O público prestigiou as visitações nos navios da Marinha e exposição dos Fuzileiros Navais.

CONVÉS PRINCIPAL – Visitação Pública aos navios “Bocaina” e “Guarujá” celebra o Dia da Marinha em Belém.

O NPa “Guarujá” apresentou suas instalações e equipamentos a bordo.
O NPa “Bocaina” também recebeu grande público.
As crianças conheceram os equipamentos operacionais e viatura dos Fuzileiros Navais.

Nos dias 10 e 11 de Junho, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval, realizou visitação pública nos Navios-Patrulhas (NPa) “Bocaina” e “Guarujá”, pertencentes ao Grupamento de Patrulha Naval do Norte.
O público compareceu em massa para conhecer as instalações das embarcações que prestam apoio na área norte. Os portalós receberam crianças, jovens e adultos entre os horários das 09:00 às 16:00 horas, na Escadinha próxima da Estação das Docas, um dos cartões postais de Belém do Pará.
Também conheceram alguns equipamentos operacionais e viatura do Corpo de Fuzileiros Navais do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas. As crianças ficaram encantadas com alguns acessórios, como a rede com proteção, utilizada por homens da tropa anfíbia da Marinha, quando em operações na área de mata e selva.
Com certeza o final de semana ficou marcado para o público visitante, prestigiando a Dia da Marinha, celebrada exatamente no último domingo (11), quando se comemora o 158º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

Centro de Comunicação Social da Marinha: Campanha Institucional – 11 de Junho – Dia da Marinha.

Em consonância com o Plano de Comunicação Social da Marinha 2023/2024, que apresenta a aproximação da Instituição com a sociedade brasileira como um dos objetivos permanentes, e a fim de otimizar os resultados junto ao público externo, as artes e produtos publicitários referentes ao Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo devem conter somente a expressão “11 de Junho – Dia da Marinha”.
A nova abordagem publicitária visa, ainda, contribuir para o alcance dos objetivos navais da perspectiva “Resultados para a Sociedade”, constantes no Plano Estratégico da Marinha 2040.
Ressalta-se que a Força permanecerá honrando os heróis navais do passado e rememorando seus exemplos de bravura e amor à Pátria. Além disso, a data continua sendo a de maior magnitude da Marinha. Assim, a celebração do “Dia da Marinha” tem o mesmo caráter solene e reverente da “Data Magna da Marinha”, preservando e fortalecendo as tradições navais e os valores inquebrantáveis da nossa Instituição.
Assessoria de Comunicação Social da Marinha.

Transpetro comemora seu 25º Aniversário.

A bordo também houve celebração dessa importante data como no NT “Machado de Assis”.

Hoje, 12 de Junho, data em que se comemora o Dia dos Namorados, a maior empresa de Transporte Marítimo e Terminais da América da Latina comemora seu 25º Aniversário de Criação.
Nesta manhã festiva, houve celebrações e cerimônias tanto a bordo dos navios de Longo Curso e Cabotagem, como nos Terminais ao longo dos Estados da Federação e na Sede que fica no Rio de Janeiro (RJ).
Parabéns aos tripulantes marítimos e funcionários desta grande empresa por mais um aniversário. Sempre torcemos ao seu engrandecimento e cumprimentos das diversas missões.
Na foto temos o Capitão de Longo Curso Marco Antonio Silva Carvalho e sua Tripulação, celebrando o importante marco na cidade de KhorFakkan, nos Emirados Árabes Unidos.
Parabéns, Transpetro!

Conttmaf e RPB-IMO assinam, em Londres, aditivo ao Acordo de Cooperação.

Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues e CLC Carlos Augusto Müller durante assinatura do Acordo.

O Acordo de Cooperação entre a União, por meio do Comando da Marinha, e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) foi continuado com a assinatura de um Termo Aditivo na sede da Representação Permanente do Brasil na Organização Marítima Internacional (RPB-IMO), em Londres.
Desta forma, fica assegurada a participação de um Oficial da Marinha Mercante indicado pela Conttmaf nos trabalhos desenvolvidos pela RPB-IMO pelos próximos cinco anos. (Contrib. e Foto: Conttmaf).

Maré alta.

O primeiro lote das estruturas metálicas da nova ponte ferroviária sobre o Rio Tocantins chegou recentemente, procedente da China, transportando pelo navio MV “Loalty Hong”. Isso trará desenvolvimento da economia no interior do Pará.
Os serviços continuam sob supervisão de grande equipe capacitada. Esperamos em breve contar com a ferrovia. É o Brasil em plena ascensão, na Região Norte, onde temos grande perspectivas de crescimento.

Maré baixa.

