CF Mercês, CEM do Grupamento; CMG Ondiara Barbosa, Comandante do Grupamento; e CC Filipe Campos, Comandante do N/A Pará.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – N/A Pará retorna à capital após ações no rio Amazonas

O Navio Auxiliar “Pará” subordinado ao Grupamento de Patrulha Naval do Norte (GptPatNavN), que tem como comandante o CMG Ondiara Barbosa, está retornando a Belém após concluir a segunda Ação Cívico-Social de 2023, em 24 dias.
Desde o dia 29 de maio, o N/A Pará, que tem como Comandante o CC Felipe Campos, percorreu comunidades ribeirinhas, passando por Santarém (03 a 09 de junho), Almeirim (11 e 12 de junho), Porto de Moz (14 e 15 de junho), concluindo as ações com atendimentos em Portel (18 e 19 de junho) e finalizando com seu retorno a Belém no último dia 22.
A viagem apresentou números expressivos de atendimentos à população. Foram realizados 427 mamografias, 147 ultrassonografias de mama, 552 Atendimentos clínicos, 3.600 procedimentos de enfermagem, 240 atendimentos odontológicos, 774 procedimentos odontológicos e 22.383 medicamentos distribuídos, além de 1.584 palestras sobre segurança da navegação e distribuição de 32 coletes salva-vidas e 25 coberturas de eixos.
A segunda viagem de Ação Cívico-Social de 2023 contou com o apoio de novos parceiros: as empresas de Praticagem Barra do Pará e Pará River, com operações na ZP-01, Nortepilot e Unipilot, da ZP-02, a coluna Navegação em Foco e a empresa de navegação Henvil. Com esta rede, foi possível alcançar as metas determinadas pelo Vice-Almirante Antônio Capistrano, Comandante do 4º Distrito Naval.

Manobras noturnas no Terminal da Hermasa

Cabo Koste, Tenente Guimarães, Gilson Torres e Pedro Santos.
Prático Ramos, Professor Dr. Tannuri, Prático Luiz Omar, Comandante Haranaka e Prático Ney.

No início da semana, foram realizados estudos técnicos de viabilidade das manobras noturnas de desatracação do terminal da Hermasa, localizado na cidade de Itacoatiara, no Amazonas. No Centro de Estudos Tecnológicos da USP, foi possível realizar simulações em modernos equipamentos.
Os estudos foram coordenados pelo professor Dr. Eduardo Tannuri e o comandante Francisco Haranaka (USP). A Marinha do Brasil esteve representada pelo Tenente Edgard Guimarães e o Cabo Koste, da Capitania da Amazônia Ocidental. Representando a Hermasa, Gilson Torres, gerente do terminal, e Pedro Santos, gerente operacional. As manobras foram executadas pelos práticos da ZP-01 Ney Bill Lusa, Alexandre Ramos e Luiz Omar Pinheiro.
Após a realização das simulações e análise de dados, as manobras de desatracação noturnas foram consideradas seguras, dentro dos critérios de segurança necessários. Assim, será recomendada à Autoridade Marítima a aprovação. Porém, até lá, serão necessárias três manobras noturnas no terminal. É importante citar que o terminal da Hermasa foi dotado de um moderno sistema de iluminação, o que torna possível a realização das manobras noturnas. Com isso, a empresa terá um aumento do número de navios operando e, consequentemente, maior volume de grãos embarcados.

Visita ao Comandante em Chefe da Esquadra

Vice-almirante Edgar e Luiz Omar.

