Seca no Rio Amazonas desafia navegantes.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Rio Amazonas entra no período de seca

A seca do Rio Amazonas, que compreende o período de junho a novembro, requer dos navegantes atenção dobrada. Antes mesmo do fim de agosto, o nível do rio já apresenta restrições à navegação e a passagem por alguns trechos já é considerada crítica.
Por causa disso, a Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental, por meio de uma portaria, limita o tráfego dos navios na passagem do Tabocal e na Enseada (Foz) do Rio Madeira e a travessia só pode ser executada no período diurno.
O Prático Bernardes, da Empresa Praticagem do Amazonas, estima que até o final do mês de setembro, haverá redução do calado dos navios no trecho da ZP-02 (Itacoatiara/Manaus).
Já na ZP-01 (Fazendinha/Itacoatiara), o problema está no Canal de saída do Terminal de Juruti, onde também a navegação noturna já está suspensa por conta da pouca profundidade que encontra na ponta da Ilha Juruti. Inclusive, o navio que deixa o terminal hoje já tem redução de calado, por conta da pouca profundidade do canal.
Segundo os Práticos Alvim e Caiaffa, membros do Conselho Técnico da Unipilot, garantem que, com a dragagem que será feita no canal pela Alcoa, proprietária do terminal, o calado volte para sua normalidade 11.56 metros, algo inédito no Rio Amazonas.

Diálogos Hidroviáveis debate Ferrogrão e Pedral do Lourenço

Vice Almirante Capistrano compõe mesa de evento para discutir Ferrogrão e Pedral do Lourenço

A construção do Ferrogrão – via férrea que pretende ligar o porto de Miritituba, no Pará, ao município de Sinop, em Mato Grosso, – e o Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, foram temas de destaque durante o “Diálogos Hidroviáveis”, evento realizado em Belém, que aconteceu quinta e sexta-feira, promovido pelo Sindicatos dos Armadores (SINDARPA).
O encontro reúne órgãos governamentais e sociedade para debater temas em evidência na região amazônica e no Brasil, a partir dos avanços que a COP 30 trará ao contexto local. Os portos da Amazônia, a sustentabilidade do modelo de transporte hidroviário e os desafios e oportunidades do transporte de passageiros também foram abordados.
Além disso, as palestras buscaram compreender desafios no contexto de mudanças climáticas e a construção de políticas e estratégias que possam impulsionar a navegação sustentável, aprimorar a infraestrutura de transporte de forma alinhada à COP e as demandas da sociedade.

Marinha do Brasil realiza ação Cívico-Social

A Marinha do Brasil iniciou neste sábado a Ação Cívico-Social que vai atender os municípios de Breves, Curralinho, Oeiras do Pará e Ponta de Pedras, no estado do Pará. As ações serão realizadas pelo Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, que tem como Comandante o CMG Ondiara Barbosa, e pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, comandada pelo CMG Calfa, subordinados ao Comando do 4º Distrito Naval.
A bordo do Navio-Auxiliar “Pará” e sob o comando do CC Filipe Santos, serão oferecidos atendimentos médico-odontológicos, exames laboratoriais e de imagem de pequena e média complexidades, além da realização de campanhas de prevenção ao câncer de mama, com militares especialista da Marinha e da Universidade Federal do Pará, nas mais variadas especialidades: ginecologistas, pediatras, oftalmologista, dentistas, farmacêuticos etc. No município de Oeiras do Pará, o NA “Pará” atenderá a população ribeirinha em uma ação coordenada com o Exército Brasileiro e a Força Aérea.
Na ocasião, também serão intensificadas ações de enfrentamento e prevenção ao escalpelamento e fiscalização do tráfego aquaviário com promoção de palestras; instalação gratuita de coberturas de eixo de motor; distribuição de toucas de proteção para os cabelos e cartilhas educativas; e doação de colete salva-vidas para garantia da salvaguarda da vida humana nos rios. A Ação Cívico-Social tem apoio de representantes da Comissão Estadual de Enfrentamento dos Acidentes com Escalpelamento e da Sociedade Amigos da Marinha.

MARES & RIOS

IMAGEM PEREGRINA


Nesta semana, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou duas Organizações Militares subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval. No dia 22, esteve no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e foi recebida pelo comandante CMG Márcio Braga. No dia 23, o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas dos Fuzileiros Navais também foi contemplado com a visita. Após recepção do Comandante CF Fuzileiro Rocha Lima, foi realizada uma celebração pelo Capelão Naval do Com4oDN e, em seguida, a Imagem foi conduzida pelas dependências das OMs em procissão, por Militares, Servidores Civis e Alunos. Imagem peregrina sendo conduzida pelo CMG Braga, no CIABA. Capelão Naval do 4º DN e CF (FN) Rocha Lima conduzindo a imagem no 2ºBtlOpRib.

CIABA
O Centro recebeu, dia 23, a visita dos alunos do Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED), da Escola Superior de Defesa (ESD). O cujo objetivo foi consolidar a aprendizagem nas áreas de defesa, segurança e desenvolvimento nacional. Na ocasião, foi proferida palestra pelo Vice-Almirante Capistrano, Comandante do 4º Distrito Naval, sobre o tema “As missões do Comando do 4º Distrito Naval e os impactos das suas atividades para a defesa da Amazônia Oriental, no controle da Defesa Nacional”, para os alunos do CAED, que ainda puderam visitar os simuladores de passadiço e o planetário, além de assistirem a um exercício de combate a incêndio no pátio do CBINC.

MEGA LOGISTICA


Durante a visita dos representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária ao Complexo Portuário de Vila do Conde, em Barcarena, uma comitiva liderada pelo presidente da Mega Logística, Eduardo Carvalho, visitou a Estação de Transbordo Fluvial da empresa (foto), pioneira neste tipo de operação.

ACIDENTE
Uma equipe da Capitania dos Portos de Santarém, no oeste do Pará, já foi deslocada para ajudar nas buscas das três vítimas do acidente entre uma pequena embarcação e uma balsa na comunidade São Sebastião, rio Purus, município de Prainha, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (24). Entre as vítimas está uma criança de apenas 1 ano e cinco meses. Duas pessoas conseguiram se salvar. A Capitania dos Portos irá instaurar um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), para apurar as causas da colisão entre as duas embarcações. A informação é do capitão de Fragata Oziel Marçal de Aguiar

COLABORADOR EMÉRITO


O empresário Relton Osvaldo Pinto (foto), presidente do Grupo Atlântica Matapi, empresa referência em soluções logísticas, foi um dos agraciados pelo Exército do Brasil com o Diploma de Colaborador Emérito, entregue por merecimento e em reconhecimento aos serviços relevantes à sociedade paraense e aos serviços prestados ao Exército. A entrega aconteceu durante a cerimônia militar em alusão ao Dia do Soldado promovida pelo Comando Militar do Norte (CMN). As comemorações seguem neste sábado (26) e domingo (27), com uma exposição no Shopping Bosque Grão Pará.

NAVIO-VELEIRO “CISNE BRANCO”

O Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” está aberto para visitação pública gratuita a partir deste sábado, das 10 às 15h, na Escadinha da Estação das Docas, em Belém. O programa cultural oferece à população a oportunidade de conhecer a história e rotina de um dos navios mais tradicionais da Marinha do Brasil (MB) e se familiarizar com a vida a bordo. O Nve “Cisne Branco” exerce funções diplomáticas e de relações públicas, tendo como missão representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições navais. Vai até este domingo, 27.