Sempre elogiamos o honroso e árduo trabalho da Polícia Militar do Estado do Pará. Não é a toa que o colunista tem muitos amigos nessa Força de Segurança Pública. Porém, tal qual em toda a profissão, temos os maus profissionais, os “maus elementos”, que usam o nome da instituição para satisfazer seus próprios egos.
Na sexta-feira à noite (09), entrando no meu Condomínio, presenciei um carro que saiu do clube, subindo o jardim do canteiro da rotatória, atolando na grama. O motorista, totalmente embriagado, não sabia para onde ir. Tentou entrar na contramão da rotatória. Para piorar, mais dois carros fecharam a via, causando transtorno aos moradores que chegavam.
Após denúncia à guarda do condomínio, os contraventores se identificaram como policiais militares, dando a famosa carteirada. Triste fato daqueles que devem dá exemplos. O morador responsável será notificado das ações perigosas a que expôs o condomínio. Lamentável.

Passadiço.

  • O Capitão de Mar e Guerra Otávio Henrique Paiva Martins Fontes vem realizando excelente trabalho a frente de uma das Organizações Militares importantes, subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval: a Base Naval de Val de Cães (BNVC).
  • O Capitão de Mar e Guerra (RM-1) Aristide de Carvalho Neto agradeceu a nota publicada pelo CIABA na coluna. Ele que já esteve a bordo, quando Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, em visita ao navio sob o Comando do colunista.
  • Muitos Oficiais da Marinha de Guerra possuem filhos que resolveram seguir a carreira na Marinha Mercante Brasileira. Entre eles o do Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade.
  • No próximo dia 13, o Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo estará presidindo Reunião Extraordinária do Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM). Diretoria está convidada.
  • O Capitão de Longo Curso Ayrton Martins Caldeira Filho se preparando para assumir o Comando em mais um gaseiro de nossa frota. Bom embarque ao colega.
  • O Capitão de Cabotagem Rommel Gomes e Gomes vem formando gerações de futuros Oficiais da nossa Marinha Mercante. Seus ensinamentos são praticados a bordo dos navios.
  • Nosso amigo Altair Souza vem atuando na área de segurança da construção da ponte sobre o Rio Tocantins. Com certeza um grande empreendimento.

Navegando.

A Frota de Apoio Marítimo teve 5 novas embarcações incorporadas recentemente, sendo que 4 delas operam com a bandeira estrangeira. Mesmo assim, segundo levantamento recente do Syndarma /Abeam, os barcos de apoio, sob bandeira brasileira, seguem totalizando 90% do total existente em nossas costas.

O Estaleiro de Rio Grande está em alta e segue contratando empregados pelo período de 60 dias. São 700 novas vagas previstas para efetuar serviço de reparo na sonda ODN, da Ocyan. Para quem achava que esse estaleiro fecharia as portas, eis a resposta. Torçamos para que mais serviços sejam realizados e que a indústria naval no país seja alavancada.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou os dados estatísticos do transporte interior, que fechou o primeiro trimestre com balanço positivo e aumento de 4,12% em comparação ao mesmo período do ano de 2022. Destaques para as regiões hidrográficas do Paraguai e Atlântico Sul, bem como a Amazônica e Tocantins-Araguaia.

O primeiro porta-contêineres movido a metanol será batizado pela empresa Maersk em cerimônia a ser realizada no dia 14 de Setembro, em Copenhague, dando início a sua viagem inaugural. O navio tem 127 metros de comprimento e 2.10 TEUs. Será o primeiro do mundo a utilizar o combustível dessa natureza.

Por falar em viagem inaugural, o colunista teve o privilégio de participar de duas delas, como seu primeiro Comandante: a do gaseiro NT “Oscar Niemeyer” em 2015, na linha Rio de Janeiro (RJ) para Barra do Riacho (ES), esse o grande xodó até os dias atuais, e a do suezmax NT “Abdias Nascimento” em 2017, de Suape (PE) para Salvador (BA), ambos construídos no Brasil.

Em homenagem ao Dia da Marinha, celebrada no dia 11 de Junho, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” estará aberto a visitação pública até o dia 13, pelo período das 11 às 17 horas, no Museu do Amanhã. Já entre os dias 15 e 18 de Junho estará no Espaço Cultural da Marinha, na Orla do Conde (Boulevard Olímpico), na Praça XV, no mesmo horário.

A 43º Cerimônia da Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL) acontecerá no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), às 19 horas do dia 30 de Junho. Nesse evento também teremos as Premiações do 9º Concurso Literário. Diversas personalidades civis e militares serão homenageadas. Voltaremos com mais informações.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) celebrou seus 73 anos, homenageando militares e servidores civis por suas dedicações e trabalhos, contribuindo para o sucesso e reconhecimento dessa Escola Militar conhecida por sua tradição em ensino e pesquisa de excelência. O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA) presidiu a Cerimônia.

As Operações conjuntas da Força Aérea Brasileira com o IBAMA e Polícia Federal intensificam a proteção das terras indígenas Yanomami, em Roraima, fortalecendo a defesa aeroespacial e o combate ao garimpo ilegal na região. Várias aeronaves irregulares foram interceptadas, bem como materiais apreendidos ou destruídos.

A próxima Medalha a ser lançada pela Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil) será a do Mérito Dr. Pedro Ernesto. A referida condecoração está em fase de fabricação e provavelmente será outorgada na última semana do mês de Julho, quando teremos o Fórum Nacional. (RM).