CLC Hildelene ao lado dos Alunos do CIAGA na Navalshore 2023.

CONVÉS PRINCIPAL – Navalshore 2023 debateu novas oportunidades de negócios.

A Marinha Mercante Brasileira marcou presença maciça na Navalshore 2023, realizada no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 22 e 24 de Agosto. Na foto temos a Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia ao lado dos Alunos do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), participando da grande Feira da Indústria Marítima.
Na abertura do evento, agentes destacaram o bom momento de diálogos, apontando necessidade de políticas para o setor, estimulando encomendas e aumento do conteúdo local. Um cenário de otimismo e perspectiva de novas frentes de trabalhos são esperadas ao longo dos próximos anos.
O Presidente da Transpetro, Sr. Sergio Bacci, esteve presente no evento, reforçando a necessidade de tornar a indústria naval mais forte a longo prazo. A empresa pretende encomendar a construção de 25 navios para cabotagem, em estaleiros nacionais.
O Diretor da Antaq, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho afirmou que os ventos sopram a favor à navegação e a construção naval no Brasil. Torçamos para que tudo saia da melhor maneira possível e o setor cresça com rapidez.

CIABA recebe o Coordenador Executivo do Centro de Excelência para o Mar Brasileiro.

Almirante de Esquadra Moura Neto realizando palestra.

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), nossa tradicional “Universidade do Mar”, recebeu no dia 28 de Agosto o atual Coordenador Executivo do Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (CEMBRA), Almirante de Esquadra (Ref°) Júlio Soares de Moura Neto.
O Oficial-General ministrou importante palestra com o tema “Brasil e o Mar no Século XXI: subsídios para o aproveitamento sustentável do mar brasileiro”, para um seleto público que contou com as presenças do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho e titulares das Organizações Militares sediadas em Belém, além de professores, militares e Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).
O propósito foi apresentar as atividades desenvolvidas pelo CEMBRA aos presentes e divulgar a nova edição do livro “O Brasil e o Mar do Século XXI”. O colunista tentará adquirir a publicação, uma vez que representa importante assunto.
Ao final, o Almirante Moura Neto visitou o prédio “Visconde de Mauá”, o Planetário “Luiz Leal Ferreira” e o Simulador “Professor Jacaúna”.

Comemoração dos 80 Anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Palestra realizada durante o evento.

No dia 17 de Agosto, a ANVFEB (Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira) comemorou os 80 Anos da FEB. Em 1944 (um ano depois), os pracinhas desembarcariam na Itália, dando início a heroica trajetória das nossas Forças Armadas no teatro de guerra europeu.
A instituição prestou as devidas homenagens especiais aos veteranos da FAIBRAS (Força Aramada Interamericana Brasileira), nome do destacamento brasileiro que integrou a FIP (Força Interamericana de Paz), cumprindo missão na República Dominicana sob mandado da OEA (Organização dos Estados Americanos).
O evento recebeu mais de 100 convidados com palestras, exposição e coquetel, conduzido pelo nosso ilustríssimo amigo Daniel Mata Roque. Também destaque da apresentação do Conselho Deliberativo, Sr. Sérgio Pinto Monteiro. Diversas autoridades civis e militares compareceram à comemoração.

Exército comemorou os 220 Anos do Seu Patrono – Duque de Caxias.

Cerimônia Militar em homenagem ao Dia do Soldado.

O Exército Brasileiro celebrou, em várias Organizações Militares no país, a Cerimônia Militar em Homenagem ao Dia do Soldado, comemorado no dia 25 de Agosto, data de nascimento do seu Patrono, o Duque de Caxias.
Em recordação dos 220 anos de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, a Força Terrestre também realizou diversas exposições de materiais bélicos, viaturas de combate, carros blindados e helicópteros utilizados em guerra, atraindo a atenção do público brasileiro.
Diversas palestras em instituições escolares, públicas e privadas foram realizadas sobre esse importante dia no calendário do Exército, enfatizando o heroísmo do soldado do passado e o patriotismo do soldado do presente.
A Cerimônia Militar marcou a entrega das Condecorações do Exército Brasileiro e Medalha do Pacificador para personalidades civis e militares, além de instituições, que tenham prestado relevantes serviços ao país.

Maré alta.

Exposição do Exército Brasileiro em Belém (PA). Em uma das poucas vezes, acompanhamos tão grandiosas apresentações de materiais bélicos, viaturas e até mesmo um helicóptero mostrado pela nossa Força Terrestre.
Crianças e até mesmo adultos puderam interagir com os militares. O sensacional foi que entraram nas viaturas e no interior de um helicóptero, tal qual faz os soldados em treinamentos de combates e transportes.

Maré baixa.

