Fazendo parte das celebrações do Dia do Soldado, o Exército Brasileiro realizou grande exposição no Shopping “Bosque Grão-Pará”, em Belém (PA), com as presenças de helicóptero, viaturas operacionais e de combate, além de materiais bélicos utilizados pelos militares no dia a dia.
O principal de tudo foi que, além de poderem ver os equipamentos, puderam interagir como aconteceu com a Marina Sophia, que teve grande surpresa com o aparato demonstrado pela Força Terrestre.
Há de se destacar também a cordialidade e postura daqueles que juraram defender nossa Pátria querida, mostrando à sociedade que o Exército Brasileiro está sempre a disposição, realizando ações sociais e serviços de patrulhamento de nossas fronteiras.
Os eventos ocorreram nos dias 26 e 27 de Agosto, sendo encerrado com a apresentação da Banda Música do Comando Militar do Norte.
Mais uma vez, Parabéns, Exército Brasileiro!
CIABA recebe Alunos do Curso CAED da Escola Superior de Defesa (ESD).
No dia 23 de Agosto, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) recebeu a visita dos Alunos do Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED), da Escola Superior de Defesa (ESD), com o objetivo de consolidar a aprendizagem nas áreas de defesa, segurança e desenvolvimento social.
A palestra proferida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, teve como tema “As missões do Comando do 4º Distrito Naval e os impactos das suas atividades para a defesa da Amazônia Oriental, no controle da Defesa Nacional”.
Em seguida, os Alunos visitaram os Simuladores de Passadiço e o Planetário, além de assistirem a um exercício de combate a incêndio no Pátio do CBINC. A visita foi encerrada com almoço no Prédio da Savi.
(Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).
CLC Allan Moreira ministra Palestra em Brasília sobre Marinha Mercante.
No dia 18 de Agosto, o ilustre Capitão de Longo Curso Allan Moreira realizou importante palestra no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília “Almirante Domingos de Mattos Cortez”.
Com o tema “A importância da Marinha Mercante para o país e seu protagonismo na Amazônia Azul”, o palestrante abordou diversos assuntos sobre a instituição e como o relacionamento com a Marinha do Brasil ajuda no desenvolvimento do país.
Ao final, o Comandante foi aplaudido e recebeu certificado da palestra pelo Capitão de Mar e Guerra Marcio Abreu Caldas.
Parabéns ao CLC Allan Moreira!
Navio-Escola “Brasil” atraca no Porto de Recife (PE).
Em sua primeira parada, após a saída do Rio de Janeiro (RJ), onde iniciou a 37º Viagem de Instrução dos Guardas-Marinha, o Navio-Escola “Brasil” atracou no porto de Recife, em Pernambuco, no dia 16 de Agosto.
Já no dia 17, a embarcação recebeu as primeiras visitas, reunindo diversos recifenses, impressionados pelo aparato de combate e sua beleza, com seus 130 metros de comprimento e 13 metros de largura.
As visitações também ocorreram nos dias 18 e 19 de Agosto, sendo uma boa opção para a população durante o final de semana, somando-se com a apresentação da Banda de Música, composta por 300 militares.
De Recife (PE), o Navio-Escola “Brasil” partiu com destino a Cartagena, na Colômbia. Boa viagem à tripulação!
Maré alta.
O trabalho da imprensa e do jornalismo são fatores preponderantes para levar as informações à sociedade como um todo, seja ela de cunho político, policial, social e esportivo, além de diversas matérias.
Interferir no trabalho desses profissionais, sem sombra de dúvida, é uma falta de respeito e educação. E o que falar das ameaças que sofrem? Com isso, deixo os parabéns a todos da imprensa e jornalismo.
Maré baixa.
O local da sua empresa é motivo de orgulho ou de rejeição?
O Capitão de Mar e Guerra Michael Abrashoff cita, em seu livro “Este Barco também é Seu”: “Eu sempre pensava como seria maravilhoso se as corporações inspirassem esse tipo de orgulho, de modo que os funcionários considerassem o seu local de trabalho não um território hostil, mas um local para mostrar para os amigos”.
Passadiço.
- O Prático Marcelo Salgado da “Pará River Pilot” já convidou oficialmente o colunista para visita na Estação de Praticagem. Essa será a segunda vez que tal encontro se realizará.
- O Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior dando total apoio ao colunista para cursar a Escola de Guerra Naval (EGN). Inclusive conversará sobre o assunto com o Diretor da área de Transporte Marítimo da Transpetro. Colunista e amigos na torcida.
- Outra grande expressão a apoiar o colunista nessa ida a EGN é o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, que já realizou o referido curso. Na expectativa de um desfecho favorável.
- O Capitão de Longo Curso José Menezes Filhos é um verdadeiro gentleman. Sempre interagindo com a Marinha Mercante Brasileira, já que é uma das grandes expressões do setor.
- Uma correção na coluna: o nome do Chefe de Máquinas que esteve no Navio Aeródromo “São Paulo” é Higor de Castro Pereira, e não Hugo como mencionado.
