CF Fróes, Vice Almirante Capistrano e CF Oziel

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Capitão dos Portos de Santarém

CF Oziel, Vice-Almirante Capistrano, Paulo Moretti (Porto Trombetas) e CF Fróes. CF Fróes, Vice-Almirante Capistrano e CF Oziel
Jader Gomes Filho (Compass), Vice-Almirante Capistrano e esposa Elaine, Prático Adonis (Unipilot) e Araújo Silva (BAP)

Em solenidade presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano, o Capitão de Fragata (CF) Oziel tomou posse como Capitão dos Portos na Capitania Fluvial de Santarém. Oziel assume o cargo do também CF Fabricio Fróes, que deixou o comando tendo cumprido satisfatoriamente os desafios enfrentados durante seu comando, principalmente por causa do grande movimento de navios da cidade que, nos dois últimos anos, passou a ser o principal porto da região.
A cerimônia foi prestigiada por um grande números de convidados, entre eles, o Prático Adonis Passos (Presidente da Cooperativa Unipilot), Araújo Silva (Gerente da BAP), Jader Gomes Filho (Gerente da Compass), Alexandro Fernandes (Diretor da Cargill), Ângelo Maranhos (Diretor da Hidrovias do Brasil), Paulo Moretti (Gerente de Operações do Terminal de Porto Trombetas), Kleber Menezes (represente da SOAMAR-PA), Artur Guimarães (Administrador do Porto de Santarém), e demais membros da sociedade civil e comunidade marítima do Oeste do Pará.

Matapi lidera operação histórica em Vila do Conde.

MV Storm Rider recebeu 33 mil toneladas de soja no primeiro embarque de soja no Porto de Vila do Conde, em Barcarena.

O Grupo Atlântica Matapi, empresa de soluções logísticas integradas na Amazônia, celebra a parceria bem-sucedida com a Companhia Docas do Pará (CDP) e o cliente, Agro Cangaia Armazéns.
A colaboração foi fundamental para viabilizar o embarque de uma carga expressiva de soja no Porto Público CDP Vila do Conde, marcando a entrada do porto no agronegócio.
O MV Storm Rider recebeu 33 mil toneladas de soja a granel. Durante o período de embarque, que encerrou no fim do mês de junho, a prancha média operacional chegou a 5.700 toneladas por dia.
A Agro Cangaia produz culturas de soja, milho e sorgo. “Encontramos a solução ideal para que o cliente pudesse exportar a produção de soja, viabilizando a operação pelo Porto Público, abrindo o mercado para que médias e pequenas empresas possam realizar também exportação diretamente ao seu cliente final”, informou Mauro Martins, gerente comercial da Matapi.
O Grupo Atlântica Matapi garantiu serviços desde a recepção da carga nos armazéns do seu terminal logístico próximo ao porto até o embarque no navio, permitindo o uso do Porto Público CDP Vila do Conde como uma opção mais acessível para a exportação de soja, evitando os altos custos dos portos privados e contribuindo com desenvolvimento econômico e a competitividade na região.

Iguatemi retorna da missão

NApOc Iguatemi atracado no Porto de Santarém

O Navio de Apoio Oceanico “Iguatemi” chegou à Base Naval de Val de Cães, em Belém, na manhã do dia 13 de julho, após um mês em missão. A viagem de regresso começou em 27 do mês passado, quando o navio desatracou da Estação Naval Rio Negro, em Manaus/AM.
A missão durou, no total, 32 dias. No dia 12 de junho, o Iguatemi deu apoio no transporte de embarcações que estão atuando no combate a garimpos ilegais, em Roraima. Além disso, participou da operação “Parintins 2023”, que resultou na fiscalização de 665 embarcações que transportaram 102.504 passageiros com destino ao 56° Festival Folclórico de Parintins/AM, entre os dias 30 de junho e 02 de julho.

Mares & Rios

Legenda Gen Veiga, Gen Tomás, Cap Vitor Mele, Gen Guilherme e Gen Sá Corrêa

Como parte da visita institucional às organizações militares subordinadas ao Comando Militar do Norte, o Comandante do Exército, General Tomás, conheceu as instalações e obras de melhorias da Companhia Especial de Fronteira (CEF) de Clevelândia do Norte, no Oiapoque Fluvial, na última quarta feira (12). Ele ainda visitou o 34º Batalhão de Infantaria de Selva (34° BIS) e a 22ª Brigada da Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), criada em 2018.

O Comandante do Exército ainda foi a Tucuruí conhecer as instalações e a capacidade operativa do 23º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Selva, nesta sexta-feira. Esta é a única organização militar de Cavalaria que atua na Amazônia Oriental, que engloba os estados do Pará, Amapá, Maranhão e parte norte do Tocantins. Além disso, foi recebido pelo presidente da Eletronorte, Antônio Augusto Bechara Pardauil, durante visita à Hidrelétrica de Tucuruí.

A Cooperativa Unipilot, que congrega os Práticos da Bacia Amazônica ZP-01, promoveu um jantar em homenagem ao CF Fabrício Fróes. O evento foi realizado no Restaurante do Italiano, em Alter do Chão. Entre os presentes, o Vice- Almirante Capistrano e sua esposa Elaine; os CF Fróes e Oziel, acompanhados por suas respectivas esposas; o Assistente e o Ajudante de Ordens do Almirante; Sra Ana Luiza, Gerente de Operações do Terminal da Cargil; Sr. Odinelson Silva, Supervisor de Navegação da Cargill; o Prático Adonis Passos, Presidente da Cooperativa Unipilot; Sr. Araújo Silva, Gerente da Bacia Amazônica Práticos.

A Praticagem também homenageou o CF Fróes pelo seu relevante trabalho à frente da Capitania Fluvial de Santarém, destacando a importância de suas realizações para o crescimento portuário da cidade. Na mesma ocasião, o CF Oziel foi recebido com votos de boas-vindas e com a promessa de continuado apoio da Praticagem em cooperação à Capitania de Santarém.

Após ser nomeado pelo Presidente Lula como Ministro do Turismo, o Deputado Celso Sabino recebeu muitas felicitações, porém um dos primeiros a lhe cumprimentar foi o advogado paraense Cássio Mácola (foto), que é radicado em Brasília.

A Coluna de hoje está mais bonita pois faz referência à Júlia (foto), filha do distinto casal Amanda e Ondiara Barbosa que nasceu no início do mês de julho. Ondiara é Comandante do Grupamento de Polícia Naval do Norte. Que Julia tenha muita saúde e prosperidade (LOP).