CMG Ondiara, Luiz Omar, Vice Almirante Capistrano, Barbeito e CC Filipe Campos.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Inspeção Naval

Jantar de encerramento da comissão do N/A Pará

Em viagem de três dias, entre Belém (PA) e Santana (AP), o Navio Auxiliar Pará, comandado pelo Capitão de Corveta Filipe Santos, realizou uma Inspeção Naval de caráter administrativo. Vale destacar que o “Pará” é o navio Capitânia do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, com tripulação composta por 57 militares, sendo oito oficiais e 49 praças.
O Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano, estava a bordo. E foi sua primeira viagem de navio na Amazônia. Chamou sua atenção, tanto a beleza quanto a complexidade da região dos Estreitos de Breves, em especial a navegação nos canais de Breves e Tajapuru.
O Navio Auxiliar “Pará” tem capacidade de realizar várias missões dentro da área de Jurisdição do 4º Distrito Naval, como viagens de apoio a outros órgãos do poder público; destaca-se nas Operações de Ações Cívico-Social, já que é equipado com consultórios dentários e oftalmológico; laboratório para realização de exames, aparelho de ultrassonografia e mamografia e sala para pequenas cirurgias.
Participaram da comissão, ainda, o CMG Ondiara, Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte; os CF De Azevedo, Encarregado de Operações do Distrito; Mercês, CEM do Grupamento; Vitorino, Vice-Diretor do CeIMBe; os CC Mario, ajudante de ordem do Almirante; e Santos Marques, Assistente do Almirante. Como convidados, representando a Soamar-Pa, Jorge Barbeito, Superintendente da Praticagem Barra do Pará, e o colunista Luiz Omar Pinheiro.

Vice-Almirante CAPISTRANO visita o Amapá

CMG. Ondiara, Silvino Dalbo, Desembargador João Lages, Vice-Almirante Capistrano, General Vinicius, Glauco Cei e CF Reis
CF Reis, Capimar Amapá, Vice-Almirante Capistrano, Prático Adonis Passos e CMG Ondiara.

O Comandante do 4° Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano, cumpriu agenda oficial no Estado do Amapá. Ainda a bordo do Navio Auxiliar “Pará”, recebeu, para um Almoço junto com os oficiais, o General de Brigada Vinicius, Comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, o Desembargador Lages, Presidente do TRE-AP, além de Glauco Cei e Silvino Dalbo, presidente e vice-presidente da SOAMAR-AP.
Em seguida, Capistrano visitou a Atalaia Coordenada de Atendimento dos navios em Fazendinha, da Cooperativa Unipilot, que congrega os Práticos da ZP-01, onde foi recebido pelo Presidente Adonis Passos. O prático mostrou ao Almirante todo o sistema de monitoramento dos navios que operam na ZP.
À noite, com a presença do Governador Clecio Vieira, participou de um jantar oferecido pela Soamar Amapá.

Mares & Rios

No dia 11 de junho, será realizada a Corrida da Batalha Naval do Riachuelo, uma das mais tradicionais corridas de rua de Belém. O evento vai comemorar os 158 anos da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha. Promovida pelo Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) e organizada pelo 2ºBatalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib), estima-se a participação de mais de 2.000 atletas, divididos entre os pelotões representativos das organizações militares das Forças Armadas e Auxiliares e o público em geral, nas categorias masculino e feminino.

As jovens e talentosas Tenentes Rafaella e Larissa (foto), que fazem parte da equipe de Comunicação Social do Primeiro Comando Aéreo Regional – l COMAR, foram promovidas na última semana ao posto de Primeiro Tenente. A coluna parabeniza as brilhantes Oficiais.

Nesta semana, foi realizado o curso de Atualização de Práticos (ATPR) no Centro de Instrução Graça Aranha no Rio de Janeiro (foto). A praticagem da ZP-01 estava representada por três práticos como alunos (Castro Alves, Dantas e Reginaldo) e um Prático como instrutor (Muelbert), além destes tinha práticos de Vitória, Santos, Rio de Janeiro e ZP-02. O curso é importante para que os práticos se atualizem e conheçam novas tecnologias e equipamentos como ECDIS, Azi-pods, Dinamic Positioning, além de treinar situações de emergência e estudo de casos de acidentes passados para evitar problemas futuros.

A Esquadrilha da Fumaça realizou, na última sexta, a apresentação de número 4 mil. O evento histórico aconteceu na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul, no parque de Balonismo. O Esquadrão de Demonstração Aérea, nome oficial da esquadrilha, completa 71 anos em 2023, sendo o segundo time militar de demonstração aérea mais antigo do mundo, ficando atrás apenas dos Blue Angels, da Marinha dos EUA.

O conceituado restaurante Ô Chalé, em Ananindeua, realizou uma grande ação na última quinta-feira. O jovem empreendedor Madson Sousa teve a ideia de promover um casamento comunitário e presentear casais com toda a festa – desde os cuidados com a noiva até o buffet. Mais de 600 casais se inscreveram. Ao todo, foram quatro casais selecionados: Alina Santos & Renan Moraes (foto); Rosany Costa & Ivan Martinho; Auta Barros & Júlio Mora; e Glaucilene Teixeira & Darlam Magalhães.