Navio em manobra de atracação no Porto de Santana/AP

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Porto de Santana atrai investidores

A posição geográfica privilegiada e os incentivos fiscais proporcionados no Amapá seguem atraindo empresas interessadas em utilizar o Porto de Santana para promover negócios. Nesta quinta-feira, 13, o governador em exercício, Teles Júnior, recebeu no Palácio do Setentrião um grupo de empresários do ramo de aço que quer investir na importação de produtos pelo estado.
“Seguindo orientação do governador Clécio, dialogamos com investidores para viabilizar operações que possam incrementar a nossa economia. Neste caso, se importa para o Amapá, desembaraça essa mercadoria e distribui através da logística reversa para o restante do Brasil. O Amapá tem uma potencialidade de importar até 7% da demanda total do país de importação de aço”, apontou o governador em exercício.
Atualmente, os investimentos acontecem principalmente pelo Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. A mudança para o Porto de Santana prevê redução do tempo de espera para entrega dos produtos.
No encontro, os gestores conversaram sobre formas de o Estado contribuir com a operação e tornar mais atrativa a manutenção da prática no estado. Também participaram da agenda o secretário de Governo, Rodolfo Vale, e representantes da Agência Amapá e da Receita Estadual.

Exército recebe comitiva francesa no Oiapoque

General de Exército Vinicius e Ten. Coronel de Infantaria George Alberto com senadores franceses.

A 22ª Brigada de Infantaria de Selva, que tem como comandante o General de Brigada Vinicius, por intermédio do Comando de Fronteira Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva, recepcionou, no dia 15 de abril, uma comitiva de senadores, diplomatas e militares franceses, na Companhia Especial de Fronteira de Clevelândia do Norte, no município de Oiapoque/AP.
A comitiva francesa era liderada pela senadora Joëlle Garriaud-Maylam, presidente da Assembleia Parlamentar da OTAN, além de membro do Comitê Permanente do Senado francês para Relações Exteriores, Defesa e Forças Armadas.
Na oportunidade, a comitiva francesa pôde conhecer o Posto de Comando Combinado da Operação JARARACA, ocupado por militares brasileiros e franceses, que, de forma coordenada e integrada, executam ações com o objetivo de coibir a ocorrência de crimes transfronteiriços e ambientais ao longo da calha do Rio Oiapoque.
Além da visita ao Posto de Comando Combinado, a comitiva verificou a execução de um posto de controle e interdição fluvial, no Rio Oiapoque, e participou de instruções de noções básicas de sobrevivência na selva.

Mares & Rios

Retornaram ao Brasil, no dia 12, o Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel” e o Navio Polar “Almirante Maximiano”, após seis meses navegando no oceano austral, durante a 41ª Operação Antártica. Desde outubro de 2022, os dois navios da Marinha do Brasil (MB) realizaram apoio à pesquisa e abasteceram a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), além de terem feito o reconhecimento dos marcos toponímicos (nomes geográficos) locais que homenageiam personalidades brasileiras, atribuídas em 1908, como as ilhas Cruls, o Monte Rio Branco e o Pico Almirante Alexandrino de Alencar.

Na sexta passada, a Força Aérea Brasileira (FAB) encerrou sua participação em mais uma edição da LAAD Defense & Security, a maior e mais importante feira de Segurança e Defesa da América Latina. Após quatro anos, a Feira atingiu números recordes de público. Foram mais de 45 mil visitantes, 300 expositores e 162 delegações. A FAB participou com um estande estratégico, onde foram expostas as maquetes das aeronaves F-39 Gripen e KC-390 Millennium.

A Stella Tecnologia, fabricante de aeronaves não tripuladas, apresentou no Rio de Janeiro/RJ, o Albatroz, um drone de perfil militar concebido para operações embarcadas. O aparelho é o segundo produto da empresa com sede em Duque de Caxias/RJ, depois do Atobá. O Albatroz foi apresentado no contexto da feira de defesa e segurança LAAD 2023, na capital fluminense, embora a Stella não estivesse presente com suas máquinas no evento.

Nesta quinta, 20, acontecerá a solenidade de Passagem do Cargo de Comandante Militar do Norte. Após oito meses à frente do CMN, o General Costa Neves segue para o Comando Militar da Amazônia (CMA), em Manaus/AM. O General Luciano Guilherme Cabral Pinheiro assume o cargo. Na véspera(19), será celebrado o Dia do Exército, em Belém, com uma cerimônia do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2ºBIS), às 9h30. Na ocasião, personalidades civis e militares serão agraciadas com as medalhas do Exército Brasileiro, do Serviço Amazônico, Medalha Pacificador e Ordem do Mérito Militar.

A Diretoria das Voluntárias Cisne Branco (VCB) Seccional Belém realizou, no último dia 15, no Clube Veleiro, a Páscoa Beneficente da Família Naval. Foi uma manhã de muita diversão e alegria, com contação de história e brincadeiras para as crianças. A entrega dos ovos de Páscoa foi feita pelos próprios coelhinhos. Os voluntários da VCB Belém trabalharam com dedicação e amor para proporcionar esse momento às crianças da Família Naval.

A semana comemorativa dos 375 anos do Exército Brasileiro começou domingo, com a apresentação cultural da Banda de Música do Comando Militar do Norte, do regente 1º Tenente Pereira (foto), no Shopping Bosque Grão Pará, em Belém. O repertório traz obras regionais, como o clássico “Foi Assim”, de Paulo André e Ruy Barata, além do famoso carimbó chamegado de Dona Onete. Composta por 50 integrantes, a Banda também se destaca pela versatilidade dos músicos militares que, além de desempenhar funções nos quartéis, tem uma vida dedicada a ensaios (LOP).