Terminal de Mosqueiro é inaugurado no Dia do Trabalhador

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Novo Terminal Hidroviário de Mosqueiro inaugurado

Nesta segunda-feira, foi inaugurado o terminal hidroviário de Mosqueiro (antigo Trapiche da Vila). Com investimento de cerca de R$ 7 milhões, a Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) do distrito vai facilitar o transporte de cargas fracionadas e dará suporte ao abastecimento de mantimentos para os navios fundeados no rio Pará que aguardam atracação no Porto de Vila do Conde, gerando emprego e renda para o distrito.
A partir deste momento, a ilha passa a ter duas opções de entradas – a tradicional pela estrada e, agora, pelo rio. O raio de intercâmbio ainda foi ampliado para Marajó, Barcarena e região, e municípios da Amazônia Atlântica.
O terminal ainda é o primeiro ponto de parada para todo transatlântico entrar no rio Pará. O local está aberto à visitação pública desde o início do mês passado e a expectativa é de incorporar o espaço aos demais elementos turísticos da praça da Vila, como a tapiocaria, a igreja Matriz e o Mercado Municipal de Mosqueiro.

Soamar-AP homenageia vice-almirante Capistrano

Luiz Omar, CF Reis, João Lages, Glauco Cei, Janete Capiberibe, Almirante Capistrano, João Capiberibe, Rocha Bala e General Vinicius.
CC Mário, CF Mercês, CMG Ondiara, Luiz Omar, Adonis, Jorge Barbeito e CC Filipe Santos.
Vice Almirante Capistrano e Glauco Cei Soamar-AP.

Em meio um jantar realizado na noite da última sexta-feira (29), no restaurante Estaleiro, a Sociedade dos Amigos da Marinha do Amapá (SOAMAR-AP), que tem à frente Glauco Cei e Silvino Daibo, presidente e vice-presidente, prestou homenagem ao Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Capistrano, que esteve na capital do Amapá durante o encerramento da Inspeção Naval de caráter administrativa realizada a bordo do Navio-Auxiliar “Pará”.
Em uma noite agradável, o Vice-Almirante Capistrano recebeu cumprimentos de militares, membros da sociedade e políticos. Estiveram presentes o ex-senador Capiberibe e a esposa e ex-deputada federal Janete; o prefeito de Santana, Rocha Bala; o comandante da 22ª Brigada Foz do Amazonas, General de Brigada Vinicius; o Capitão dos Portos do Amapá, CF Reis; o Desembargador Presidente do TRE-AP, João Lages; o Presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Tork; além de Jorge Barbeito e Luiz Omar Pinheiro, representantes da SOAMAR-AP.
Capistrano foi agraciado com artesanatos e um belo brasão do SOAMAR-AP. No final do encontro, agradeceu a acolhida e prometeu voltar à “terra do manganês” em outras oportunidades.

Mares & Rios

Pedro Blois, José Fernando e Eugênia Santos

Diferentemente de anos anteriores, a Cosanpa fechou acordo coletivo com os Sindicatos dos Urbanitários e dos Engenheiros com vantagens salariais aos mais de 1.500 trabalhadores da Companhia. Por decisão do governador Helder Barbalho, o presidente José Fernando Gomes Jr abriu diálogo com as lideranças sindicais desde, em fevereiro, e conseguiu, na última semana, assinar o documento evitando as antigas greves que causavam desgastes e prejuízos.

MN Queiroz, MN Trindade, SO Amaral, 2T Gustavo Queiroz, SG Luciano, SG Augusto, CB Cruz. Equipe da cozinha, comandada pelo Sargento Damasceno (ao centro).

A coluna não poderia deixar de fazer referências aos serviços da turma de câmara do N/A Pará durante a viagem de Inspeção Naval de caráter administrativo entre Belém e Santana, no Amapá. O cardápio foi elaborado pelo Sargento Damasceno, foi bastante elogiado, assim como a equipe de taifeiros responsáveis pelo serviços das refeições na Praça D’arma, supervisionada pelo Segundo Tenente Gustavo Queiroz.

O secretário de educação, Rossieli Soares e o prefeito de Soure Guto Gouvea.

O programa do Governo do Estado, Alfabetiza Pará, foi lançado oficialmente em Soure, no Marajó, com a presença do secretário estadual de educação, Rossieli Soares, e de prefeitos da região. O programa pretende dotar as prefeituras de ferramentas técnicas, pedagógicas e financeiras junto aos alunos de 1° a 5° série, de forma que todas as crianças saibam ler e escrever aos 8 anos.

Terminou no fim de semana a Operação “Estreitos”, realizada pela Marinha do Brasil, na área que interliga o rio Amazonas ao rio Pará, na região Norte. O Aviso-Auxiliar “Breves”, em conjunto com uma Lancha de Ação Rápida, conduziram ações preventivas e repressivas contra infrações ao Regulamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, delitos transfronteiriços e crimes ambientais.

Durante a operação, que teve início no dia 19 de abril, as ações de patrulhamento resultaram em 53 embarcações abordadas, das quais 20 foram notificadas e 10 foram apreendidas. Destaca-se a apreensão total de 584 metros cúbicos de madeira ilegal e de um comboio que transportava, de forma irregular, mais de 2.200m³ de madeira, representado risco à segurança da navegação. A operação contou com o apoio de uma equipe de fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS), que realizou a medição da carga apreendida.