matapi, as vantagens são “baixa espera para atracação, gerando uma redução de custos ao cliente exportador, e o auxílio para o crescimento dos moradores locais, mediante a contratação de pessoas que moram nas redondezas do porto”.
A parceria firmada entre Matapi e TRC ano passado ganhou ainda mais força em 2023. Estão previstas 15 operações, que vão totalizar cerca de 200 mil toneladas de teca. “Isso confirma a expertise da Matapi em operar toras de madeira. Em cada operação que realizamos, movimentamos os portos do Arco Norte e contribuímos significativamente com a economia do Estado, gerando emprego no Pará”, concluiu Elton. O próximo embarque está previsto até abril.
Lula discute com Marinha e Defesa desenvolvimento de submarino nuclear
Após o lançamento do programa de segurança pública voltado para as mulheres, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, na tarde da última quarta-feira (15), com o ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.
Antes de entrar no prédio da Marinha do Brasil, na Esplanada dos Ministérios, o chefe do Executivo participou de uma cerimônia de praxe, revista à tropa. O ato homenageia a autoridade que passa em frente à fila, cumprimentando os militares.
No encontro com o almirantado, foram apresentados, segundo a força, os campos de atuação do poder naval e os programas estratégicos da Marinha do Brasil, com ênfase no Programa Nuclear da Marinha (PNM) e no Programa de Submarinos (Prosub).
Comandante Militar do Norte atesta operacionalidade durante Operação Fer De Lance
O Comandante Militar do Norte, Gen Ex Costa Neves, acompanhado do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Capistrano, estiveram em território francês, para acompanhar a Operação Fer De Lance, no último dia 16 de março, e puderam atestar a operacionalidade das tropas brasileiras desdobradas no exercício combinado.
Na oportunidade, os comandantes puderam verificar pessoalmente o planejamento e a condução das operações militares, bem como fortalecer os laços históricos e de amizade que ligam as Forças Armadas Francesas com as Forças Armadas do Brasil.
Mares & Rios
A pedagoga mestre em Gestão de Conhecimentos (PPGC), Simone do Socorro da Rocha Cordeiro Pinto, está entre os pré-selecionados do Pará indicados ao Prêmio Educador Transformador 2023. O produto indicado ao Prêmio foi a Proposta Curricular de Educação em Direitos Humanos para o Curso de Formação de Soldados da FAB, Força em que Simone atuou por oito anos como Oficial pedagoga. Ao todo, 17 projetos do Pará foram selecionados na Categoria Educação Profissional. A ADESG-PA parabeniza a adesguiana pelo excelente trabalho.
Nos dias 27 e 28 de março de 2023, acontecerá, no Radisson, em Belém, o Seminário de Coordenação Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos – CONTTMAF. Serão dois dias com painéis diversos temas, como coordenação sindical e autoridades do setor marítimo e portuário. Haverá também debates com representantes da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte (ITF), dos ministérios de Portos e Aeroportos, Segurança, Meio Ambiente, Saúde, entre outros.
Entre os dias 6 e 10 de março de 2023, o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas realizou o adestramento militar Quartelex I/2023 no Distrito de Outeiro, em Belém. O exercício contou com a participação de 32 militares que recentemente concluíram o Curso de Formação de Soldado Fuzileiro Naval e se apresentaram ao Batalhão.
O objetivo do Quartelex foi proporcionar a suplementação técnico-profissional dos novos soldados, adaptando-os ao ambiente ribeirinho e introduzindo-os aos conhecimentos básicos necessários para atuar na região do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN).
O Navio Polar Almirante Maximiano (foto), subordinado ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos, que tem como Comandante o CMG Dieferson Ramos Pinheiro, encontra-se realizando a Operação Antártica XLI. O Navio deixou o continente antártico e está regressando ao porto sede no RJ. O CC Gabriel Barbosa faz parte da tripulação do Navio, como Chefe do Departamento de Operações, ele que foi assessor do Vice-Almirante Edgar enquanto o mesmo era Comandante do 4º DN.
No último domingo (12), em companhia do meu amigo Prático Carlos Eduardo Moraes, embarquei em Santarém no navio “Port Tokio” para realizar a baixada do Rio Amazonas fazendo a praticagem. Antes de embarcar, almoçamos na tradicional Peixaria Rayana, do chef Raimundo Vasconcelos (foto). Referência na gastronomia da Amazônia, o restaurante “movimenta” uma tonelada de peixe por semana. Fantástico (LOP).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Baile do Marinheiro.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Governo deixa Terminal Hidroviário à deriva.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.