Modal hidroviário cresce e impulsiona movimentação nos portos do Arco Norte.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Portos do Arco Norte já movimentaram mais 113 milhões de toneladas em 2023

Após um resultado positivo nos primeiros cinco meses do ano, com crescimento de 4,4% em relação ao mesmo período de 2022, o setor portuário brasileiro encerrou o mês de maio com a movimentação de 113,2 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 10,43% em relação a maio de 2022.
Já os portos do Arco Amazônico, localizados nos estados de Roraima, Amazonas, Pará, Amapá e Maranhão, movimentaram 135,1 milhões de toneladas no período de janeiro a maio de 2023, com destaque para a movimentação de minério de ferro que representa 67,2% da carga transportada. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e refletem o crescimento impulsionado pelo aumento na movimentação de minério de ferro, soja e petróleo.
O presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport), Flávio Acatauassu, explica que o crescimento da utilização do modal hidroviário é uma realidade e uma evolução para o país, indo ao encontro de práticas sustentáveis.
“O transporte hidroviário apresenta eficiência energética 29 vezes superior ao rodoviário e consome 19 vezes menos combustível. Além disso, emite seis vezes menos gás carbônico que o modal rodoviário. É uma movimentação natural este crescimento, o que vemos com muito bons olhos, por promover crescimento para o país desta região Amazônica de forma sustentável”, explica o executivo.

COMAR celebra 150 anos de Santos Dumont

General Álcio, Luiz Omar, Brigadeiro Nogueira, Vice-Almirante Capistrano e Relton Pinto.
Relton Pinto, Carlos Nascimento, Desembargador Leonam Cruz e Desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos.
CMG Coelho Rangel, Vice-Almirante Capistrano, General Álcio e Coronel Rodrigo
Tenente Rafaela, Carla Nogueira e Tenente Larissa

O Primeiro Comando Aéreo Regional – I COMAR realizou, hoje, na Base Aérea de Belém (BABE), a Cerimônia Militar alusiva aos 150 anos de nascimento do marechal do ar Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, comemorado no dia 20 de julho. A solenidade foi presidida pelo Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro Raimundo Nogueira Lopes Neto.
Na ocasião, várias personalidades foram condecoradas com a medalha “Mérito Santos Dumont”, dentre elas, destacaram-se o Comandante Militar do Norte, general Luciano Guilherme; presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, entre outras autoridades civis e militares.
Também estiveram presentes na cerimônia o Comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Antônio Capistrano, e os colaboradores do I COMAR; Relton Osvaldo Pinto, presidente do Grupo Atlântica Matapi e Soamar-Pa; Carlos Nascimento, da Terraplena; Carlos Pina, da Adesg-Pa; e Luiz Omar Pinheiro, Coluna Navegação em Foco.

Mares & Rios

MARAJÓ – Durante o mês de julho, Soure, como de costume, recebe muitos turistas. Além das belas praias e campos naturais, e artesanato singular, a gastronomia marajoara vem atraindo cada vez mais visitantes para conhecer o arquipélago. O chef Clodomiro Maués, o chef Bola, é um dos responsáveis por isso. Bola, além de muitas histórias, oferece caldo de turu e filé de búfalo com queijo do Marajó. Fantásticos!

TERMINAIS PRIVADOS – Os Terminais de Uso Privado (TUPs) registraram 72,74 milhões de toneladas movimentadas em maio de 2023. O número representa um aumento de 10,11% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O destaque positivo foram os TUPs localizados em Vila do Conde, com mais de 2,5 milhões de toneladas, representando uma variação positiva de 25,9% quando comparado a maio de 2022.

CONSELHO TÉCNICO – A Cooperativa Unipilot acaba de publicar a nova batimetria da rota alternativa (figura), na saída do canal do Pracaubas, próximo a Macapá. O estudo foi realizado em tempo recorde por causa do registro de pouca profundidade no local. Parabéns ao conselho técnico coordenado pelo prático Alvim Spinola, e formado pelos Práticos Caiaffa, Renato, Gual,Eloi, Kaltenback, Brilhante e pelos Hidrógrafos Ernesto e Aderson, além de Martinez responsável pelas cartas náuticas.

BRASILIA – Na Capital Federal a Formatura Alusiva ao Sesquicentenário do Nascimento de Santos Dumont foi realizada na Base Aérea de Brasília e presidida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Contou, ainda, com a presença do Ministro da Defesa, José Múcio, e do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno. Houve a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e atores que representaram Santos Dumont e a sociedade parisiense da época. O coronel-médico Feijó, Diretor do Hospital da Força Aérea de Brasília (foto), acompanhado da esposa e médica Leila Feijó, também acompanharam o evento.

I COMAR – Após a cerimônia alusiva aos 150 anos de Santos Dumont, convidados puderam prestigiar as peças que ficarão em exposição em diversos pontos da capital paraense. Destaque para as maquetes do 14 Bis e do Gripen – aeronave de caça mais moderna da Força Aérea Brasileira.