Ação Educativa da Marinha do Brasil em escola pública de Santarém.

CONVÉS PRINCIPAL – Marinha do Brasil realiza mutirão de saúde e ação educativas em Santarém (PA).

A Marinha do Brasil, através do Navio-Auxiliar “Pará”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizou mutirão de saúde no município de Santarém, que fica na região do Baixo Tocantins, no Pará, entre os dias 05 e 09 de Junho.
Centenas de mulheres foram atendidas, entre elas 92 realizaram ultrassonografia e 15 mamografias. A iniciativa contou com o apoio da ONG “Américas Amigas”, onde as pacientes realizaram os procedimentos que aguardavam até quatro anos.
Após os resultados dos exames, serão encaminhadas para atendimento médico especializado, através da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, dando continuidade ao trabalho realizado pela Marinha.
Também ocorreram Ações Educativas em oito escolas pertencentes à rede pública da cidade, em prol da segurança da navegação, conscientizando os jovens sobre a importância da manutenção das embarcações, uso de equipamentos de segurança e alertados sobre condutas de riscos, como superlotação, condução sob efeito de álcool e saída sem plano de navegação. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – Comando do 4º Distrito Naval).

“Nossa Festa dos Mercantes” acontecerá na Assembleia Paraense.

Quepes de oficiais da Marinha

Na noite do dia 13 de Outubro, a Marinha Mercante Brasileira será abrilhantada com a “NOSSA FESTA DOS MERCANTES”, a ser realizada na Assembleia Paraense, em Belém.
O evento englobará todas as turmas formadas na nossa grandiosa “Universidade do Mar”, composta por Ex-Alunos da “Escola de Marinha Mercante do Pará” (EMMPA) e do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA).
Aos que tem interesse em participar da festa, o valor será de R$ 220,00 até o dia 31 de Julho. A partir de 1º Agosto, os preços serão de R$ 240,00 por pessoa.
Os interessados deverão contatar o nosso amigo mercante Nelson Folha através do número (91) 99262-8681 (Chave Pix: nelsonportooliveirafolha@gmail.com).
Participe e prestigie esse maravilhoso evento!

Capitão de Longo Curso é homenageado pela Ordem dos Comendadores do Brasil (OCB).

CLC Gondar ao lado de representantes da OCB.

Uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, recentemente recebeu grande homenagem da “Ordem dos Comendadores do Brasil” (OCB).
O evento ocorreu na Igreja do Rosário e São Benedito e serviu para celebrar o Encontro Solidário da OCB, onde várias ações sociais foram prestadas por representantes de várias instituições.
A Ordem dos Comendadores do Brasil não somente presta bens sociais, como também culturais e educativas, além de homenagear instituições e personalidades por suas contribuições para a nação.
O CLC Gondar sempre participa dos eventos da OCB, representando e falando sobre a Marinha Mercante Brasileira. Parabéns por reconhecida homenagem!

Homenagens da Coluna: CLC Allan Moreira e CDM-BBD Francisco Mendessonh.

CDM Mendessonh ao lado do CLC Allan Moreira

A edição desta coluna presta homenagens a dois aquaviários de intenso profissionalismo no meio marítimo: o CLC Allan Moreira e o CDM/BBD Francisco Mendessonh.
O CLC Allan Moreira recentemente foi promovido à última categoria da Marinha Mercante Brasileira, em Cerimônia realizada na Capitania dos Portos de Brasília. O colunista, como Comandante, teve o honrado tripulante na função de Imediato a bordo do NT “João Cândido”, em 2021, quando realizamos a linha Brasil x Singapura x Brasil.
Já o Condutor Francisco Mendessonh esteve a bordo com o colunista no NT “Abdias Nascimento”, exercendo a função de Bombeador, navegando por diversos portos do Brasil e de países asiáticos.

MARÉ ALTA.

Muitos acham que as Forças Armadas só existem para manter a Soberania Nacional e defender a nação em caso de guerra. Elas fazem muito mais do que isso. Pode ser provado no dia a dia.
Acompanhamos recentemente os esforços nas buscas de oitos pescadores, cuja embarcação foi encontrada emborcada. Até o fechamento desta edição da coluna, dois deles continuavam desaparecidos.
O sexto náufrago foi resgatado por um helicóptero da Marinha do Brasil. E o que falar da Marinha Mercante? Cinco foram achados e retirados da água por um rebocador, após receber o chamado para realizar buscas.

MARÉ BAIXA.

“Reconheço plenamente que proteger o seu pessoal de um superior é terrivelmente doloroso e requer coragem moral, mas se o perigo é claro e presente, deixar de agir representa covardia moral” (Livro “Esse Barco também é Seu” – Capitão de Mar e Guerra Michael Abrashoff).
Recebido de um leitor nosso, não pertencente à área aquaviária, mas que acompanha as edições e afirma ter visto um colega seu nessa situação. O ideal é procurar os caminhos dentro da própria empresa para sanar a dificuldade.

