NApOc Ary Rongel desatracou da Base Naval da Ilha das Cobras no Rio de Janeiro

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Navios da Marinha do Brasil partem rumo à Antártica

O Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” e o Navio Polar “Almirante Maximiano” deram início, no domingo, à 42ª Operação Antártica (OPERANTAR), uma das mais complexas e extensas operações realizadas, anualmente, pela Marinha do Brasil (MB), que busca apoiar a presença e as pesquisas brasileiras no continente austral, no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
Os navios, que devem voltar ao Brasil somente em abril de 2024, partiram da Base Naval da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, que recebeu os amigos e familiares dos tripulantes para uma despedida. Nesta edição da OPERANTAR, os militares darão apoio logístico a projetos de pesquisa, participarão do lançamento e recolhimento de acampamentos científicos e atuarão no levantamento hidrográfico, em proveito do “Plano de Trabalho de Hidrografia 2020-2023”, da Diretoria de Hidrografia e Navegação da MB.
Realizadas durante o período de verão, as pesquisas científicas são desenvolvidas a bordo dos navios da MB, na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), em acampamentos isolados e em estações estrangeiras, por meio de cooperação entre os países.
O início da 42ª OPERANTAR também marca a troca do Grupo-Base (GB) que atua na EACF. O GB é composto por quatro Oficiais e 13 Praças, responsáveis pela operação e manutenção de todos os sistemas da Estação, além de prover apoio à pesquisa científica. Os navios da MB partiram hoje com os 17 militares que integrarão o novo GB durante um ano.

Petrobrás vai cumprir as exigências do Ibama na Foz do Amazonas.

Plataforma de exploração de petróleo

O presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, em entrevista ao programa Roda Viva, da Tevê Cultura, anunciou que todas as condicionantes impostas pelo Ibama para prospectar petróleo em águas profundas na linha equatorial serão cumpridas e a concessão é questão de tempo.
Prates afirmou que o petróleo ainda será muito utilizado nos próximos 50 anos tanto para combustíveis quanto para a indústria petroquímica, gás, lubrificantes, asfalto, plástico e tantos outros.
Prates reconhece ser difícil manter os preços dos combustíveis congelados, principalmente com o barril batendo 100 dólares no mercado externo, e que os veículos elétricos ainda sofrem intensas mudanças tecnológicas e necessitam de energia barata para carregar as baterias.
Quanto a isso, o presidente anunciou investimentos vultosos da empresa na produção de energia eólica em alto mar, onde as águas são calmas e o vento é constante, diferentemente da Europa com condições climáticas adversas a maioria do ano.
Prates foi enfático na importância da Petrobrás buscar óleo em águas profundas em toda a costa norte do Brasil, do Amapá até o Rio Grande do Norte, com capacidade calculada em 40 bilhões de barris, que certamente farão do Brasil um país independente do produto nas próxima décadas, quando o consumo terá caído em função de novas formas de energia limpa como o biogás, eólica, solar, biocombustível, entre outras. Os royalties gerados pelo petróleo trouxeram desenvolvimento e riqueza para a região do pré-sal. E certamente terá impacto positivo em nossa economia.

MARES & RIOS

PROMOÇÃO

Hoje, em Brasília, o Alto Comando da Marinha, presidido pelo Almirante de Esquadra Marcos Olsen, reúne para definir a lista de promoções do mês de outubro, que será encaminhada para o Ministro da Defesa, José Mucio, e apresentada ao Presidente da República, Luiz Inacio Lula da Silva. Na oportunidade, haverá promoção de Vice-Almirante para Almirante de Esquadra; Contra-Almirante a Vice-Almirante e Capitão de Mar e Guerra a Contra Almirante.

FORÇA AÉREA BRASILEIRA – FAB

Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA)–Esquadrão Tracajá realizou com sucesso uma missão de Evacuação. Aeromédica decolou da cidade de Alcântara-MA para a capital do estado do Maranhão. O início da missão de assistir um militar ocorreu com o embarque na aeronave FAB 2739 Gran Caravan, que decolou de São Luís às 08h00min. O militar assistido foi um soldado de 19 anos que se envolveu em acidente de moto. Devido ao acidente, apresentou diversas fraturas na face e na clavícula. Após o ocorrido, o militar foi levado ao Centro de Lançamento de Alcântara, e foi avaliado de imediato pelos médicos do Grupo.

VELEJADORAS BRASILEIRAS

Atletas do Programa Olímpico da Marinha do Brasil neutralizaram emissões de carbono para participar do campeonato. As velejadoras Juliana Duque e Bruna Di Croce Patricio (foto) venceram o Campeonato Mundial Feminino de Snipe, em Valência, na Espanha, domingo. Com a vitória, a timoneira Juliana Duque tornou-se tricampeã mundial da classe e Bruna Patricio soma o título a outras conquistas – a proeira é campeã brasileira e campeã junior sulamericana de Snipe. Juliana e Bruna integram o Programa Olímpico da Marinha – PROLIM, que promove formação militar-naval e apoia a intensa rotina de treinamentos das velejadoras.

________________________________________________________________

CÍRIO FLUVIAL

Marcelo Salgado, Capitão Tenente Almir, Luiz Omar, Capitão de Corveta Mário e Capitão Tenente Borsato.

Sem sombra de dúvidas foi um dos mais bonitos e, como de costume, bem organizado pelo Comando do 4° Distrito Naval na pessoa do Comandante, o Vice-Almirante Antônio Capistrano. A Romaria Fluvial ficou marcada na mente e no coração de todos que estiveram a bordo do navio “Garnier Sampaio”, ao lado de Nossa Senhora de Nazaré.

__________________________________________________________

VARANDA DO SHEIK

O colunista está lançando hoje o Projeto “Varanda do Sheik do Norte”, que deverá fazer parte da programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré de 2024. Ainda em fase embrionária, porém estamos com grandes ideias para o evento. Parafraseando o saudoso jornalista Alyrio Sabbá, “depois voltamos com mais detalhes”. No registro, Sheik do Norte, a Chef Vigília e Ruy Zanardi no almoço mensal na OCRIM, onde surgiu a ideia.