Leandro Lima (primeiro tenente AM), Adilson Toledo (capitão tenente AM), Marlow Yalaya (comandante), Ernesto Molinas (engenheiro Unipilot) Jimmy Frugalidad (Imediato), Denis Maués (técnico Unipilot), Leandro Caiffa e Alvim Spinola.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Duke Santos faz viagem histórica no Rio Amazonas

Na última quarta-feira (19), aconteceu a primeira viagem pela Barra Norte do Rio Amazonas com um navio com o calado de 11.80 metros. A viagem histórica foi realizada com o navio “Duke Santos” de 229 metros de comprimento e carregado com 45.000 mil toneladas de soja embarcada no porto da Cargill na cidade de Santarém, com destino a Lisboa. O serviço de praticagem foi executado pelos Práticos Leandro Caiaffa e Alvim Spinola, membros do Conselho Técnico da Unipilot.
Este marco só foi possível por conta da implantação do calado dinâmico para navegar com segurança no Canal do Curuá e Arco Lamoso da foz do Rio Amazonas, com calado superior a 11.50 metros, com trabalho coordenado pelo Comando do 4º Distrito Naval, Capitania Fluvial de Santarém e Conselho Técnico da Cooperativa Unipilot, que congrega os Práticos da Bacia Amazônica (ZP-01).
Para atingir este calado recorde, foi necessário estudos e investimento por parte da Cooperativa Unipilot, como a instalação de eletroímãs no costado do navio Duke Santos para suporte de ecobatímetro de dupla frequência externo, a fim de aumentar a precisão das medições de profundidade durante a travessia.
Já foram realizadas 95 viagens na Barra Norte do Rio Amazonas de navios com calado superior a 11.50 metros, sendo 13 navios como teste e 82 autorizados pela Autoridade Marítima. O próximo passo será realizar viagens com o calado de 11.90 metros, a meta dos estudos de implantação do calado dinâmico.

General Luciano Guilherme assume Comando do CMN

Major Brigadeiro Nogueira e esposa Carla, Vice-almirante Capistrano e esposa Elaine.
Luiz Omar, Nazareno Nogueira, General Paulo Sérgio, Marcos Aurélio, General Guilherme e Tulio Cei.
General Negraes, General Tomás, Luiz Omar e General Guilherme.
General Costa Neves e Carlos Alberto Bonatelli, diretor de jornalismo e esporte da TV Liberal.

Em solenidade realizada no quartel do 2° Bis e presidida pelo Comandante do Exército General de Exército Tomás Paiva, o General Luciano assumiu o Comando Militar do Norte, em substituição ao também General de Exército Costa Neves, que foi designado para ser o Comandante Militar da Amazônia. O CMN, que este ano completa dez anos de implantação, terá o General Luciano como sétimo comandante, antes dele foram comandante os Generais de Exército Ferreira, Barcellos, Paulo Sergio, Negraes, Chalella e Costa Neves.
A solenidade contou com a participação de membros das Forças Armada, Forças Auxiliares, do Judiciário, da Igreja, Adesg, Soamex, Soamar, Colégio Militar e um grande número de convidados da sociedade civil paraense .
Participaram da Solenidade os três últimos comandantes Militares do Norte, os Generais Paulo Sergio, Negraes e Chalella, Major Brigadeiro Nogueira Comandante do 1º COMAR, Vice-Almirante Antonio Capistrano, Comandante do 4º Distrito Naval; Coronel Dilson Júnior, Comandante da Polícia Militar do Pará; Contra-Almirante Carlos Roberto CEM do 4 DN, General de Divisão; Álcio Costa, Comandante da 8ª Região Militar, os Desembargadores Leonam Cruz e Mairton Carneiro.

Mares & Rios

Hoje, a Confraria de São Jorge de Mosqueiro realiza o 13º Festejo de Jorge Guerreiro da Ilha. O evento inicia com uma missa a ser celebrada na Capela do Sagrado Coração de Jesus no Chapéu Virado, em seguida uma carreata e almoço na Beira Rio do Farol. O colunista agradece o convite e confirma presença.

Ainda sobre a cerimônia alusiva aos 375 anos do Exército Brasileiro, registramos a entrega da comenda a Carlos Xavier, presidente da Faepa. Registramos ainda a presença das assessorias de Comunicação do Exército e Forças Aérea.

General Costa Neves e Dr. Carlos Xavier
Tenente Brenda e Tenente Rafaella (FAB), Tenente Thamires e Coronel Blondé (CMN).

A Brigada Foz do Amazonas, comandada pelo General de Brigada Vinicius, celebrou o Dia do Exército Brasileiro e o Dia dos Povos Indígenas. A Guarnição de Macapá celebrou o Dia do Exército Brasileiro e o Dia dos Povos Indígenas, em 19 de abril, no Quartel-General da 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), “Brigada Foz do Amazonas”. Com o objetivo de cultuar os valores e as tradições do Exército Brasileiro e enaltecer a cultura cívico-patriótica de nosso país.

Já estão abertas as inscrições para a Corrida e Caminhada do SESI 2023. Toda a programação terá largada e chegada no Portal da Amazônia, em Belém. As inscrições podem ser realizadas on-line no site www.sesipa.org.br oupresencialmente, no prédio do Sistema FIEPA (Trav. Quintino Bocaiúva, 1588. Bairro: Nazaré), das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 28 de abril. A prova acontece 1 de maio.

A Unama concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao professor Octávio Avertano de Macedo Barreto da Rocha, em cerimônia bastante concorrida. Na imagem, Avertano, com a insígnia, está acompanhado da esposa Nalva, José Fernando, Poliana, Carol e Caio.

Mais um paraense ocupa cargo de destaque nacional. O advogado Rodrigo Mendes assumiu a Superintendência de Operações e Meio Ambiente do Porto de Santos, por onde escoa 1/3 do PIB brasileiro, gerando mais de 31.000 empregos e concentrando 26,5% do comércio internacional. São cerca de 60% dos embarques e desembarques internacionais do estado de São Paulo. Rodrigo Mendes desfruta de prestígio nacional e sólida experiência no setor, tendo atuado como Secretário Nacional dos Portos e Diretor da CDP. (LOP).