CMG Ondiara, Superintendente Delcimar Viana, Ministra da Saúde Nisia Trindade, Vice-almirante Capistrano e CMG Hélio Júnior.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Ministra da Saúde recebe Comandante do 4º Distrito Naval

No dia 07 de junho, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, recebeu no gabinete do Ministério, em Brasília, o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano, que estava acompanhado do Chefe da Assessoria de Relações Institucionais do Gabinete do Comandante da Marinha, Capitão de Mar e Guerra Hélio Branco Moreira Júnior, do Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, do Superintendente do Ministério da Saúde no Estado do Pará, Delcimar de Souza Viana.
Durante a audiência, vários assuntos de relevante importância foram tratados, dentre eles, a construção do primeiro Navio de Assistência Hospitalar da Amazônia Oriental, o NAsH “Anna Nery”, que está com sua previsão de incorporação em 2024. Além disso, os Programas de Ações Cívico-Sociais (ACiSo), que são realizados quatro vezes ao ano pela Marinha do Brasil em benefício da saúde da população ribeirinha, com apoio do Ministério da Saúde.

PM realiza mega simulação

Parte dos Oficiais que estiveram na mega simulação.

A Polícia Militar, que tem como Comandante Geral o Coronel Dilson Júnior, realizou na noite da última terça-feira (6), no município de Marabá, região sudeste do Estado, uma mega simulação de ataque criminoso na modalidade “Novo Cangaço”.
Mais de 120 policiais militares participaram da simulação, que contou com reféns fictícios, tiros de festim e bombas tipo charuto (bombas de São João) para expressar, da forma mais realística possível, como seria na prática uma situação real de um ataque criminoso que quadrilhas invadem cidades, geralmente em áreas de pouco efetivo policial, para assaltar agências bancárias e empresas de transporte de valores.
O efetivo policial escalado para a simulação contou com militares do Departamento Geral de Operações (DGO), Comando de Missões Especiais (CME), Comando de Policiamento Regional II (CPR II), Batalhão de Rondas Ostensivas Motorizadas (ROTAM), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Grupo de Patrulhamento em Ambiente Rural (GPAR), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP), Assessoria de Comunicação (ASCOM), além do apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU).

Militares do Exército realizarão exercícios para certificação da tropa

120 viaturas vão participar do FORPRON

A partir da próxima segunda-feira (12), o Comando Militar do Norte (CMN) e o Centro de Adestramento-Leste (CA-Leste) realizam um exercício, em Marabá, para certificar a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª BdaInfSl) como uma ‘Força de Prontidão Operacional’ (FORPRON). As atividades vão até dia 30 de junho
Na prática, para alcançar o nível desejado de eficiência operacional, os militares deverão cumprir missões nas diversas hipóteses de emprego da tropa, em situações de defesa externa da pátria. Para o exercício, estão previstos 1200 militares, aproximadamente 120 viaturas, 50 embarcações e quatro helicópteros, sendo dois Jaguar e dois Pantera.
As atividades da FORPRON fazem parte do Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON), criado para implantar uma metodologia única de preparação de grandes efetivos. O Sistema é encarregado de planejar, coordenar e controlar a manutenção do nível de adestramento denominado “preparação completa”, disponibilizando tropas com poder de combate, avaliadas e certificadas em sua capacitação operacional.

Mares & Rios

No Novo Plano Safra 2023/2024, focado na Agricultura de Baixo Carbono, os produtores rurais do Brasil poderão contar com um reforço de aproximadamente R$ 7,6 bilhões em crédito rural e financiamento dolarizado para os próximos dias. O anúncio foi feito durante a abertura da Bahia Farm Show, nesta terça-feira (6), em Luís Eduardo Magalhães (BA). O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou o complemento de R$ 3,6 bilhões para o Plano Safra 2022/2023, que está em vigor.

O Almirante de Esquadra José Augusto Cunha, atual Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), que estará deixando o serviço ativo da Marinha no próximo mês de julho, será o próximo Representante Permanente do Brasil junto à Organização Marítima Internacional (IMO), em substituição ao também Almirante de Esquadra Silva Rodrigues. Com a ida do Almirante Cunha para o quadro da reserva da Marinha, teremos este mês a promoção de um Vice-Almirante para o posto de Almirante de Esquadra.

Neste domingo, dentro da programação do “Dia da Marinha”, os Navios-Patrulha “Bocaina” e “Guarujá” estarão abertos à visitação pública no Cais da Escadinha, ao lado da Estação das Docas, das 9h às 16h. A entrada é gratuita. Também o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas promoverá a Corrida da Batalha Naval do Riachuelo. A largada será às 6h, em frente ao prédio histórico do Comando do 4° Distrito Naval, no bairro da Cidade Velha. O percurso de 10 km contemplará pontos turísticos como o Portal da Amazônia, o Complexo Feliz Lusitânia e o Centro Arquitetônico de Nazaré. Além das categorias masculino e feminino, serão premiadas as categorias assessorias, pessoas com deficiência e pelotões militares.

E para encerrar o dia, a Banda de Música do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (foto) fará uma apresentação ao público no Shopping Bosque Grão-Pará, às 19h. O repertório inclui canções militares, como a Canção Cisne Branco, considerada como o hino da Marinha, além de clássicos da música popular.

O Navio Auxiliar Pará da Marinha do Brasil (foto), que tem em seu comando o CC Filipe Campos, que se encontra navegando no Rio Amazonas realizando o Projeto Ação Cívico-Social (ACiSo) 2023, está chegando hoje a Almeirim, e permanecerá até amanhã atendendo a população do município. A equipe médica do navio espera realizar 150 consultas médicas, 30 atendimentos odontológicos, 100 exames laboratoriais e duas palestras de prevenção ao escalpelamento.

O navio ainda realizará ações em mais dois municípios: Porto de Moz, nos dias 14 e 15, e Portel, dias 18 e 19, onde espera realizar o mesmo número de atendimento à população. Esta é a segunda viagem do Projeto (ACiSo) 2023, e contou com a participação dos novos parceiros. As empresas de Praticagem Barra do Pará e Pará River da ZP-03, e Norte Pilot e Unipilot da ZP-01, além da Empresa de Navegação Henvil e a Coluna Navegação em Foco que, juntos foram responsáveis pelo fornecimento de 80% dos medicamentos que serão receitados e entregues aos pacientes (LOP).