A Hidrovias do Brasil recebeu, esta semana, autorização para exportação de milho para a China por meio do seu porto de Vila do Conde, no Pará. Com esse importante marco, passa a ser o primeiro porto do estado a conseguir a receber liberação de um dos países com maior volume de importação de milho no mundo.
O processo de cadastro e habilitação requer inspeção e aprovação fitossanitária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento da República Federativa do Brasil (MAPA), além da aprovação da Administração Geral das Alfândegas da República Popular da China (GACC).
Este é mais um movimento da empresa para aumentar ainda mais a competitividade no Corredor Norte, reafirmando o compromisso com soluções para operações cada vez mais eficientes e seguras.
Acompanhando o crescimento das exportações de soja e milho, a Hidrovias do Brasil contará com ampliação da capacidade operacional estimada em cerca de 8 milhões toneladas por ano no Sistema Norte a partir de 2024.
ALEPA celebra Dia do Exército e 10 anos do CMN
No dia em que celebra 10 anos de criação – 26 de junho, o Comando Militar do Norte (CMN) foi homenageado com uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A solenidade, no Auditório João Batista, comemorou também o Dia do Exército Brasileiro, que completou 375 anos em 2023.
A Sessão foi um requerimento de autoria do deputado estadual Fábio Figueiras. O líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepa teve o seu pedido aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Em seu discurso, Fábio destacou a realização da sessão em reconhecimento à importância do Exército Brasileiro para a Pátria.
O parlamentar também ressaltou o papel do CMN na proteção da Amazônia Oriental, num cenário em que o estado do Pará se prepara para sediar as discussões da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).
Além da história da Força Terrestre no País, o Comandante Militar do Norte, General de Exército Guilherme, frisou a importância das ações humanitárias desenvolvidas pelo Exército no norte do país. “O CMN é o comando militar mais recente do nosso Exército e tem prestado inúmeros serviços à coletividade e aos estados que compõem a nossa região. É uma alegria estar aqui, mantendo esse compromisso de integrar junto com a sociedade local, produtor desenvolvimento e o bem-estar na nossa nação”, finalizou o comandante.
Mares & Rios
O primeiro terminal do Brasil e um dos primeiros terminais das Américas a inserir equipamentos totalmente elétricos em sua operação, o Tecon Salvador, unidade de negócio da Wilson Sons, investiu em mais 12 tratores de pátio elétricos, além de duas reach stackers e uma side loader, empilhadeiras com tecnologia de ponta. Vanguarda no mundo.
A aquisição dos veículos, chamados de TTs (terminal tractors), utilizados para o transporte interno entre as embarcações e áreas de armazenagem de contêiner somada às empilhadeiras, demandou aproximadamente R$24 milhões de investimento, contribuindo para aumentar a capacidade de atendimento e competitividade do Porto de Salvador, com foco em eficiência e nas melhores práticas para o desenvolvimento sustentável.
Os municípios de Soure, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari e Salvaterra devem receber grande fluxo de turistas da capital e até de outros estados durante o verão. Empresas de navegação, como a Henvil, Golfinho, Banav e Ferreira Navegação fazem viagens regularmente com conforto e segurança.
Além das belezas naturais, praias e campos naturais, a gastronomia e as festas juninas que se estendem até julho são eventos que atraem famílias inteiras querendo curtir momentos inesquecíveis em meio à natureza esplendorosa.
A Base Aérea de Belém (BABE) realizou, no último domingo, o “Portões Abertos 2023”(foto), em comemoração aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont – O Pai da Aviação. A atividade atraiu aproximadamente 30.000 pessoas, excelente oportunidade para estreitar os laços da sociedade paraense com a Força Aérea Brasileira (FAB). A BABE também fomentou uma ação social arrecadando três toneladas de alimentos não perecíveis, que irão atender às necessidades da população em vulnerabilidade social e promoveu diversas atividades voltadas para toda a família.
A Maersk encomendou a construção de seis navios porta-contêineres de médio porte – todos com motores bicombustíveis capazes de operar com metanol green 1. O Yangzijiang Shipbuilding Group construirá as seis embarcações de 9.000 TEUs de capacidade, que serão entregues em 2026 e 2027. É mais um passo na transformação verde da frota, em direção à meta de se tornar net-zero em 2040 (LOP).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Baile do Marinheiro.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Governo deixa Terminal Hidroviário à deriva.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha nega que tanques estavam à disposição para Golpe de Estado.