Cerimônia realizada no CeIMBe.

CONVÉS PRINCIPAL – CeIMBe comemora o 253º Aniversário do Corpo de Intendentes da Marinha.

Os novos “Intendentes Honorários” com o Vice-Almirante (IM) Wagner.
Contra-Almirante Rocha e Silva, Vice-Almirante (IM) Wagner, Vice-Almirante Capistrano e Capitão de Mar e Guerra Souza de Assis.

O Centro de Intendência da Marinha em Belém (CeIMBe) realizou no dia 22 de Março importante Cerimônia alusiva ao 253º Aniversário do Corpo de Intendência da Marinha.
O evento contou com a presença ilustre do Vice-Almirante (IM) Wagner Correa dos Santos, atual Diretor de Abastecimento da Marinha, que passará em breve para a reserva da Marinha após anos de dedicação à nossa Força de Mar.
Também destacamos as presenças do Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, Comandante do 4º Distrito Naval, e do Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva Júnior, Chefe do Estado-Maior do 4DN, além de autoridades civis e militares.
Na ocasião, receberam o título de “Intendente Honorário” o Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filhos e os servidores civis José Natividade Cordeiro de Oliveira e Gerson Conceição Araújo Farias.
O Diretor do CeIMBe, Capitão de Mar e Guerra (IM) Marco Antônio Souza de Assis vem realizando um grande trabalho à frente dessa Organização Militar.
Parabéns ao Corpo de Intendentes da Marinha. (Foto: Luís Celso).

Oficiais da Marinha de Guerra e Marinha Mercante são homenageados pela Câmara de São Gonçalo.

Os homenageados CLC Gondar e CMG Ana Luíza.

A Câmara de Vereadores de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ), realizou Cerimônia no dia 15 de Março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 10.
Entre as homenageadas esteve a Capitão de Mar e Guerra Ana Luíza, que foi condecorada com a “Medalha Estadista Getúlio Vargas”. O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar recebeu a “Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores”.
Parabéns a todos os homenageados (as) na Cerimônia. Parabéns às mulheres pela passagem de tão importante data!

Fragata “Tamandaré” tem sua espinha dorsal concluída.

Maquete da Fragata classe “Tamandaré”.

No dia 24 de Março, mais uma importante etapa da construção das Fragatas da classe “Tamandaré” foi concluída. A espinha dorsal, conhecida no meio marítimo como “quilha”, foi apresentada e Cerimônia, que contou com presenças de diversas autoridades civis e militares.
O evento, conhecido como “Batimento da Quilha”, é considerado uma forma de trazer boa sorte. É nessa parte principal de uma embarcação que possibilita a montagem das demais partes e módulos de construção.
O Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, Comandante da Marinha, presidiu a Cerimônia ocorrida no estaleiro “Brasil Sul” (tkEBS), localizado em Itajaí (SC).
As previsões de entregas das embarcações ocorrerão entre 2025 e 2028.

AIEB-Brasil lançou a Medalha de Mérito Polícia Militar.

Medalha de Mérito Polícia Militar da AIEB-Brasil.

A Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil) lançou no dia 28 de Março a Medalha de Mérito Polícia Militar, no 20º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas realizada na Câmara Municipal de Duque de Caxias.
Entre as personalidades, pertencentes a Polícia Militar do Pará, foram agraciados com a referida medalha o Major Juniel Costa Maciel, o 3º Sargento Lucival Lopes da Silva Júnior o 3º Sargento Reginaldo Carvalho Coelho Júnior e o Cabo Adlevan Rodrigues de Oliveira.
Voltaremos com matéria completa sobre a Cerimônia.

MARÉ ALTA.

A Marinha Mercante Brasileira tem mostrado seu relevante papel nos momentos críticos da história mundial. Durante as duas grandes Guerras, mesmo com os navios torpedeados, tendo perdas acentuadas de vidas, não parou de cumprir sua missão.
No mais recente momento, com a pandemia de Covid-19, continuou suas atividades, fornecendo insumos às nações, não interrompendo suas operações, mesmo durante o pior auge, quando tivemos perdas generalizadas, incluindo marítimos. Cumpriu e cumprirá sempre o seu dever.

MARÉ BAIXA.

O trânsito na minha cidade é um dos piores já presenciados. Imagine na sua cidade também? Deve ter defeito.
Os piores são os motoqueiros, que não são motociclistas. Em um dos passeios, presenciei uma moto com uma criança à frente do piloto, além de uma senhora carregando duas crianças de colos atrás, com os dois braços ocupados, ou seja, cinco ocupantes. Como agravante todos sem capacetes e disputando espaço com outros veículos.
No mínimo são pessoas sem noção ou que não fazem questão de ter noção ou amor à vida. Isso ocorre devido minha cidade não ter fiscalização de trânsito, onde todos fazem o que querem e acham que estão corretos.