Certas atitudes de empresas em promover ou indicar pessoas para um evento. Somente aqueles que fazem parte do seu “cartel” ou de sua “facção” conseguem, como me falou um dileto Comandante.
Esse tipo de atitude é descrito por Michael Abrashoff no seu livro “Este Barco também é Seu”: Infelizmente, com muita frequência, as empresas promovem apenas aqueles que nunca cometeram erro. Mostre-me alguém que nunca cometeu um erro e eu lhes mostro alguém que não fez nada para melhorar a empresa.

Passadiço.

  • O Veterano Joaquim Patrício de Araújo pertenceu a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e celebrou os impressionantes 105 anos de idade, com muita história e heroísmo.
  • O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar foi indicado para a Medalha de Mérito “Dr. Pedro Ernesto”, que será lançada pela AIEB Brasil na Cerimônia do dia 25 de Setembro.
  • O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho enviou os tradicionais parabéns pelo empenho em manter acesa a chama da tradição dos cálculos astronômicos para encontrar a posição no mar.
  • O amigo Capitão de Cabotagem Felipe Damasceno, lá do Offshore, mandando um “alô” para a coluna. Gente de fino trato é outra coisa.
  • Agradecimento Especial a Capitã de Cabotagem Roberta Cardoso pela mensagem enviada, torcendo pelo colunista para indicação na Escola de Guerra Naval (EGN).

Navegando.

A viagem à volta do mundo iniciada por Fernão de Magalhães teve como embarcações as naus “Boaventura” “Victoria”, “Conceição”, “Santiago” e “Santo Antão”. Seus capitães foram o próprio Fernão de Magalhães, João de Cartagena, Luís de Mendonça, Álvaro de Mesquita e Gaspar Quesada.

Todos por mandados de El-Rei de Castela. A Baía de Todos os Santos recebeu esse nome por ocasião da entrada da esquadra de Fernão de Magalhães, em 1519, no Dia de Todos os Santos comemorado em 1º de Novembro. Segundo os navegantes, era uma baía formosa. Antes, o nome era conhecido como Baía de Santa Luzia. Já tivemos a chance de entrar e sair desse lindo lugar por diversas vezes.

O Terminal de Contêineres (Tecon) de Vila do Conde (PA) começou a receber os primeiros equipamentos adquiridos no novo ciclo de investimentos programados para essa área portuária. A previsão é que até o final do presente ano cheguem mais equipamentos, contribuindo para o crescimento da região.

Tal qual noticiamos, a Navalshore – Feira de Conferência da Indústria Marítima foi só sucesso. Além dos expositores de diversas marcas e fabricantes, o ciclo de palestras, a conferência oficial e o fórum Reino Unido & Brasil fizeram parte das atrações dessa que é a maior feria do nosso setor.

A coluna noticiou a aposentadoria do Submarino “Tapajó”. Enquanto nos despedimos dele, a Marinha olha para o futuro, com a nova e avançada fase de produção de Submarinos da classe “Riachuelo”. O primeiro já foi incorporado em Setembro de 2022. Ainda são previstos mais três submarinos nos próximos anos.

Guardas-Marinha da Reserva de 2ª Classe do Serviço Militar Voluntário da Marinha do Brasil realizaram viagem a bordo do Navio-Patrulha (NPa) “Guaratuba”, em oportunidade única na carreira. A embarcação pertence ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste e serviu de instruções para os jovens militares.

O Navio-Veleiro “Cisne Branco” esteve aberto para visitação pública no porto de Belém (PA), entre os dias 26 e 27 de Agosto. A população paraense pôde conhecer um dos navios mais operacionais da Esquadra da Marinha do Brasil, que ficou atracado na Escadinha do Cais do Porto, ao lado da Estação das Docas.

Na noite do dia 23 de Agosto, o Salvamar Sul da Marinha do Brasil atendeu pedido de assistência médica do navio graneleiro “Kerveros”, que se encontrava com destino a Singapura. Uma Aeronave de Serviço da Esquadra (N3037) se dirigiu ao ponto de encontro e realizou a evacuação aeromédica, com resgate bem sucedido.

A Cerimônia Militar do Dia do Soldado realizado pelo glorioso Exército Brasileiro é, sem sombras de dúvidas, a maior da instituição no seu calendário anual. É uma forma de reconhecer a importância do militar para as Forças Armadas e para o Brasil, sempre garantindo a Soberania Nacional em todas as regiões do país.

O colunista chegará amanhã em Cherry Point, nos Estados Unidos, onde realizará três operações com uma boa estadia nesse porto.

Em relação à indicação para a Escola de Guerra Naval (EGN), já está na mesa do Diretor da Transpetro, que em breve dará uma resposta oficial. Assim como os leitores estão na torcida pela confirmação, esse colunista também se encontra esperançoso da aprovação. (RM).