Alunos da EFOMM na Feira de Profissões no Centur.

CONVÉS PRINCIPAL – Feira de Profissões: oportunidade para conhecer a carreira na Marinha Mercante.

Alunos da EFOMM que participaram da Feira de Profissões.

O Centro Cultural e Turístico “Tancredo Neves” (Centur) recebeu no dia 25 de Março a Feira de Profissões contando com a participação dos Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA).
O evento, realizado anualmente pelo Sistema de Ensino Equipe, contou com a participação de aproximadamente 700 pessoas. Os Alunos da EFOMM tiveram destaque especial, esclarecendo aos jovens a forma de ingresso na Escola, sanando dúvidas, mostrando o dia a dia dos discentes e as instalações de nossa “Universidade do Mar”.
O objetivo da Feira de Profissões é informar, divulgar e orientar alunos, pais e professores acerca dos cursos ofertados nas universidades paraenses. (Colaboração e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Alunos da EFOMM do CIAGA visitam a empresa de navegação “Aliança”.

CLC Gondar palestrando para os Alunos da EFOMM.

No dia 23 de Março, os Alunos da Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) realizaram visita nas instalações de uma das grandes empresas de navegação que ostenta bandeira brasileira: a Aliança.
Os futuros Oficiais, que brevemente estarão embarcados nos navios, conheceram a estrutura organizacional da empresa, em seus diversos setores, sendo recebidos pelo Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.
O Comandante Gondar transmitiu suas experiências nos navios da Aliança, onde comandou por longo tempo, fazendo linhas do exterior, bem como a cabotagem.
Ao final, os Alunos agraciaram o Comandante entregando recordação da Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM) por esse dia memorável nas suas carreiras.

Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi” atraca em Georgetown – Guiana.

Comandante da Força de Defesa da Guiana acompanhado do Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, do Adido de Defesa na Guiana e comitivas.

A coluna tem acompanhado a missão do Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, pertencente ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.
Com 51 militares a bordo, a embarcação atracou na cidade Georgetown, Capital da Guiana, em 23 de Março, participando da Comissão “Caribex 2023”, cujo objetivo é contribuir com a política externa do país, por meio de visitas operativas a portos estrangeiros, e da realização de exercícios militares com Marinhas amigas da Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
O Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, Comandante do Grupamento, e o Capitão de Corveta Leandro Genú de Weck foram recebidos pelo Comandante de Defesa da Guiana, Brigadeiro Godofrey Bess, e pela Embaixadora do Brasil na Guiana, Marica Clara Duclos Carisio. (Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – 4DN).

Comportamento Seguro – Parte 1. Por 1ON Ricardo de Sá Mendonça.

Da teoria para a prática: Construindo segurança como valor.

  1. Refletindo sobre o fazer
    Para praticar, implementar, diagnosticar e intervir no campo do comportamento seguro é preciso mais do que boa vontade, uma intenção positiva e recursos financeiro. É preciso conhecer efetivamente os mitos e verdades que operam em torno do tema para poder migrar da “psicologia de senso comum“ para uma abordagem consciente e embasada.
    Para desenvolver uma sólida cultura de segurança é preciso que cada pessoa envolvida (escritório e embarcação) se coloque disponível para passar, individualmente, por uma transformação profunda na forma de ver-pensar-sentir-agir-interagir com sua vida e com seu trabalho.
    E neste caminho trilhado na vida real, com os pés no chão, encontramos uma série de desafios que somente a prática profissional e a vivência poderão nos revelar.

MARÉ ALTA.

As Forças Armadas, Forças de Segurança Pública e diversas Instituições Públicas e Privadas realizaram durante a semana vários eventos alusivos à conscientização do autismo. Esse é um assunto bastante delicado da qual a sociedade acordou e hoje busca maneiras de lhe dá com as pessoas que possuem esse tipo de especialidade.
Parabéns às iniciativas realizadas por todos.

MARÉ BAIXA.

Nos últimos dias, os jornais de diversos estados do país têm mostrados brigas entre alunos ocorrendo em escolas da rede pública de ensino. Isso é uma verdadeira tristeza, já que essas instituições nos ensinam sobre educação e socialização.
Mas o que está acontecendo? Vemos estudantes matando, esfaqueando, ferindo e agredindo outros, alguns por motivos mais banais que possamos escutar.
Infelizmente a educação familiar está no “zero”, ou seja, não existe, bem como estão falhando em vários assuntos. Lamentável que os pais não dão a educação e disciplina que tiveram no passado.

PASSADIÇO.

