Em reunião na noite da última segunda-feira (24), em Brasília, na Comissão de Serviços de Infra estrutura do Senado Federal, com duração de quase três horas e com presença de aproximadamente 40 pessoas representando diversas entidades, e com discussões acaloradas, o relator do Projeto de Lei nº877 de 2022, de autoria do Senador Nelsinho Trad, o senador Weverton apresentou emenda retirando do texto o artigo 15-D, onde as embarcações com mais de 500 toneladas deveriam solicitar serviços de praticagem..
Segundo o relator, a emenda visa proteger a navegação interior da cobrança dos serviços de praticagem, atendendo aos anseios de todos os parlamentares das regiões Norte e Nordeste, que trabalharam para garantir que, em nenhuma hipótese, a regulamentação dos serviços de praticagem resultasse no aumento de custo dos fretes da navegação fluvial, tampouco no transporte de passageiros.
O senador Weverton quer colocar o PL em votação ainda esta semana, por acreditar que representa a volta da tranquilidade no setor fluvial, que atravessa bom momento, e é o responsável pelo sucesso e crescimento dos portos do Arco Norte.
Governo promove 496 militares do Corpo de Bombeiros do Pará
O governador Helder Barbalho participou, na manhã desta quarta-feira (26), da solenidade de promoção dos 496 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). O evento foi realizado na sede da corporação, em Belém, e reuniu autoridades civis e militares, além de familiares e convidados dos promovidos.
O evento de formatura celebra a promoção de 48 oficiais e 448 praças, totalizando 496 Bombeiros Militares. “Hoje, é a maior promoção da história do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Um reconhecimento aos colaboradores que doam suas vidas para proteger a população e salvar vidas. Neste momento, nós estamos promovendo 496 militares bombeiros do Pará. Deste total, 90% são praças que estão na base e trabalham todos os dias salvando vidas”, destacou o governador Helder Barbalho.
O chefe do poder Executivo estadual paraense também relembrou a valorização dos militares bombeiros com o Projeto de Lei enviado para Assembleia Legislativa que prevê aumentar a remuneração dos integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar por meio do escalonamento vertical do círculo de Praças e Praças Especiais.
“O maior valor de uma instituição é o seu recursos humanos e hoje a tropa está em festa. Mais de 90% da base de nossa tropa sendo promovida hoje. Representa valorização dos servidores. Essa é a maior promoção da história do Corpo de Bombeiros”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Jaime Benjó.
Mares & Rios
Hoje tem eleição no Cassazum. Os integrantes da Chapa 01, “Juntos Somos Mais Fortes e Unidos Somos Melhores” dos suboficiais da Aeronáutica, João Ribeiro e Katia Simone Romano Mata, candidatos a presidente e vice-presidente, estão recebendo várias adesões dos associados em razão do cronograma do trabalho que pretendem executar. O atual presidente Suboficial, Yedo Mendes, vem trabalhando, incansavelmente na campanha e mostrando aos associados que a vitória de João e Katia dará continuidade aos trabalhos realizados durante o período que esteve à frente do clube.
Em busca do desenvolvimento da liderança e aprimoramento técnico de militares, o 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) realizou, no período de 17 a 20 de abril, a Operação Munduruku II. O exercício de adestramento de técnicas, táticas e procedimentos no nível Pelotões (Pel) foi destinado aos integrantes da 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva, subunidade que participará do Exercício CORE (Combined Operation and Rotation Exercise), junto com o Exército dos Estados Unidos da América (EUA).
A população do município de Muaná, na região do Marajó, tem um novo Terminal Hidroviário. O Governo do Estado entregou, ontem, o local reconstruído e ampliado para garantir maior conforto e segurança no embarque e desembarque para os mais de 40 mil moradores locais e também visitantes da cidade. É mais desenvolvimento para a região do Marajó.
Estão abertas, até o dia 5 de maio, as inscrições para o processo seletivo voltado à formação de cadastro reserva de militares temporários nos estados do Pará, Amapá e Maranhão. As inscrições são gratuitas. Os interessados devem entrar no site da 8ª Região Militar (www.8rm.eb.mil.br), para acessar os editais, que contém as fases, datas dos processos e as áreas de interesse da Força Terrestre nos estados. A seleção é destinada ao preenchimento de vagas de oficiais (ensino superior), sargentos (ensino médio/técnico) e cabos (ensino fundamental), de diferentes áreas.
Para concorrer à vaga de oficial, o profissional precisa ter, no mínimo, graduação. Para ser sargento é exigido o nível técnico. E para cabo, o ensino fundamental e o curso profissionalizante da área que o habilite à inscrição. Todos os cursos devem ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
No último dia 20, o CLC Dayvison Lima e o OM Isardy Miranda proferiram palestra aos alunos da EFOMM-CIABA sobre ambiência de bordo nas navegações de Apoio Marítimo, Cabotagem e Longo Curso. Presente no evento, o representante do SINDMAR, Darlei Pinheiro, fez breve explanação da importância da profissão para o Brasil, formação técnica acompanhada da visão de mercado, a importância da interlocução com a entidade sindical representativa para saber o que está acontecendo nas relações de trabalho e na estrutura de proteção do marítimo (LOP).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Capitão dos Portos.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – “Mangueirão, às vésperas de seus 47 anos”.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha tem apoio da Petrobras e Transpetro em buscas no Tocantins.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Roraima terá energia de Tucuruí.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Base Aérea de Belém tem novo comandante.