Colunista Luiz Omar e Contra-almirante Heine Filho.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Visita ao COMPAAz

O colunista, durante visita ao Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Borges, teve a oportunidade de conhecer as instalações do Comando de Operações Marítimas e Prateação da Amazônia Azul (COMPAAz), que tem como comandante o Contra-Almirante Pedro Heine Filho.
Na companhia do CA, foi possível conhecer as modernas instalações do Comando e participar de apresentação institucional das atividades desenvolvidas pelo Centro em prol da Segurança Marítima, além de ver como funciona o sistema de monitoramento e a atuação integrada do COMPAAz junto às agências governamentais nacionais e internacionais no combate às “Novas Ameaças” ao tráfego marítimo.
As capacidades e atividades integradas desenvolvidas pelo COMPAAz possibilitam o incremento na Consciência Situacional Marítima (CSM), bem como do emprego do Poder Naval em prol da Segurança Marítima e da defesa dos interesses nacionais no mar.

Marinha do Brasil inicia Operação Verão Amazônico 2023

O CMG Calfa – responsável pelas Operações.

A Marinha do Brasil vai realizar, entre 1º e 31 de julho, a Operação “Verão Amazônico 2023”, sob o comando do CMG Calfa, em diversas localidades do estado do Pará, com reforço das ações de fiscalização por meio de Inspeções Navais para assegurar a salvaguarda da vida humana no mar, rios e lagos, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica.
Com o aumento do tráfego no período das férias escolares, equipes de inspetores navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) atuarão nos municípios de Marabá e Belém (no Distrito de Icoaraci, Ilha de Mosqueiro, Terminal Hidroviário de Belém, Av. Bernardo Sayão e Praça Princesa Isabel), com foco de fiscalização em embarcações de esporte e recreio, como lanchas, iates e moto aquáticas.
A Operação “Verão Amazônico” ocorrerá, simultaneamente, com a 2a fase da Campanha “Travessia Segura”, no período de 07 a 16 de julho, que fiscalizará as embarcações de transporte de passageiros que circulam na Região Metropolitana de Belém e no arquipélago do Marajó, com ênfase nos municípios de Soure e Salvaterra.
Durante as abordagens, inspetores navais verificarão as habilitações dos condutores, material de salvatagem (coletes, bóias, extintores de incêndio entre outros), limite de lotação, documentações e condições de navegabilidade das embarcações.

Mares & Rios

No próximo dia 14 de julho, acontecerá a Transmissão do Cargo de Capitão dos Portos da Capitania Fluvial de Santarém, quando o Capitão de Fragata Oziel Marçal de Aguiar, assumirá a função, em substituição ao também Capitão de Fragata Fabrício Fróes Teixeira.

Uma noite para ficar na história do Comando Militar do Norte (CMN). Assim foi o concerto em homenagem aos dez anos de criação do CMN, realizado nesta terça-feira (27), no Theatro da Paz. A abertura foi marcada pela exibição de um vídeo institucional em homenagem a uma década de história. Em seguida, a Banda de Música do CMN (foto) apresentou ao público um repertório eclético, que incluiu músicas como ‘Aquarela do Brasil’, de Ary Barroso, além de músicas paraenses e sucessos internacionais.

Por ocasião dos dez anos, músicos da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira (FAB) e de outras organizações militares estiveram integrados à Banda do CMN, numa verdadeira sinergia que resultou no espetáculo visto no palco do Theatro da Paz. A apresentação se tornou ainda mais especial com as participações do cantor Pinduca, que embalou a plateia com carimbó, além do violonista Salomão Habbib, ao lado do coral Infantil da escola municipal Augusto Meira Filho. Os alunos integrantes da Banda de Música do Colégio Militar de Belém (CMBel) também fizeram parte do concerto, ao entoar o Hino Nacional e a Canção do Exército.

O Comandante Militar do Norte, General de Exército Guilherme (foto), destacou o momento como uma ‘noite de gala’. “O nosso concerto, com várias bandas, foi um momento de muita graça e alegria para a nossa família militar e, principalmente, para os colaboradores. Isso nos deixa bastante felizes, com a integração entre a sociedade com o nosso CMN”, destacou.

O concerto foi uma realização do Comando Militar do Norte (CMN) com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e patrocínio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Fundo Habitacional do Exército (FHE/POUPEX), Associação Paraense de Supermercados (Aspas), Clínica Oncológica, Terraplena Ltda e Shopping Bosque Grão Pará.

Está de volta ao Comando do 4° Distrito Naval o Capitão de Mar-e-Guerra (RM1-EN) Luiz Alberto (foto). Em sua última comissão no serviço ativo da Marinha, como Diretor do Centro de Projetos de Navios, no biênio de 2014/2015, o Comandante Luiz Alberto, que é paraense e torcedor do Paysandu, conduziu o importante Projeto da Fragata Tamandaré, que hoje se encontra em construção no ThyssenKrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí/SC. Na reserva desde junho de 2016, exerceu como TTC, no período de julho de 2016 a março de 2021, as funções de Assessor de Relações Institucionais e Superintendente do Patrimônio Imobiliário do Com4°DN. Agora, retorna para reassumir a função de Assessor de Relações Institucionais. (LOP).