No dia 21 de julho de 2023, em São José dos Campos/SP, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou a Cerimônia Militar alusiva aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.
A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani e o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, além de Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores das organizações militares do DCTA, Oficiais Generais Veteranos, Oficiais Generais da Marinha e Exército, Oficiais Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo, integrantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e representantes de empresas da região do Vale do Paraíba.
Em suas palavras, o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, ressaltou a importância do legado de Santos Dumont e os marcos históricos que transformaram São José dos Campos em um pólo de referência em ciência, tecnologia e inovação.
Nelson Chaves e o novo Parque da Cidade
O jornalista Douglas Dinelly, Diretor da DD Comunicação Relacionamento, Consultoria e Assessoria, enviou, por e-mail, um pouco da história envolvendo o novo Parque da Cidade, que está sendo construído pelo Governo do Estado e vai se tornar um dos principais atrativos turísticos da capital Belém, especialmente durante a COP 30, e destacando o principal entusiasta do novo espaço: Nelson Chaves.
Há 34 anos, quando vereador e presidente da Câmara Municipal de Belém (CMB), Chaves teve a inspiração de um parque ao responder a uma repórter de TV sobre “qual seria o presente” que ele daria a Belém pelo aniversário da capital paraense. Em toda essa longa caminhada o ex-presidente do TCE-PA, caminhou praticamente sozinho, “sem perder a esperança jamais”, até porque, convenhamos, seria inimaginável para um mortal comum àquela época, e até mais recente, a remoção e transferência do Aeroporto “Brigadeiro Protásio Oliveira”, da área do antigo Aeroclube de Belém.
Com a boa vontade, dentre outros, de dois ex-comandantes do I COMAR, os brigadeiros Borba e Minelli, pela cessão da área ao estado. Na cabeça do engenheiro, sanitarista e professor aposentado da UFPA, àquela altura, passava o sonho de um espaço de contemplação da natureza, com lâminas d’água, muito verde, de palmeiras da Amazônia, por exemplo, espécies imortalizadas na conhecida canção do maestro Waldemar Henrique. Tudo para deleitamento dos moradores de Belém e turistas. O que era inconcebível, por dez entre dez pessoas no passado, e até mais recentemente, será realidade para embelezar mais nossa Belém do Pará e virar atração da Conferência das Partes”, a tão aguardada COP-30, em 2025.
Mares & Rios
POLÍTICA – As notícias de que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação poderá vir a ser entregue para um dos partidos do “centrão” estão provocando reações da comunidade científica brasileira.
As nove entidades que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTPBr) emitiram uma nota em que manifestam “grande preocupação com a possibilidade de mudanças no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no contexto das negociações de novos acordos políticos”.
Desde o início do governo Lula, a pasta está sendo dirigida pela engenheira Luciana Santos, do PC do B, que tem a aprovação dos cientistas. O temor das entidades é que ocorra um “recuo” na gestão do MCTI.
MOSQUEIRO
A Governadora em Exercício do Pará, Hana Ghassan Tuma, entregou na última sexta-feira (21) doze novas motocicletas para o Moto Patrulhamento da Guarda Municipal na ilha do Mosqueiro. A Governadora estava acompanhada do Secretário de Segurança Pública Ualame Machado, Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Júnior, Comandante do CPC II, Coronel Orlandino, Comandante do 25° BPM Tenente Coronel Renato e Jornalista Beto Messias
CONVÉS PRINCIPAL – Agradeço ao meu amigo e também colunista Ricardo Monteiro pela menção feita a mim em sua coluna de número 278. Ele, que é Capitão de Longo Curso, está atualmente embarcado no comando do navio petroleiro “Dragão do Mar”, pertencente à frota da Transpetro – Petrobras. É uma honra receber essa referência e compartilhar o reconhecimento no setor marítimo.
EXÉRCITO
Uma semana de aprendizado e troca de experiências. Assim foi a primeira edição do Programa Conheça o Seu Exército, realizado pelo Comando Militar do Norte (CMN), em São Luís. O encerramento, realizado nesta sexta-feira (21), foi marcado pela entrega dos diplomas aos participantes. O evento foi prestigiado por representantes de instituições de ensino do estado do Maranhão e autoridades do Poder Legislativo.
O comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24ºBIS) destacou a parceria com a sociedade ludovicense. “Nosso Batalhão sempre entrelaçado com a Sociedade, teve a honra de sediar e mostrar um pouco da nossa história, tradições e raízes, coisas que o Exército faz com muito orgulho e amor. Durante essa semana mostramos um pouco das nossas capacidades. Nosso maior interesse é que possamos contar a nossa história junto com os senhores”, afirmou.
PRATICAGEM
Retornei a Macapá após mais uma viagem cumprindo a função de Prático. Estive embarcado no navio “Eurus Venture”, que transportava 40.000 toneladas de milho carregadas no terminal da Cargill em Santarém, com destino à Europa, apresentando um calado de 11 metros. Foi mais uma operação bem-sucedida importante para o comércio marítimo da região.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Maersk apresenta primeiro navio movido à metanol a navegar pelas Américas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desfile Cívico Militar de 2024.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desencalhe do navio Amis Wisdom III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – EDGE e Marinha do Brasil assinam acordo.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – “O Petróleo é nosso!”