O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), nossa tradicional “Universidade do Mar”, formou no dia 06 de Outubro 24 Alunos provenientes da segunda turma do curso de CAAQ-CTS 2023.
Agora, os formandos estão aptos a exercerem as funções de Enfermeiros, Auxiliar de Saúde, Cozinheiros e Taifeiros do Grupo de Marítimos, podendo navegar em mar aberto, no Longo Curso ou na Cabotagem.
Oito aquaviários são do sexo feminino, representando 33% do total, enquanto que 16 são masculinos.
Na Cerimônia, receberam a “Caderneta de Inscrição e Registo” (CIR) e o Certificado de Habilitação.
Parabéns, aos novos aquaviários!
Ainda sobre o Círio Fluvial de Nª Senhora de Nazaré em Belém .
Nesta edição, postamos mais duas fotos do CLC Ricardo Alfredo, especialmente para a coluna, da Procissão do Círio Fluvial de Nossa Senhora de Nazaré 2023, que percorreu as águas da Baía do Guajará, no último sábado (07). Ele que participou pela primeira vez e pôde conferir o tão belo espetáculo.
Essa Romaria antecedeu o Círio de Nazaré, no domingo (08), reunindo o povo paraense em tão bela homenagem de fé e esperança dedicados a Maria, Mãe de Jesus.
Diversas personalidades civis e militares acompanharam a Procissão, a bordo do Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, como o Governador do Estado do Pará Helder Barbalho, o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen e o Comandante de Operações Navais, Wladmilson Borges de Aguiar.
Com certeza foi uma das mais bem organizadas nos últimos anos.
27º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas da AIEB—Brasil.
No dia 25 de Setembro, a 24ª Subseção da OAB de Nilópolis, no Rio de Janeiro, foi palco do 27º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil).
Nessa Cerimônia, a instituição lançou a Medalha de Mérito Cívico “Dr. Pedro Ernesto”. A condecoração leva esse nome em homenagem à figura dessa personalidade, com destacada atuação nas áreas da saúde, educação e no quadro político do fim da república velha e do Estado Novo.
Nessa primeira edição de concessão da medalha, a Marinha Mercante Brasileira foi agraciada com o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar e o colunista.
Por motivo de viagem ao exterior, o colunista não pôde comparecer ao evento, porém receberá na primeira oportunidade, no mês de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).
(Fotos: AIEB-Brasil).
Exército Brasileiro cumpre sua missão no Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
O Exército Brasileiro, em mais uma participação no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, cumpriu uma grande missão: garantiu a segurança da berlinda que conduziu a Imagem Peregrina, na noite do último sábado (07) e na manhã de domingo (08).
Os militares atuaram formando barreiras de contenção, assegurando a proteção dos romeiros, principalmente nos pontos críticos como a “Pedra do Peixe”, onde temos significativo estreitamento da pista.
Também cerca de 1.100 militares, pertencentes ao Comando Militar do Norte, estiveram presentes e envolvidos no Círio Fluvial.
Maré alta.
Os 15 dias da Festa de Nazaré se mostram uma verdadeira expressão de fé do povo católico paraense. Na Concha Acústica, em frente à Basílica, uma ampla agenda de shows será realizada, atraindo pessoas de todas as idades.
Essa é uma das melhores festas do Brasil, e por que não dizer do mundo! Com certeza quando termina, vem a ansiedade e perspectivas para o próximo ano.
Maré baixa
Infelizmente tem Comandantes que criticam o trabalho do colunista, quando da divulgação de suas viagens, roteiros, chegadas e saídas de portos. O objetivo é sempre levar, principalmente para os Alunos das EFOMM’s do CIAGA e do CIABA, uma parcela da rotina de bordo.
Para os críticos, que apelidam ou xingam, fica a maré baixa da lamentação. Conselho: deveriam fazer e participar mais dessa divulgação da nossa profissão.
Passadiço.
- O Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar marcou presença no Círio Fluvial de Nazaré a bordo do Navio “Garnier Sampaio”. Ele conduziu a Imagem de Nossa Senhora.
