Luiz Omar II, Vice-Almirante Edgar, Luiz Omar, Almirante de Esquadra Carlos Chagas e Vice-Almirante Capistrano.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Recepção a bordo do NAM Atlântico A-140

Lucas Pinto, Luiz Omar II, Jorge Barbeito, Vice-Almirante Edgar e Relton Osvaldo Pinto.
Relton Osvaldo Pinto, Vice-Almirante Edgar, Carlos Nascimento, CMG Mozart.
Generais Wellington, Álcio, Luciano, Sá Correia; Flávio Acatauassú, Brigadeiro Nogueira, Luiz Omar e Luiz Omar II.
CMG Coelho Rangel, Senador Zequinha Marinho e Cleber Menezes.
CMG Ondiara, Dra Aurimeire, José Guataçara, Raul Moreira e Daniel Pereira.

O Vice-Almirante Edgar Barbosa, Comandante em Chefe da Esquadra, e o Vice-Almirante Antônio Capistrano, Comandante do 4º Distrito Naval, realizaram, no último domingo (6), um coquetel a bordo do maior navio da Marinha do Brasil, o NAM Atlântico que se encontra atracado no porto de Belém para participar da Cúpula da Amazônia.
Foi uma noite memorável que contou com a presença do Almirante de Esquadra, Fuzileiro Carlos Chagas, Comandante Geral do Corpo de Fuzileiro Navais, que na noite de ontem (7), também a bordo do Atlântico fez a apresentação da Banda Sinfônica no espetáculo “PARADA APÓS O PÔR DO SOL”. Voltamos com os detalhes deste espetáculo na coluna da próxima quinta-feira (10).

Overbook na ACP com o ministro Celso Sabino

Marcelo Freixo e Celso Sabino

Domingo de manhã, em uma semana repleta de realizações no evento Diálogos Amazônicos, temperatura acima dos 30 graus em pleno verão amazônico, e o salão nobre da Associação Comercial do Pará registrou overbooking (quando expressão em inglês para excesso de reservas) no primeiro ato do ministro do Turismo, Celso Sabino, em sua terra natal.
Acompanhado do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o ministro recém empossado anunciou recursos de 200 milhões de reais do Fundo Geral do Turismo para investimentos em infraestrutura como hotéis, parques temáticos, restaurantes, bares, etc, em todo país.
Celso Sabino anunciou a diminuição nos preços do combustível de avião que irá atrair novas empresas, ampliar nosso hub aéreo e diminuir os valores das passagens. “O Brasil não conhece o Brasil”, reconheceu o ministro, argumentando que nossos turistas preferem viajar ao exterior a conhecer nossas maravilhas regionais.

Mares & Rios

OPERAÇÃO LIBANO

No coquetel realizado no domingo (6) a bordo do NAM Atlântico, foi possível registrar o encontro de quatro gerações de Chefes de Operações de Meios que participaram da Operação LÍBANO. Na foto, o CF César comandante da Fragata Defensora; CF Leonardo Barbosa, Imediato do NAM Atlântico; CF Mercês, Chefe de Operações do Comando do 4º DN; e CC Barcelos, Chefe de Operações do NAM Atlântico.

COSANPA

O Presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior, toma posse hoje, em Brasília, no cargo de vice-presidente Regional Norte da Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento. José Fernando tem registro da dinâmica de competência na administração Cosanpa.

PORTO DE BELÉM – Vinte e quatro horas da chegada do NAM Atlântico a Belém foi verificado que duas boias que demarcam o canal de navegação estavam fora da posição, desgarradas e estavam no meio do canal de navegação. Porém neste curto espaço de tempo, a Empresa Sea And Port Serviços Ltda, que tem contrato com Companhia Docas do Pará para o serviço de manutenção preventiva e corretiva dos sinais náuticos que compõem os canais de acesso e bacia de manobra aos portos de Belém e Vila do Conde, resolveu o problema e o super navio pode realizar a entrada e atracação no porto sem problema.

EDUCAÇÃO

Investindo cerca de 4 milhões de reais de recursos próprios, a Prefeitura Municipal de Muaná, o terceiro município mais populoso do Marajó, inaugurou a escola de ensino fundamental, Rubens Fernandes Pires (foto), para atender 500 alunos em turnos da manhã e da tarde, no rio Atuá, boca do rio Paritá. Segundo o prefeito Biri Magalhães, a escola, de engenharia avançada, tem 1.500m² de área construída em alvenaria, contando com 12 salas de aula, auditório multiuso, biblioteca, copa, cozinha, secretaria, sala de professores e da diretoria e espaço de lazer. A prefeitura construiu um espaçoso trapiche para dar segurança e conforto aos alunos que utilizam embarcações. Segundo Biri, o projeto de boas escolas no interior pretende estimular a maior presença de alunos, conter a evasão, promover ensino de qualidade com sustentabilidade e ampliar os indicadores do ensino básico, como o IDEB.