PASSADIÇO.

O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, que é uma das grandes expressões da Marinha mercante Brasileira, mesmo curtindo a aposentadoria, sempre contribui com a instituição.

Outra grande expressão é o Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Junior, atual Presidente do Conselho Superior do Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM). Sempre mantendo cordial contato com o colunista.

O Capitão de Longo Curso Afonso Correa, que é um dos Diretores do CCMM, enviou a Edição 49 da Revista “Sextante”, contendo muitas notícias do nosso setor. Já está sendo divulgada.

O Major da Polícia Militar do Pará Juniel Costa Maciel parabenizando a coluna e sempre mantendo contanto. Ele que atua com grande profissionalismo na cidade Xinguara (PA).

O Oficial de Náutica Marcus Vinícius Lisbôa esteve recentemente visitando os Grêmios de Náutica e Católico do CIAGA. Como de costume, sempre recebido de maneira exemplar e cordial pelos Alunos.

Revelação: o amigo colunista Luís Celso Borges em breve receberá uma importante homenagem. Com o tempo faremos a divulgação na coluna. Com certeza será merecida.

O Comendador Rodrigo Agostini terá importante evento no final de Junho, mais precisamente no dia 28, com o 23º Fórum Nacional na cidade de Magé (RJ).

Já o Coronel Régis Lermen também preparando a importante Cerimônia da Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL), a ser realizada no próximo dia 30.

O nosso amigo José Cândido assumirá a Presidência do querido Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper. Em pouco tempo de atividade, a instituição já recebeu várias homenagens.

A atual Presidente, Neide Benchimol, e a Presidente anterior, Patrícia Magluta, deixam um grande legado para o próximo Presidente, que fará também ótima administração.

NAVEGANDO.

Uma grande empresa de navegação está em ascensão, com expectativas de aumentar sua frota marítima. Tanto é que um grupo de trabalho pretende concluir a formatação até dezembro deste ano. Os marítimos e a Indústria Naval estão na expectativa de que mais embarcações venham para enriquecer a frota nacional. Estamos na torcida por tal acontecimento.

Enquanto isso, a Indústria Naval Brasileira não possui obras relevantes. Porém os grandes estaleiros mantiveram seus equipamentos em bom estado e operacionais, mesmo não tendo encomendas de navios nos últimos anos. A torcida é que voltem a construir grandes embarcações para transportes de produtos e do segmento offshore.

O clima está alterado. Percebemos aos longos dos anos, em especial nesse 2023. A expectativa é que o aquecimento global nos oceanos quebre recorde, sendo um dos mais quentes. Isso não será nenhuma surpresa. Também se registra que a tendência continuará provavelmente nos próximos anos.

Os estaleiros navais sul-coreanos estão acelerando o desenvolvimento de embarcações ecológicas, cujos combustíveis serão amônia e o metanol, superando assim as movidas a GNL. A aposta é que esses navios tenham mais encomendas num dos maiores construtores mundiais.

A empresa “Svitzer” recebeu o rebocador “Jorge D”, que é a segunda unidade da série de seis novas embarcações. Tem a tração estática de 70 toneladas, configuração azimutal e a velocidade de 13,0 nós. A principal notícia é que a série está sendo construída no estaleiro “Rio Maguari”, que fica em Belém (PA).

Uma grande parada naval foi realizada na cidade de Salvador (BA), onde seis embarcações percorreram as praias da Ondina, Barra, Porto da Barra, Comércio e Ribeira. O evento ocorreu no dia 15 de Junho e celebrou o Dia da Marinha. O Comando do 2º Distrito Naval foi o responsável pelo desfile, que atraiu grande público.

Em Brasília (DF), a Cerimônia Militar do Dia da Marinha aconteceu no Clube Naval, contando com as presenças de autoridades civis e militares, entre elas o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. Foi lida a Ordem do Dia e a concessão da Medalha do Mérito Naval.

O 56º Festival Folclórico de Parintins, que será realizada de 30 de Junho a 02 de Julho, às margens do Rio Amazonas, terá o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), cuja missão será a implementação e execução temporária dos serviços de Controle de Aproximação (APP), informações aeronáutica e Estação Meteorológica de Superfície (EMS).

Equipe técnica, composta por engenheiros, realizou coleta de informações e planejamento ambiental para a construção da nova Escola de Sargentos do Exército (ESE), durante o período de 12 a 16 de Junho, que será baseada na cidade de Recife (PE). Boa oportunidade para a capital, que também abriga a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE).

O colunista, já recuperado, está pronto para mais um embarque na carreira. A qualquer momento poderá chegar nomeação. Importantes contatos foram mantidos com a Administração do Transporte Marítimo, que cordialmente atendeu o Comandante com profissionalismo e dedicação. (RM).