PASSADIÇO.

  • O Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva exercendo importante função para a nação brasileira como Conselheiro na ONU. Ele que foi Comandante do 4º Distrito Naval quando ainda era Vice-Almirante.
  • O Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho atuando na Antaq como um de seus Diretores. Recebeu o colunista quando exercia a função de Presidente do Tribunal Marítimo.
  • O Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva no Comando do CIAGA tem participado ativamente da formação dos futuros Oficiais da Marinha Mercante. Com certeza deixará um bom legado.
  • O Capitão de Mar e Guerra (IM) Marcos Antônio Souza de Assis muito feliz com a Cerimônia comemorativa ao Aniversário do Corpo de Intendência. Gentleman é gentleman.
  • O Capitão de Mar e Guerra (RM1) João Orlando Enes Prudêncio teve sua última missão, representando na Marinha do Brasil, como Comandante do CIABA, nossa tradicional “Universidade do Mar”.
  • O Capitão de Cabotagem Allan Moreira recentemente transmitiu o Comando do seu navio na Log In, onde cumprirá repouso merecido. Em breve alcançará a categoria de Capitão de Longo Curso.
  • O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Silva Carvalho recebeu importante homenagem de um Comandante. Em breve voltaremos com essa matéria.
  • O Capitão de Cabotagem Pedro Ferreira finalmente desembarcou do NT “André Rebouças” após cumprir as diversas missões ao longo de 2022 e 2023.
  • Outro que em breve também desembarcará é o Condutor Mecânico Gerson Berto Faustino. Estamos na torcida para que tudo ocorra bem.
  • O amigo jornalista Catete Fonseca receberá presente de colunista pela passagem do seu aniversário. Encontro será marcado.

NAVEGANDO

A Associação dos Profissionais da Marinha Mercante (APMM) vem cumprindo papel exemplar no sentido de auxiliar os aquaviários, que ficaram por longos tempos ausentes das funções, a renovarem seus certificados de competências e cursos necessários para embarques, através das provas do ERON e EROM. Nota 10.

O Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar) lançou a sua revista Unificar, Edição 56, com vários assuntos abordando o meio aquaviário e a classe que representa. Atualmente o Primeiro Presidente da instituição é o Capitão de Longo Curso Carlos Augusto Müller e o Segundo Presidente é o Sr. José Válido Azevedo da Conceição.

O Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM) fez excelente apresentação da instituição no Tribunal Marítimo neste mês de Março, através do seu Presidente, Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo. No próximo dia 05 de Abril, a Diretoria se reunirá para tratar assuntos envolvendo a Marinha Mercante.

Normas exigem autorização e raio de segurança para sobrevoo de drones em áreas portuárias. Legislação proíbe uso indevido de veículos aéreos não tripulados no complexo de Santos (SP), com o objetivo de evitar acidentes. O raio é de 9 quilômetros na área de influência do maior porto da América Latina.

Ministério de Portos e Aeroportos avalia que houve avanços durante tramitação no Congresso sobre o BR do Mar. Porém existem imperfeições a serem corrigidas para dar segurança ao crescimento do modal. Com isso, o Governo Federal avalia rever os pontos do programa e promete ouvir o setor.

ABAC afirma que as empresas estão prontas para demandas imediatas na cabotagem. Há perspectivas de crescimento para atividade nos próximos anos. Se isso realmente se concretizar, com certeza será um ganho para o setor e para o país, que necessita de incentivos para o modal aquaviário.

A Marinha do Brasil, através do Comando do 4º Distrito Naval, participou da Operação Ágata Norte entre os dias 07 e 20 de Março, em conjunto com órgãos da Segurança Pública do Pará, realizando fiscalizações em diversas cidades do interior como Abaetetuba, Igarapé-Mirim e Breves. A população agradece as presenças dos militares e servidores civis na luta contra os crimes e tráficos de drogas.

O Comandante Militar do Oeste, General de Exército Anísio David de Oliveira Júnior, visitou a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada em Resende (RJ), no dia 24 de Março. Houve formatura geral no Pátio Duque de Caxias e palestra para o Corpo de Cadetes.

No mês de Março, a Força Aérea Brasileira celebrou os 82 Anos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e o Dia do Especialista da Aeronáutica, em Cerimônia realizada na cidade de Guaratinguetá (SP). O evento teve a participação do Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

O colunista teve a grata indicação do Comendador Rodrigo Agostini para a Medalha Duque de Caxias, outorgada pela Ordem Maçônica dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira (OCIM). A honraria tem por objetivo comemorar o Dia do Soldado e homenagear os militares, civis e instituições que contribuem ou contribuíram com a Corporação do Alferes Tiradentes. Depois conto mais. (RM).