  • Agradecimentos a Professora Selma Grello que sentiu falta da coluna. Não paramos de escrever. Apenas reduzimos e em breve retornaremos normalmente com três edições durante a semana.
  • O Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior agora curtindo a aposentadoria ao lado de familiares, colegas e amigos. Ele que é um grande gentleman. Esperamos, futuramente, uma visita sua a Belém.
  • Outro grande Capitão de Mar e Guerra também curtindo a aposentadoria é o Fábio da Silva Andrade. Leitor de nossa coluna, sempre mantendo contato com o colunista.
  • Não esquecemos o Capitão de Mar e Guerra Aristide de Carvalho Neto, atualmente morando em nossa Cidade das Mangueiras. Ele esteve à frente da CPAOR, onde realizou grande trabalho.
  • O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Silva Carvalho já de volta ao batente no Comando do grande Suezmax “Machado de Assis”. Ele realizou um grande trabalho no NT “Henrique Dias”. Bom trabalho e bons mares nas missões.
  • O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar é um grande escritor. Lançou mais um de seus livros. Voltaremos com matéria sobre o assunto.
  • O Capitão de Longo Curso Carlos Augusto Müller, a frente da Conttmaf, vem atuando para que a Indústria Naval seja reativada. Isso será bom para o Brasil e para classe marítima.
  • O 1º Oficial de Náutica Daniel Moura, exercendo a função de Imediato na Log In, vem se mostrando grande expert em navegação astronômica, hoje esquecida por muitos, mas realizada por poucos que mantém as tradições.
  • Os Alunos do CIABA e do CIAGA vêm de grandes aprendizados quando o assunto é navegar pelos astros. Não a toa que as duas Escolas têm mestres conhecedores do assunto.
  • Arrisco, sem medo de errar: um dos melhores mestres em navegação astronômica são os Capitães de Longo Curso José Menezes Filho e Antônio Filo Creão Garcia.

NAVEGANDO.

A Frota da companhia “Hidrovias do Brasil” acaba de ser ampliada, visando mais eficiência e segurança, ao receber dois novos empurradores troncais de última geração em termos de tecnologia. As embarcações denominadas “HB Dourada” e “HB Mapará” serão responsáveis pela rota de Miritituba – Barcarena, no Pará.

A Navalshore AM, que ocorrerá entre os dias 24 e 26 de Maio, será perfeita para expandir negócios na região norte. Várias empresas mostrarão seus produtos e tem excelentes expectativas para negócios direcionados ao transporte fluvial e a cadeia logística.

O Estaleiro “Juruá” estará presente nessa Navalshore AM, com uma exposição institucional. Para essa empresa, a primeira edição da feira na região norte aquecerá a indústria naval na região amazônica. Soluções inovadoras seroa apresentadas e com certeza tem tudo para ser sucesso.

Uma grande empresa estatal pretende colocar cinco FPSO’s em operações nesse ano de 2023. E mais ainda, a companhia almeja investir em mais 18 unidades flutuantes nos próximos cinco anos. Estamos na torcida para que isso se concretize, já que nosso país tem grandes reservas de petróleo ainda não exploradas, além de ser especialista em extração nas grandes profundidades.

Nos dias 26 e 27 de Abril acontecerá o Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente promovido pela Ecobrasil. O evento será realizado no Hotel Mirador, em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). As inscrições se encerrarão no dia 15 de Abril. É o mais tradicional evento de meio ambiente da indústria marítima no Brasil.

As cidades paraenses de Santarém, Almeirim, Porto de Moz e Breves receberam a 2ª Campanha Educacional e de Conscientização sobre a Segurança da Navegação entre os dias 1º e 24 de Março, promovidos pelo Comando do 4º Distrito Naval e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Várias ações foram realizadas durante o evento.

No dia 02 de Abril, a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais realizou especial apresentação durante a Décima Edição da Caminhada de Conscientização do Autismo, na Praia do Leblon, no Rio de Janeiro (RJ). A caminhada é um evento anual que busca chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce e do apoio adequado às pessoas com autismo e suas famílias.

No dia 23 de Março, o Comando Militar do Norte inaugurou o Memorial Pracinhas da Amazônia como forma de valorizar a bravura e a coragem dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Mais de 700 soldados oriundos da região amazônica lutaram pela liberdade e pela democracia durante a Segunda Guerra Mundial.

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) da Força Aérea Brasileira (FAB), que fica em Barbacena (MG). Serão 140 vagas para ambos os sexos, sendo 28 vagas reservadas a negros. Para mais informações, consulte o site da FAB.

As edições da coluna Convés Principal estão reduzidas nas últimas semanas. Porém voltaremos com força total, com três edições semanais em breve. Aproveitamos para desejar a todos uma boa Semana Santa e Feliz Domingo de Páscoa. (RM).