O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comunicou à Prefeitura de Portel que o PrevBarco, – navio responsável por levar atendimento aos ribeirinhos marajoaras que moram onde não tem agência física – passa por manutenção em um dos seus motores e não poderá começar o atendimento na cidade marajoara nesta segunda-feira, conforme o programado incialmente. O início dos trabalhos ficou marcado para a terça-feira (27). O término está mantido para a sexta-feira (30). Depois a unidade conclui o calendário do primeiro semestre passando por Melgaço e terminando em Bagre. (veja o calendário completo do semestre abaixo).
Os trabalhos deste semestre começaram por Soure em fevereiro e terminam dia 14 de julho em Bagre. Ao todo, 12 cidades da Região de Integração do Marajó serão atendidas, além de duas vizinhas.O órgão informa que o Prevbarco atende pessoas sem familiaridade com meios digitais ou que sequer possuem energia elétrica e internet em casa.
“Além disso, nas regiões, há milhares de indígenas não falantes do português que precisam de atendimento humanizado e presente. Assim, as embarcações levam cidadania a pessoas que vivem ainda muito distantes de municípios com agência do INSS ou mesmo acordo de cooperação técnica”, diz o INSS.
O PrevBarco conta com equipamentos de última geração e realizam as mesmas atividades de uma agência fixa da Previdência Social. Além dos atendimentos, há uma sala para perícias médicas e outra para avaliações dos benefícios assistenciais.
A estrutura dos barcos permite o acesso a locais isolados, ampliando o alcance ao atendimento, evitando que ribeirinhos tenham que navegar por longas distâncias.
Veja o calendário para o restante do semestre
Portel | 27/06 a 30/06 |
Melgaço | 03/07 a 07/07 |
Bagre | 10/07 a 14/07 |
Por Portal da Navegação, via NM – Notícias do Marajó
Notícias relacionadas
-
Audiência no Senado vai debater navegabilidade e soluções para Hidrovia do Rio Madeira.
-
PF realiza patrulhamento fluvial intensivo no Amazonas.
-
Governo Federal assina contratação de R$ 92,8 milhões para dragagem no Rio Amazonas.
-
Onde gigantes dos mares encontram seu fim: o maior estaleiro de demolição de navios do mundo revela os segredos da reciclagem naval.
-
Gabriela Costa assume a diretoria-executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).