General Wellington, Vice-almirante Capistrano, General Costa Neves e Contra-almirante Carlos Roberto.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comando Militar do Norte celebra 375 anos do Exército

Major Brigadeiro Nogueira e General Costa Neves

A celebração, em Belém, aconteceu ontem, em Belém, no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2ºBIS). Na ocasião, 45 personalidades civis e militares foram condecoradas por merecimento e reconhecimento aos serviços prestados à sociedade paraense e ao Exército Brasileiro, com as seguintes Medalhas: Ordem do Mérito Militar (OMM), Exército Brasileiro (MEB), Serviço Amazônico (MSA) e Medalha Pacificador.
Foram agraciados o Major-brigadeiro Nogueira, o Contra-almirante Carlos Roberto, o cantor paraense e veterano do Exército Brasileiro, Aurino Quirino, o Pinduca, Mario Martins Jr., Graciete Maués , Carlos Xavier, entre outros.
Durante o evento, o Comandante Militar do Norte, Gen Ex Costa Neves, fez a leitura da Ordem do Dia e exaltou a coesão e o permanente estado de prontidão da tropa, bem como a integração do Exército com a população brasileira.

Grupo Atlântica Matapi e Oléa/Cevital abrem nova rota para o Mediterrâneo

Adam Iskounen, diretor-geral da Oléa/Cevital no Brasil e Relton Osvaldo Pinto, presidente do Grupo Atlântica Matapi: parceria por uma nova rota para o Mediterrâneo.

O Grupo Atlântica Matapi, especialista em soluções logísticas na Amazônia, foi escolhido pela Oléa/Cevital para planejar, executar e distribuir, pelos próximos 10 anos, as matérias-primas de uma nova cadeia produtiva que irá se estabelecer em Barcarena, no Pará, e ainda atenderá demandas de uma rota comercial inédita para o Brasil.
A Oléa é uma subsidiária da Cevital, o maior conglomerado privado da Argélia – país localizado no norte da África com grande importância comercial na costa do Meriterrâneo -, que tem participações no setor agroalimentar, varejo, indústria e serviços. Atualmente, é a principal compradora de açúcar do Brasil. A empresa vai construir, em 2023, um parque industrial em Barcarena, com investimentos previstos em 4 bilhões de reais, e gerar dois mil empregos diretos e outros três mil indiretos.
“Vamos começar com uma esmagadora (instalação industrial que processa grãos, geralmente soja, para produzir óleo e farelo), uma refinaria de óleo vegetal, uma fábrica de ração, uma fábrica de margarina e, possivelmente, uma fábrica de chocolates, aproveitando uma matéria-prima que cada vez é mais abundante no Estado, o cacau”, revelou Paulo Hegg, diretor de desenvolvimento de negócios da Oléa/Cevital no Brasil.
Além das indústrias, a empresa vai investir em cinco portos privados no Arco Norte – Outeiro, Vila do Conde, Santarém e Miritituba, no Pará, além de Santana, no Amapá – utilizando o potencial do transporte fluvial da Amazônia e reduzindo custos logísticos, tempo de viagem e distância até porto de Béjaïa, na Argélia.
“São 7 ou 8 dias ao invés de 16 ou 17 (em comparação aos portos de Santos/SP e Paranaguá/SC). É praticamente metade do tempo. Estamos ganhando do ponto de vista da navegação, custo logístico, retorno dos navios e proximidade do nosso porto”, comemorou Adam Iskounen, diretor-geral da Oléa/Cevital no Brasil.
As atividades desenvolvidas pela Oléa/Cevital abrirão, ainda, novas relações comerciais para beneficiar produtores brasileiros, especialmente os de soja. Inicialmente, a empresa argelina exportará fertilizantes para atender uma demanda crescente da agricultura brasileira, principalmente nos estados do Centro-Oeste. Por outro lado, com a implantação de uma gigantesca esmagadora na Argélia, em junho, com capacidade de processar 45 mil toneladas de cereais por semana, será necessário importar cerca de 3,5 milhões de soja por ano para a produção de farelo e óleo de soja, e óleos de girassol, canola e amendoim, na costa do Mediterrâneo.
“Alinhados com a missão e a visão da Oléa/Cevital, a gente desenvolveu uma solução logística integrada para prover o transporte rodofluvial de cargas para os portos do Arco Norte, carregando navios com até 60 mil toneladas e, ao mesmo tempo, trabalhar na importação de fertilizantes. É uma satisfação apoiar a implantação da Cevital, através da Oléa, na Amazônia, e contribuir para o desenvolvimento da nossa região”, concluiu Tiago Pinto, vice-presidente do Grupo Atlântica Matapi.

Mares & Rios

Os 1.200 delegados de polícia do Estado, sendo 900 em atividade e 300 aposentados, irão desfrutar de uma nova sede social em Marituba. Com 10 mil m² de área, oferece piscinas, quadras de esporte, espaço de eventos e playground. Os presidentes do Sindicato e da Associação dos Delegados, Maria José Moraes e João Moraes, respectivamente, criaram um happy hour para delegados aos finais de semana, na sede executiva da Associação, na Arcipreste, próxima à Secretaria de Segurança do Estado.

No dia 17 de abril, o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano, presenteou o 2ºSG-FN-IF Carlos Rodrigues Lopes da Rocha, militar do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib), com uma espada depois de ter sido aprovado em 1º lugar no Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais Auxiliares da Armada e de Fuzileiros Navais (CA-AA/AFN/2022), obtendo a maior nota do Brasil.

Um importante marco para a Aviação Naval foi atingido pelo Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan), ao ter todos os modelos de aeronaves da Marinha do Brasil (MB) cumprindo simultaneamente manutenção em seus hangares. Próximo de alcançar sua capacidade máxima, o Grupo atua em 13 aeronaves. A Marinha ressalta que a tripulação do GaerNavMan dedica-se diuturnamente no desenvolvimento de soluções de engenharia, otimização de recursos humanos e materiais a partir do uso comum entre projetos.

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participou na última terça-feira, da VIII Reunião Ministerial da Zona de Paz e de Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS), em Mindelo, Cabo Verde. Na ocasião, reiterou a importância do Atlântico Sul como área de paz e cooperação, fonte de prosperidade para os povos da região. Após dez anos sem reuniões de alto nível no âmbito da iniciativa, o encontro em Mindelo possibilitou a adoção de declaração e plano de ação, que enunciam ações concretas de cooperação entre os membros do agrupamento.

O Brasil ofereceu-se e foi escolhido para sediar a IX Reunião Ministerial da ZOPACAS, em 2026, no marco dos 40 anos da iniciativa. A Marinha do Brasil foi representada pelo Chefe do Estado-Maior da Armada da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha Menezes, que lidera ampla delegação de oficiais a esta reunião, sinalizando a importância estratégica que a Armada atribui à cooperação na área de operações navais no Atlântico Sul.

O foto jornalista Celso Lobo, servidor efetivo da Assembléia Legislativa do Pará (Alepa) desde 1985, é o mais novo “imortal” da Academia Paraense de Jornalismo (APJ). Ele assumiu a cadeira nº 11, cujo patrono é Adolfo Oliveira. A cerimônia de posse ocorreu na noite desta segunda-feira (17), na Academia Paraense de Letras (APL). Ele foi condecorado também com a Outorga da Medalha do Bicentenário da Imprensa no Pará e Honra ao Mérito. Celso Lobo é amigo do colunista desde os tempos de estudante, quando cursamos científico no Colégio Estadual Deodoro de Mendonça (LOP).