O Diretor da Empresa, Daniel Pereira, e o filho Vinicius inspecionaram as travessias e suas balsas.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Transporte para o Marajó em julho tem mais embarcações

A Henvil deve utilizar até quatro ferry boats extras na linha Belém/Foz do Rio Camará, no Marajó, durante o mês de julho. A medida vai atender a alta demanda de férias escolares, com o aumento do fluxo de passageiros para Salvaterra, Soure, Joanes, Cachoeira do Arari e região.
O diretor da empresa, Daniel Pereira, acompanhado de sua equipe, vistoriou as travessias de Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari, além da estação de passageiros do Camará, a mais movimentada da região.
A Henvil transporta a maioria dos moradores do Marajó Oriental, com preços das passagens mais acessíveis e garantindo a gratuidade dos que têm direito, além de turistas que optam por viajar com a família.

Força tarefa para desentulhar baía da Guanabara

Uma força tarefa começou, na quinta-feira (29), a retirada de mais cinco embarcações abandonadas na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Os barcos estão encalhados na altura da Ilha da Conceição, em Niterói, próximos a um cais utilizado para descarregar peixes. Abandonadas há pelo menos cinco anos, as embarcações e carcaças oferecem risco à navegação, além de dificultar o trabalho de pescadores.
O trabalho de retirada é orientado por um relatório da Capitania dos Portos, que identificou 51 embarcações e cascos abandonados na região. Todos eles receberam a declaração de perdimento (perda da propriedade) da Autoridade Marítima, etapa essencial para o início de sua remoção.
Participam dos trabalhos a Portos Rio, Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Energia e Economia do Mar, Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Prefeitura de Niterói.

Túnel do tempo, antes e depois.

No ano de 1980, foi realizado o primeiro concurso para Praticantes de Práticos da Praticagem da Bacia Amazônica. A turma foi composta por oito membros: Mauricio Rutowitcz, Ricardo Rebelo, Wilson Barbosa, Raimundo Nabuco, Roberto Vasconcelos, Luiz Omar Pinheiro, Evaristo Carvalho e José Maria Carvalho. Todos passaram a fazer parte da extinta APBAM – Associação de Praticagem da Bacia Amazônica -, que se tornou uma escola na formação de grandes profissionais na Região.
Hoje, os oitos profissionais ainda trabalham na função de Práticos no Rio Amazonas. A coluna recebeu o registro dos Práticos Ricardo Rebelo e Mauricio Rutowitcz, em 1982, ainda como Praticantes, e em 2023, como Práticos. Parabéns colegas!

Contra-Almirante Jaques em nova função.

O Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira (foto) foi designado pela Marinha do Brasil para mais uma nobre missão. Ele vai assumir a Secretaria da Comissão Interministerial de Recursos do Mar, em Brasília.
Jaques foi declarado Guarda Marinha em 1993 e tem vínculo muito forte com o povo paraense, pois serviu em Belém por quatro ocasiões. Em 1999/2000, foi Coandante do Navio Patrulha Guanabara, 2003/2004 Comandou o Navio-Auxiliar “Pará”, 2008/2009 como Chefe do Estado Maior do Comando do 4º Distrito Naval (CEM) e, por fim, 2015/2018 foi Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.

Mares & Rios

Em audiência realizada dia 28, o Delegado da ADESG-PA, Mário Martins Júnior, e o adesguiano Madson Brandão da Costa, estiveram no 4º Distrito Naval onde foram recebidos pelo CMG Abreu. O encontro estreitou ainda mais o relacionamento com a Organização Militar e fortaleceu parcerias para a realização do próximo CEPE XXIII (Curso de Estudos de Política e Estratégia), previsto para iniciar em Setembro.

A programação festiva de hoje, promovida pela diretoria do Cassazum, à frente os Suboficiais da Aeronáutica, Heloísa Helena Presidente e Messias Oliveira Vice-Presidente, terá os festejos de aniversário da banda “Visual Show”. É a abertura do período de veraneio do clube militar. O evento terá ainda Nelsinho Rodrigues, Kim Marques, Fran Marins, Waldecio & Trio, Robinho & João Neto, Júnior & Neto.

A Wilson Sons completou o primeiro ano de operações do rebocador WS Centaurus, pioneiro no País na utilização de tecnologia mais sustentável. Já foram realizadas mais de 500 manobras, em apoio às operações de atracação e desatracação nos terminais de Ponta da Madeira, Itaqui e Alumar, em São Luís (MA), atendendo navios de grande porte usados para exportação, que transportam até 400 mil toneladas de carga. Em Ponta da Madeira, o WS Centaurus dá apoio a navios que transportam carga de minério de ferro. Já no porto de Itaqui, o rebocador atua em operações de navios com cargas, por exemplo, de diesel, milho, soja, fertilizantes e celulose.

Max Girard, Paula Marques e Manoel Vieira.

No sábado passado, foi realizado, em Lisboa, o jantar de Transmissão de Mandatos do Rotary Clube de Leiria, pertencente ao Distrito 1970 Portugal. Durante o jantar, servido na lindíssima sala de jantar das grutas de Mira d’Aire, a 71m de profundidade, procedeu-se à Emblemagem do Empresário paraense Max Girard, o qual passou a ser associado do Rotary Club de Leiria, Portugal.

A responsável pelo ato, designada por Madrinha do associado, foi a Presidente do Rotary Club de Leiria, do ano rotário 2022-2023, Paula Maria de Sampaio Nunes Marques, com o título de Designer de Equipamento. No final do jantar, procedeu-se à Transmissão de Mandatos, cumprindo-se o Protocolo – Discurso da Presidente cessante, Paula Marques, troca de pins e de lugares na mesa da presidência e o encerramento da cerimônia, com o discurso do Presidente entrante o empresário Manuel Ribeiro Vieira.

Militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira participaram nesta sexta-feira (30), de celebrações alusivas à Páscoa dos Militares, em Belém. Uma missa celebrada pelo arcebispo militar do Brasil, Dom Marcony, reuniu os fiéis na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Um dos momentos marcantes foi a oferta de símbolos próprios da vida militar, entre eles, a mochila de selva (LOP).