- Aniversariaram no dia 25 de Agosto, as companheiras do Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper, Sras. Patrícia Magluta e Roberta Nobre. Os parabéns da coluna.
- O Sr. Mário César Martins de Camargo, do Rotary Club de Santo André (SP), foi selecionado como Presidente indicado do Rotary Internacional para os anos 2025 e 2026. Sucessos para ele!
- O 1º Oficial de Náutica Daniel de Araújo Moura já esteve nas fileiras do Exército Brasileiro, fazendo parte da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e, posteriormente, do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS).
- No dia 21 de Agosto, nosso ilustre 2º Oficial de Máquinas Germando Araújo da Costa finalmente embarcou no NT “Rômulo Almeida”, dando início ao seu Estágio Supervisionado. Boa sorte.
- O Condutor-Mecânico Gerson Faustino esteve recentemente no Rio de Janeiro, desembarcando do navio da empresa de navegação Log In. Bom repouso ao lado da família é o que desejo!
- O Cozinheiro Bergson Marques, a bordo do NT “Milton Santos”, finalmente deixou o porto da Espanha, com destino ao Brasil. Bom retorno!
Navegando.
Elogio de um leitor da coluna ao Comandante Gondar: Agradecimentos pela ajuda nas emissões de certificações junto a CPRJ, principalmente de marítimos que não residem no Rio de Janeiro (RJ). Além de todos os atributos que possui, o Comandante Gondar ainda encontra tempo para providenciar a renovação de Certificados e CIR. Realmente é digno de elogio!
No passado existia o famoso Ano Marítimo, que muitos só ouviram falar. Tratava-se de um tempo reduzido que contava para a aposentadoria do aquaviário. Infelizmente, a Presidência da República, na época, achava que profissão de marítimo era turista remunerado e resolveu terminar com o ano marítimo. Infelizmente as coisas nunca acontecem como queremos.
Um efusivo “Bravo Zulu” a CONTTMAF e ao SINDMAR, que dia a dia vem fazendo verdadeiras batalhas para garantir o direito do trabalhador aquaviário. Se não fosse por eles, o marítimo estaria numa verdadeira escravidão, tal qual acontece com a bandeira de conveniência. Tratar marítimo brasileiro como certas nacionalidades não estar no script.
Para evitar verdadeiras escravidões de marítimos e navios precários, a MLC-2006 veio para garantir os direitos do trabalhador, internacionalmente. O Brasil recentemente ratificou a Convenção, porém algumas empresas já possuíam o certificado de voluntário. Uma delas é a Transpetro.
O Navio Veleiro “Cisne Branco” encantou um público de mais de 11 mil pessoas na bela cidade de Maceió (AL), entre os dias 11 e 13 de Agosto. Uma rica história vai a bordo dessa embarcação da nossa briosa Marinha do Brasil, sempre mantendo a força e tradição naval brasileira que lhe é peculiar.
O Centro de Instrução Sylvio de Camargo (CIASC) sediou o Curso Internacional de Força-Tarefa Marítima das Nações Unidas, entre os dias 14 e 18 de Agosto. Oficiais da Marinha do Brasil e representantes das nações amigas realizaram a etapa crucial, cuja função é capacitar esses profissionais com as habilidades e conhecimentos necessários para atuar.
O Submarino “Tapajó”, que foi recentemente aposentado pela Marinha do Brasil, teve mais de 25 mil horas de imersão e impressionantes 120 mil milhas náuticas (equivalente a 222 mil quilômetros). Por tudo isso e muito mais, sua contribuição para a segurança marítima no Brasil é inegável.
O primeiro porto de parada do Navio-Escola “Brasil” (U-27), após a saída do Rio de Janeiro, foi Recife (PE), quando percorreu o total de 2.028 quilômetros. A embarcação realiza a XXXVII Viagem de Instrução dos Guardas-Marinha. A próxima parada será internacional. Voltaremos com informações.
Uma importante Medalha de Mérito será lançada pela Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil) no mês de Setembro, o mês da Pátria. Um passarinho já me contou que dois Capitães de Longo Curso serão agraciados com a referida honraria. Divulgaremos assim que tiver a confirmação.
O colunista foi indicado pelo Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM) para realizar o Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) da Escola de Guerra Naval (EGN), obtendo o apoio do Presidente da instituição, Plínio Rodrigues Calenzo, e o Presidente de Honra, CLC Alvaro José de Almeida Júnior. Agora vem a parte mais difícil: conseguir o apoio e liberação da Transpetro. Voltaremos ao assunto. (RM).
Notícias relacionadas
-
A minutos da sede da COP-30 em Belém, comunidade esvazia após poluição do rio: ‘Vila fantasma’.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
Curso capacita servidores para transporte escolar fluvial com segurança e eficiência.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
Sindarma intensifica estratégias para enfrentar secas no Amazonas e crimes fluviais em 2025.