CONVÉS PRINCIPAL – Primeiro Batalhão de Polícia do Exército homenageia Capitão de Longo Curso Gondar.

CLC Gondar, com sua Medalha e Diploma, na Galeria dos Comandantes do 1ºBPE.

O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, grande expressão da Marinha Mercante Brasileira, tendo representando o Brasil na IMO (Organização Marítima Internacional) como Embaixador, foi condecorado com a Medalha de Mérito do 1º Batalhão de polícia do Exército (1ºBPE).
A Cerimônia foi realizada na própria Organização Militar, condecorando personalidades civis e militares que prestaram relevantes serviços ao Batalhão e ao Exército Brasileiro.
O CLC Gondar esteve por três vezes na Unidade, ministrando palestras históricas sobre as participações da Marinha Mercante e da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial, assunto de relevante importância para a Força Terrestre.
Parabéns ao Comandante pela tão honrosa condecoração!

MPF recomenda que IBAMA suspenda a licença prévia do derrocamento do Pedral do Lourenço.

Pedral do Lourenço (Foto: Ascom/Dnit).

Falhas nos estudos de impactos ambientais têm sido apontadas por pesquisadores, bem como a falta de consulta às comunidades ribeirinhas da região, o que levou o Ministério Público Federal a recomendar ao IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) a suspender a licença prévia do derrocamento do Pedral do Lourenço, no rio Tocantins.
A licença autoriza a elaboração do projeto executivo da obra e atesta a viabilidade ambiental, sendo emitida em Outubro de 2022 pelo Presidente anterior do IBAMA.
Sabemos que a liberação dessa região trará desenvolvimento para vários estados, tornando a via navegável durante o ano. Atualmente a época de seca não contribui para a navegação segura do rio.
Segundo nota do DNIT: “o projeto de derrocamento e dragagem da via navegável do Rio Tocantins – Pedral do Lourenço é viável do ponto de vista ambiental, considerando, em especial, a redução de impactos que o modal hidroviário pode trazer para a região”.

Contramestre Pivetta substitui platina de sua progênita.

Tenente Juliana Pivetta ao lado do seu pai e Oficial do Corpo de Saúde da Marinha.
CTR Pivetta ao lado da Tenente Juliana Pivetta e familiares.

O Mestre de Cabotagem Francisco Cesar Pivetta de Lima, ao lado de sua honrada família, são sorrisos e alegrias. É que nesta semana, sua filha, a Srta. Juliana Pivetta de Lima substituiu as platinas de Guarda-Marinha pelas de 2º Tenente.
A Cerimônia ocorreu em Rio Grande (RS), região que abrange o Comando do 5º Distrito Naval, contando com as presenças de autoridades civis e militares, além dos familiares, amigos e colegas, que prestigiaram o evento.
Com certeza o CTR Pivetta jamais esquecerá esse dia. Ele que serviu na Força de Fuzileiros Navais em sua mocidade. Hoje presta relevantes serviços a nação, embarcando nos grandes navios suezmax de uma empresa estatal, na linha do longo curso.
O tripulante, da qual o colunista teve a honra de embarcar por várias ocasiões, foi responsável por acompanhar as construções de diversos navios do Programa “Promef” no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca, Complexo Industrial de Suape (PE).
A coluna parabeniza a Tenente Juliana Pivetta e deseja sucessos em suas missões. Ao Contramestre Pivetta, fica a eterna gratidão de ser um dos melhores tripulantes da qual o colunista teve a honra de tê-lo como parte da tripulação.

Log In planeja mais dois Porta-Contêineres operando em sua Frota em 2024.

A Log In vem crescendo no Transporte Marítimo.

A empresa de navegação Log In, que vem atuando e crescendo no transporte de contêineres, planeja incorporar mais dois navios em sua frota no ano de 2024. Não é a toa que está absorvendo mão de obra nacional, fortalecendo nossa Marinha Mercante Brasileira.
A capacidade nominal de cada um desses dois navios é de 3.158 TEUs e tiveram suas construções iniciadas em 2021 no estaleiro localizado na China, país este conhecido pela sua forte indústria naval, tanto no lançamento de navios como em docagens.
A primeira unidade esta com entrega prevista para o fim de 2023 e entra em operação em março do próximo ano. Isso significa a necessidade de contratação de tripulação brasileira, sendo uma das poucas empresas que adota esse sistema em nossa cabotagem.

MARÉ ALTA.

O colunista já tem 25 anos navegando, sem ter parado em nenhum momento. Desse tempo total, 19 anos foram dedicados aos navios gaseiros, onde ascendeu de 2º Oficial de Náutica a Comandante. Teve ainda o convite de acompanhar a construção e ser o primeiro Comando do gaseiro NT “Oscar Niemeyer” do Promef, lançado em 2015.
Com esse histórico e, após 5 anos no grandes navios suezmax na linha do longo curso, este Comandante enviou Carta de Solicitação para retorno aos navios gaseiros da empresa, na certeza de que, com os apoios dos atuais Administradores, que são pessoas que acreditam nos potenciais de seus tripulantes, bem como com o exemplo dado ao longo dos Comandos, sempre operando e navegando da melhor maneira, seja atendido com desfecho bom para todos.

MARÉ BAIXA.

