
Em maio deste ano, durante o evento da Abertura do Ano cultural, ocorreu o concurso para criação da arte que servirá de símbolo representativo para o Aviso de Instrução Braz de Aguiar (AvIn). O aluno
Victor Luz, vencedor do concurso, escolheu como mascote a Raia Cururu, em homenagem ao animal de espécie rara da bacia amazônica. O mascote ainda é ornamentado com uma estrela dourada em ambas as asas e um propulsor em sua calda, representando, respectivamente, as insígnias dos Oficiais de Náutica e de Máquinas da nossa Marinha Mercante.
O símbolo ainda recebeu em sua parte inferior um lema elaborado pelo CT Luiz Paixão, ex-Chefe do AvIn. A inspiração do lema surgiu da importância das instruções ocorridas nos rios da bacia amazônica, complementada pela ideia transmitida pelo verso “A nossa Escola nos forja para o mar”, do hino da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).
A placa com o símbolo do AvIn foi inaugurada no dia 05 de julho, após o mesmo regressar de 10 dias de comissão, tendo a bordo 9 alunos da EFOMM.
Por Portal da Navegação, via Fernanda C. Araujo – Assessora de Comunicação Social (CIABA).
Notícias relacionadas
-
Temporada de cruzeiros 2025/2026 tem início no Porto do Rio de Janeiro.
-
Marinha realiza levantamentos hidrográficos para garantir navegação segura na Amazônia Ocidental.
-
No Amapá, Funai entrega equipamentos ao povo Waiãpi para facilitar transporte fluvial e acesso a serviços.
-
Hidrovias se tornam corredores estratégicos para exportação de grãos.
-
CDP põe em ação plano de contingência à segurança portuária.