A Hidrovias do Brasil, empresa de logística integrada, recebeu recentemente os seus novos empurradores troncais, embarcações de última tecnologia que trarão mais eficiência e segurança para a navegação da companhia. As embarcações, denominadas de HB Dourada e HB Mapará, serão responsáveis pela rota Miritituba – Barcarena, no Pará, promovendo mais eficiência operacional na operação Norte da Companhia.
Os novos empurradores contam com melhorias em relação aos modelos anteriores e foram customizados para a operação da Hidrovias do Brasil, com aprimoramento do sistema de ventilação e ar condicionado, redimensionamento de geradores de porto, isolamento das purificadoras, entre outras modificações que garantem mais conforto para nossos tripulantes e eficiência para as operações.
Além disso, as embarcações possuem um sistema de propulsão diesel-elétrica, tecnologia que gera um melhor aproveitamento da energia, composto por geradores elétricos que contribuem com a alta potência, sendo considerada a mais potente do Brasil entre os empurradores existentes.
As embarcações estão em fase final dos testes, adequações e inspeções e, em breve, estarão aptas para operar e realizar as primeiras viagens. Com os mais novos ativos, a operação do Sistema Norte da Companhia passa a contar com uma frota de seis empurradores troncais com propulsores azimutais, que são hélices que permitem que as embarcações girem 360º, oferecendo melhor possibilidade de manobras, eficiência operacional e segurança para a tripulação e as comunidades no entorno.
A Diretora de Engenharia, Inovação e Tecnologia da Hidrovias do Brasil, Mariana Yoshioka, destaca o compromisso da companhia em investir na operação. “Somos uma empresa jovem que está realizando investimentos importantes em ativos que unem eficiência, segurança, inovação e sustentabilidade. Reforçamos a necessidade de investir constantemente em inovação e no aprimoramento de técnicas sustentáveis que tragam benefícios para a empresa e para toda a comunidade com quem ela se relaciona”, destaca a executiva.
Novidades da Operação
Além dos empurradores troncais, a companhia começará a operar em breve os primeiros empurradores elétricos de manobra do mundo, também na região Norte do país. E recentemente, a empresa realizou as primeiras viagens com comboios de 35 barcaças, as maiores do Brasil na navegação fluvial, levando mais de 70 mil toneladas de grãos por viagem, entre Barcarena e Miritituba no Pará.
Sobre a Hidrovias do Brasil
A Hidrovias do Brasil é uma empresa de soluções logísticas integradas com foco no transporte hidroviário na América do Sul e atua com quatro operações logísticas diferentes. No Norte (Itaituba-Barcarena, Pará), a empresa oferece uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos originados principalmente da região Centro-Oeste do Brasil e destinados para exportação, sendo líder na região, com capacidade de movimentar 7,2 milhões de toneladas por ano. A companhia também opera nesta região com cabotagem, com capacidade para movimentação de 6 milhões de toneladas de bauxita por ano. Já no Sul, a empresa opera na Hidrovia Paraguai-Paraná, com capacidade de movimentar quase 6 milhões de toneladas por ano de cargas diversas, como grãos originados no Paraguai e destinados para exportação, minério de ferro originados em Corumbá e destinados para abastecer a indústria Argentina e exportação, além de fertilizantes, celulose, entre outras. A Companhia também é arrendatária da área STS20 do Porto de Santos, destinada para recebimento, armazenamento e expedição de sal e fertilizantes, podendo chegar a uma capacidade de até 3,5 milhões de toneladas por ano.
A Hidrovias do Brasil foi fundada em 2010 e em 2020 fez o seu IPO no Brasil, passando a ser listada no segmento do Novo Mercado da B3 – demonstrando o seu elevado padrão de governança corporativa. Mais informações: www.hbsa.com.br
Por Portal da Navegação, via Assessoria de Imprensa.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
Curso capacita servidores para transporte escolar fluvial com segurança e eficiência.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
Sindarma intensifica estratégias para enfrentar secas no Amazonas e crimes fluviais em 2025.
-
Marinha do Brasil promove concursos para temporários e de carreira, salários podem chegar até R$ 9.070,60.