Ainda sobre a viagem ao Rio de Janeiro, o colunista realizou uma visita de cortesia ao Vice-Almirante Edgar Barbosa, Comandante em Chefe da Esquadra. Barbosa foi comandante do 4º Distrito Naval até janeiro desde ano, onde realizou grande trabalho à frente do 4º DN.
Entre os destaques, os estudos que possibilitaram o aumento de calado no Canal do Quiriri, possibilitando a navegação de 13.90 metros de calado, assim como na Barra Norte do Rio Amazonas que, por conta da implantação do calado dinâmico, é possível navegar com até 11.90 de calado. As ações coordenadas pelo ex-comandante do 4º DN deixaram como legado o aumento no volume de grãos embarcados nos portos do Arco Amazônico.
Durante a conversa, Edgar informou que Belém receberá, ainda este ano, navios da Esquadra, entre eles o Navio-veleiro “Cisne Branco” e a Fragata Defensora. Porém, o desejo é deslocar até a capital paraense um submarino.

Mares & Rios

Os maiores estaleiros nacionais e internacionais confirmaram presença no Marina Itajaí Boat Show, entre eles as italianas Azimut Yachts e Ferretti Yachts, que vão expor iates de altíssimo luxo. O evento será realizado entre 6 a 9 de julho em Itajaí (SC), principal polo náutico do Brasil, e tem projeção de gerar mais de R$ 100 milhões em negócios. Entre as novidades, estão os píeres flutuantes e estandes inteiros sobre as águas.

A Prefeitura de Breves, com apoio do SEBRAE PA, apresenta um novo formato para o Forrozão Marajoara 2023, ao ar livre, em frente ao Estádio Municipal, de 28 de junho a 1° de julho, em uma arena estruturada para receber a população e turistas com segurança e conforto, que irão apreciar 11 quadrilhas disputando o título de campeã, Feira Gastronômica e Cultural, além de shows com artistas locais e da cantora Rebeca Lindsay, no encerramento.

No dia que celebra dez anos de criação – 26 de junho, o Comando Militar do Norte (CMN) será homenageado com uma Sessão Especial na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa). A solenidade, marcada para às 9h, no Auditório João Batista, quando irá comemorar também o Dia do Exército Brasileiro. A Sessão, por meio do requerimento 164/2023, é de autoria do deputado estadual Fábio Figueiras, Líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepa. No documento, o parlamentar destaca a realização da sessão “em reconhecimento da importância do Exército Brasileiro para a Pátria”.

A Base Aérea de Belém (BABE), que tem como Comandante o coronel aviador Rodrigo, realiza hoje (25), o “Portões Abertos 2023”, em comemoração aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont – O Pai da Aviação. Para participar do evento, o visitante deverá doar 1kg de alimento não perecível, que será recolhido no portão de acesso. A atividade institucional sem fins lucrativos é uma oportunidade para estreitar os laços da sociedade paraense com a Força Aérea Brasileira (FAB). O público poderá conhecer a exposição de aeronaves históricas, apreciar sobrevoos de aeronaves, exposição de aeromodelismo e de carros antigos, prestigiar atrações regionais e culturais e a apresentação da tradicional Banda de Música da Base Aérea de Belém.

Os visitantes também poderão contar com a presença de estandes institucionais e de ação social que irão atender às necessidades da população em vulnerabilidade social. A BABE promoverá atividades voltadas para toda a família. Sua estrutura será contemplada por um espaço infantil com brinquedos infláveis e brinquedoteca, diversos expositores, bem como uma ampla praça de alimentação com diversas opções de refeição.

Voluntárias com a Diretora Seccional Elaine Rodino.

As Voluntárias Cisne Branco – Seccional Belém (foto) realizaram, no dia 16 de junho, no Salão Campestre da VCB, a Festa de São João Beneficente para a Família Naval. A abertura do evento foi feita pela Diretora Seccional, Elaine Rodino, e contou com aproximadamente 100 crianças acompanhadas dos responsáveis. Foi uma noite de integração e diversão para Família Naval que contou com brincadeiras, barraca de guloseimas, apresentações culturais de danças das cinco regiões brasileiras. Também teve apresentação de uma banda que animou os participantes, apresentação de Miss Caipira e a tradicional quadrilha das Voluntárias (LOP).