Tem alguns líderes em diversos setores achando que a imposição, no “chicote”, conseguem extrair dos seus colaboradores o resultado possível. Isso é uma forma errada de tentar a conquista. Quando precisa da colaboração é o primeiro a ser abandonado.
Mais um aprendizado que podemos ter do Capitão de Mar e Guerra Michael Abrashoff, em seu livro “Este Barco Também é Seu”, descreve:
“O líder jamais consegue o que quer ordenando simplesmente que aquilo seja feito. A liderança de verdade deve ser conquistada pelo exemplo, não por preceitos”.
“Os líderes precisam entender que influenciam as pessoas profundamente, que o seu otimismo e pessimismo são igualmente contagiosos, que eles estabelecem diretamente o tom e o espírito de todos ao seu redor”.
“Os líderes medíocres nem sequer se dão o trabalho de conhecer o seu pessoal”.

PASSADIÇO.

  • O Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva enviou fraternal mensagem de agradecimento pela matéria do Grêmio de Vela publicada. Gente fina é outra coisa.
  • Também feliz ficou o Oficial de Náutica Marcus Vinícius Lisbôa Brandão. Ele que tem conceitos elevados perante a Marinha do Brasil e a Comunidade Marítima.
  • O Capitão de Mar e Guerra Márcio Braga de Souza enviou mensagem animadora para o colunista, tanto de agradecimento, quanto para futura palestra aos Alunos da EFOMM e repassar um pouco da experiência na profissão. Com certeza o honrado convite será atendido.
  • O Capitão de Mar e Guerra Carlos Evandro da Cunha Bezerra presta relevantes serviços na Base Naval de Val de Cães (BNVC), que tem um dique de primeira, podendo receber navios da armada e de entidades civis e mercantes.
  • O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar recebeu o brevê do Grêmio de Velas do CIAGA por tudo que vem colaborando com a instituição. Ele é uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.
  • O Comendador Rodrigo Agostini fez importante contato com o colunista. Além da Páscoa Solidária que está em andamento, nos próximos meses duas medalhas serão lançadas pela AIEB-Brasil.
  • A CLC Hildelene Lobato Bahia é uma verdadeira irmã para o colunista. Desde 1997, na EFOMM do CIABA, a amizade e carinho perdura, ficando forte a cada ano. Obrigado a amiga.
  • Agradecimentos especiais a minha esposa Cinthia Duarte e filha Marina Sophia por estarem sempre ao meu lado, independente do momento. A vida no mar é difícil. De colunista e jornalista também. Mas elas entendem.
  • Não posso deixar de mencionar os pais profissionais que me adotaram: CLC Francisco Cesar Monteiro Gondar e CLC José Menezes Filho. Já na ansiedade para um próximo encontro. E que Deus permita.
  • O Capitão de Cabotagem Pedro Ferreira, juntamente com o Capitão de Longo Curso Luciano Santos Rodrigues, chegaram ao Brasil com o grande NT “André Rebouças”. Sejam bem vindos a nossa Pátria Amada.

NAVEGANDO.

Parabéns ao trabalho realizado pelas Polícias Militar e Civil do Estado do Pará, além de outros órgãos da Segurança Pública. Com profissionalismo realizaram o desfecho de um sequestro envolvendo uma mãe e seus três filhos em Belém (PA), que levou mais de 17 horas na semana passada. Esse foi o maior dessa natureza que ocorreu na cidade das mangueiras.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará prestou atendimento imediato ao infrator, que após se entregar, tentou suicídio. Graças à rapidez dos militares e conhecimentos em primeiros socorros, a vida humana foi preservada. Esse é um dos lemas da corporação: “vidas alheias e riquezas a salvar”.

Os militares que participaram diretamente do fato e da negociação foram homenageados e condecorados pelo Governador Helder Barbalho. Sem dúvida o longo tempo que esse tipo de crime levou não abateu os policiais que tiveram como principal missão o de preservar a vida humana, tanto das vítimas quanto do infrator.

Arrecadação menor do AFRMM deve gerar queda no fluxo de caixa do Fundo de Marinha Mercante. Isso não é bom para o setor. Volumes quase 40% inferiores em 2022 foram associados à redução da alíquota do longo curso de 25% para 8%, queda dos fretes internacionais e aumento de 10% do repasse ao Fundo Naval.

A Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac) completou 50 anos de atuação no dia 12 de Março. Ela estará promovendo debate sobre as políticas setoriais e como o transporte aquaviário se conecta ao desenvolvimento da economia brasileira.

O Canal de Suez teve novo recorde de navios em trânsito pela hidrovia em um único dia. Em 13 de Março, no total de 107 navios embarcações realizaram a travessia em ambas as direções, o que representa aumento de 15% no tráfego em relação ao mês anterior. O total de 7,3 milhões de toneladas transitou nesse dia.

Militares do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, em comemoração aos 215 Anos do Corpo de Fuzileiros Navais, realizou Campanha de doação de sangue na Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa), nos dias 1º e 09 de Março. A Ação, muito parabenizada, contou com 62 voluntários.

O grande navio suezmax NT “André Rebouças” finalmente chegará na madrugada no porto de São Sebastião (SP), concluindo assim a grande viagem iniciada em Setembro de 2022. Várias operações, incluindo uma docagem, foram realizadas pela embarcação. As tripulações que participaram dessa aventura marítima estão de parabéns.

O IETAAM promoverá no próximo dia 21 de Março o evento denominado “Hora do Empreendedorismo Cidadão!” com as presenças de especialistas no assunto. Você saberá tudo na história da Polícia Civil e de Segurança Pública. Terá informações sobre suas ações, e como preparar-se, para fazer parte da instituição.

Apesar da coluna anunciar o encerramento com esta edição, devido às inúmeras mensagens recebidas de nossos leitores para a continuidade, será respeitoso manter as edições por longo tempo. Este colunista pede as sinceras desculpas a todos pela mensagem enviada nas redes sociais e afirma que continuaremos com nosso trabalho. (RM).