Milhares de visitantes na Praça da República, em Belém

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Feiras atraem milhares de visitantes às praças de Belém

A Prefeitura de Belém tem fomentado a economia criativa nos espaços públicos da capital, como acontece todos os domingos na Praça da República e também na praça João Coelho, onde fica o Theatro da Paz.
Esses espaços são ocupados por 255 artesãos permissionários que fazem parte da Associação dos Artesãos e Expositores do Pará Amazônia (Artepam) e atuam na praça da República com a comercialização de artesanatos, quadros, antiquários, discos e Cds, revistas, plantas e peixes ornamentais, água de coco, biscoitos, sucos, compotas regionais entre outros.
Já na praça João Coelho estão instalados 284 permissionários comercializando produtos industrializados, eletrônicos e serviços em geral. Há também, segundo o órgão, 40 permissionários que circulam com vendas variadas no interior das duas praças, gerando emprego e renda para a categoria.
Segundo o secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro, “a Secon possui diálogo direto com as associações de artesãos e demais vendedores da praça, sempre na busca da valorização do empreendedorismo local. “Mais de 50 mil visitantes e turistas estrangeiros devem estar em Belém para a COP-30, em 2025, e a Feira do Artesanato quer mostrar aos visitantes a diversidade amazônica de nossa cultura criativa e ancestral”, destacou.

Funasa poderá ir para o Ministério das Cidades

Ministro das Cidades Jader Barbalho Filho

A Fundação Nacional da Saúde (Funasa), encarregada da obras de saneamento nos municípios, poderá deixar o âmbito do Ministério da Saúde para fazer parte do Ministério das Cidades, comandada pelo ministro Jader Barbalho Filho.
O órgão passa por profunda reestruturação para aperfeiçoar gestão e inovação, criando um novo organograma de atividades, principalmente em relação à convênios – são cerca de mil pequenas prefeituras em todo país, que têm mais de 1,2 bilhões a receber do Governo Federal para investimentos em obras de saneamento urbano.
A mudança da Funasa de ministério fortalece ainda a pasta comandada por Jader Filho, que já tem sob sua responsabilidade o programa “Minha Casa, Minha Vida”, um dos mais estratégicos do governo Lula.

Polícia Civil reforça segurança nas praias e rios de Mosqueiro e região

O Delegado Geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, acompanhou o policiamento fluvial realizado em vários pontos da Ilha de Mosqueiro e região. A missão foi conduzida pela lancha “Ventania”, equipada com dois motores de 350 Hp, capaz de percorrer Belém – Mosqueiro em pouco mais de 30 minutos.
O Delegado Geral enfatizou a eficiência da lancha, destacando sua capacidade de atravessar a baía do Marajó a qualquer hora, pronto para atuar em emergências e navegar em grandes distâncias. “Em uma geografia rica em rios, furos e praias, essa embarcação se torna uma poderosa ferramenta para garantir a paz social, a segurança dos ribeirinhos, banhistas e pescadores.” afirmou o Delegado Walter.
A bordo da lancha estavam, a convite do Delegado Geral, o Comandante do 25° BPM, Ten Cel Renato, Ten Cel Bruno da SEGUP, IPC Vandeco e equipe da Delegacia Fluvial, bem como o repórter Beto Messias e o fotógrafo Osmarino Souza, que acompanharam a ação de segurança. A presença da Polícia Civil reforça o compromisso com a segurança nas áreas costeiras, proporcionando tranquilidade aos moradores e visitantes da região.

Mares & Rios

TURISMO – O Brasil tem centenas de atrações turísticas espalhadas pelo interior e na costa litorânea. Além da Amazônia, com seus encantos naturais, temos cachoeiras, montanhas, canyons e fascinantes cidades históricas. Mas, por falta de incentivo, conta apenas com cerca de seis milhões de turistas deslocando-se anualmente, sendo que mais da metade vem do estrangeiro, segundo dados oficiais de 2022. A título de comparação, a Espanha recebe sessenta milhões de turistas anualmente e somente a torre Eiffel, em Paris, é visitada todo ano por sete milhões de pessoas.

Nosso conterrâneo, o deputado Celso Sabino, acaba de assumir o Ministério do Turismo. Sabino tem grande desafio pela frente: escancarar as portas do País para o turismo internacional, que cresceu muito em 2023, incentivar o turismo doméstico, o da melhor idade, com passagens aéreas mais em conta, e aproveitar a COP 30, que trará milhares de visitantes ilustres ao Brasil. Ao Ministério cabe deflagrar uma campanha internacional de valorização como grande receptor turístico, de moeda barata frente ao dólar e ao euro, e com muitas opções de passeios, gastronomia inigualável e clima agradável durante todo ano.

SOCIAL

Eduardo Carvalho, Contra Almirante Jaques, Luiz Omar e Almirante (RM -1) Rodrigues

Quem completou idade nova no dia de ontem foi o amigo Eduardo Carvalho, dinâmico Diretor-Presidente da Mega Logística, e grande parceiro da Coluna Navegação em Foco. O evento foi comemorado em família.

Quem também esteve aniversariando foi outro grande amigo, o empresário Relton Osvaldo Pinto, presidente do Grupo Atlântica Matapi. Depois de um fim de semana em família, sábado, Osvaldo comemorou o aniversário em grande estilo, junto com a diretoria e funcionários (foto), em um passeio de barco durante o belo pôr-do-sol, ontem.

LOGÍSTICA – De acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), o setor logístico representa 12% do PIB brasileiro. Diante da importância deste segmento, a multimodalidade, que une dois ou mais modais para a movimentação de cargas com um único operador logístico, é possível realizar uma operação de transporte integrada, incluindo os modais rodoviário, ferroviário, fluvial e marítimo. Neste sentido, a cabotagem que corresponde à navegação marítima entre portos do mesmo país, aparece como o modal mais preparado para longas distâncias, oferecendo benefícios como: sustentabilidade, diminuição das emissões de CO2, redução de avarias e roubos de carga e maior capacidade com operações de grande escala.

CAFÉ DA MANHÃ

Rui Brandão, CMG Calfa, Walter Costa, Luiz Omar, Alexandre Carvalho e Rui Zanardi

Na manhã de ontem, participei do café da manhã na residência oficial da Ocrim oferecido pelo Diretor Rui Zanardi. Este café é realizado uma vez por mês. O convidado foi o Capitão dos Portos da Bacia Amazônica Oriental, CMG Calfa. Como sempre foi um momento de descontração e fortalecimento dos laços de amizade. A organização foi de responsabilidade da chef Virgília.