Prático Feitosa, Comandante CC Weck, Prático Luiz Omar e CT Barjonas, no Iguatemi.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Navios da Marinha em operação na Amazônia

Atendimento médico e odontológico no N/A Pará

O Comando do 4º Distrito Naval, por meio do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, está com os navios-auxiliares Pará e Iguatemi em operação na região do Amazonas. O N/A Pará participa do Projeto de Ação Cívico-Social (ACiSo) e, após realizar atendimento à população da cidade de Almeirim, no dias 11 e 12, encontra-se navegando rumo ao município de Porto de Moz, onde realizará atendimentos nos dias 14 e 15 deste mês.
Já o N/A Iguatemi, sob comando do Capitão de Corveta Weck, partiu de Belém na tarde de ontem com destino a Manaus, no transporte de embarcações ribeirinhas que serão utilizadas no Alto Amazonas durante a Operação de Apoio à Terra Indígena dos Yanomami.

Mais um paraense na Esplanada dos Ministérios

Deputado Celso Sabino

Muita gente torcendo para o deputado federal Celso Sabino assumir o Ministério do Turismo que, somado à realização 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025, poderá alavancar o turismo do estado, que tem grande potencial, como já mostram as regiões do Atlântico, Marajó e Santarém. Mas é preciso que a empresa ganhadora da licitação dos aeroportos no Pará tome logo as rédeas e implante as modernidades e equipamentos necessários ao bom funcionamento e atendimento aos clientes. O mesmo com relação às rodovias e transportes fluviais, que ainda oferecem recursos limitados.
Belém carece de mais eventos para além do Círio de Nazaré, como sugestão, que tal festivais do Açaí, da Farinha, Cachaça de Jambu, caranguejo? São eventos que atraem turistas para incrementar a economia.

Praticagem da Barra presta homenagem à Marinha

Base da Praticagem da Barra em Belém

Em homenagem ao “Dia da Marinha”, comemorado em 11 de junho, as bases operacionais da Praticagem da Barra do Pará içaram os icônicos sinais (içados pelo Comandante da Fragata Amazonas) atribuídos a um dos heróis deste evento, Almirante Barroso, quais sejam: “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever” (simbolizado por uma flâmula vermelha seguida por uma bandeira retangular nas cores vermelho e branco e de uma bandeira branca com um quadrado azul ao centro) e “Sustentar o fogo que a vitória é nossa” (simbolizada por duas bandeiras, sendo uma vermelha transpassada por duas faixas brancas formando uma cruz e outra branca com quadrados vermelhos).

Mares & Rios

Pelo andar da carruagem e a vontade política, obras importantes como a ferrogrão, o Pedral do Lourenço e a perfuração do poço de petróleo na costa atlântica, devem sair do papel ainda este ano. A produção de grãos bate recorde a cada ano exigindo novas logísticas para exportação, e as reservas de óleo do pré-sal estão dando sinais de fadiga. A costa norte representa a salvação da Petrobrás no contexto internacional.

As empresas de navegação Hidrovias do Brasil, Norsul, Elcano, Aliança, Mercosul, Log-In, Bertolini, Matapi e Cargill que atendem a Amazônia, têm feito investimentos consideráveis para transportar grãos, minérios, manufaturados e bens de consumo, cumprindo seu papel no desenvolvimento da economia nacional.

O presidente Lula da Silva anunciou que pretende fomentar a indústria de defesa nacional investindo em novos equipamentos, como drones balísticos modernos apropriados para conflitos internacionais ou de fronteiras. A indústria bélica deverá receber mais recursos da União para investir em tecnologia de ponta, qualificação e manutenção de equipamentos das três forças. Marinha, Aeronáutica e Exército do Brasil são forças respeitadas em todo mundo atuando em diversos países em conflito e cuidando de nossas fronteiras e da imensa costa atlântica.

Domingo, durante os festejos do Dia da Marinha, o dia encerrou com a apresentação da Banda de Musica do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, que tem como comandante o CF Rocha Lima. Como sempre foi uma apresentação de gala. O evento foi prestigiado pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Capistrano.

Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, o rei do cangaço, renasceu para o turismo de aventura no sertão de Sergipe, em Canindé de São Francisco, onde está o Cânion de Xingó, o segundo destino mais visitado do estado. O Governo do Estado, prefeituras e empresários, projetam o forte apelo turístico regional, e investem pesado na capital e interior, atraindo turistas de aventura, da cultura, lazer e entretenimento. Lampíão e Maria Bonita se refugiavam na grota do Angico, hoje aberto à visitação pública com muita emoção pelo caminho.

No último sábado, na sede do Pará Clube, foi realizado o 3º Encontro dos ex-policiais da extinta Delegacia de Vigilância Geral (DVG), que foi, durante anos, a principal Delegacia responsável pela segurança de nossa capital. Por lá passaram grandes nomes de nossa Polícia, como os Delegados Rafael Bezerra Neto e Bertolino Neto, além dos Investigadores, Carlos Pinto, Rivas, Duraes, Machado, Lili Cartucheira, Marçal, Mirandinha, Edson Custodio, Melo Ferra e Profeta (LOP).