- O Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa receberá promoção a Almirante de Esquadra no próximo dia 2 de Novembro, conforme relação que será apresentada ao Ministro da Defesa e encaminhada ao Presidente da República.
- Quem também consta na lista, para promoção Contra-Almirante é o Capitão de Mar e Guerra Mauricio Barata Soares Coelho Rangel, atual Chefe do Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval.
- O Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade guarda com orgulho a placa de agradecimentos dos 20 Anos de Formatura da Turma “Ayrton Senna da Silva”.
- O Comendador Rodrigo Agostini divulgou a lista para o 28º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas, que será no final de Outubro.
- O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar estará em Belém na próxima semana, entre os dias 15 e 24 de Outubro. Provavelmente comparecerá ao Aniversário do CIABA.
- O Oficial Superior de Máquinas Sérgio Miranda Costeira e sua família estão felizes da vida com o acesso do Paysandu à 2ª Divisão em 2024.
- O Chefe de Máquinas Ubirajara Santana enviou tradicionais saudações ao colunista. Estivemos por dois anos embarcando no navio “André Rebouças”.
- O colega de Turma Renato Pinto da Silva disputou as modalidades 100 e 400 metros no Atletismo Master realizado no Centro de Treinamento Desportivo da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos. Em ambas ficou com o 2º Lugar. Parabéns!
Navegando.
“A cada ano as lideranças de Rotary são renovadas. Uma nova equipe assume a direção do navio e, com seu Capitão, o Governador do Distrito, navega no oceano do serviço, chegando 365 dias depois, novamente ao porto, com a satisfação do dever cumprido e tendo honrado o legado que lhe foi entregue. É um navio especial, toda a sua tripulação é composta de voluntário, homens e mulheres, sempre dispostos a doar-se pelo bem comum em busca da paz e da harmonia entre as nações” – Júlio Cesar Silva-Santisteban Ojeda – Diretor do Rotary Internacional 2021-23.
A Centronave apontou que os custos e a falta de capacidade desestimulam a vinda de navios maiores. Os Armadores de longo curso avaliam que o cenário atual contribui para uso de navios menos eficiente em termos de combustíveis e com capacidade mais baixa, além afetar a produtividade e competitividade no comércio exterior.
Frente Parlamentar esteve recentemente com uma Comitiva visitando os estaleiros em Rio Grande e São José do Norte. Acredita-se que até o final do corrente ano, o grupo divulgue relatório com diagnóstico e medidas necessárias para recuperar a indústria, principalmente a naval, no país. Torçamos para que o polo naval do Rio Grande do Sul ganhe força com essa promessa de retomada.
Maersk tem seu primeiro grande navio porta-contêineres, movido a metanol verde, lançado pelo estaleiro sul-coreano “Hyundai”. Esse é o primeiro de uma série de 12 encomendados pela gigante marítima dinamarquesa. A embarcação mede 350 metros de comprimento e 53,5 de boca, com capacidade para o transporte de 16,2 mil Teu’s.
Prioridade aprovadas pelo Conselho Diretor do Fundo de Marinha Mercante (CDFMM), durante a 53ª Reunião, prevê o total de R$ 3 bilhões para serviços em 12 estaleiros, sendo metade destinada à navegação interior, que tem demonstrando um forte crescimento. Outro grande destaque que podemos citar são os recursos pleiteados para a construção de 4 embarcações de apoio offshore.
O Navio-Patrulha (NPa) “Pirajá” regatou seis tripulantes que estavam em uma Lancha de Transporte Escolar da Prefeitura de Corumbá (MS), à deriva nas proximidades de Porto Fandango, no rio Paraguai, com problemas no motor. Os militares prestaram socorro e realizaram a manobra de reboque da embarcação até a Escola Municipal Rural de Educação Integral – Polo Paraguai Mirim.
O Navio-Escola “Brasil” deixou, no último dia 09 de Outubro, o porto de Hamburgo, na Alemanha, em cumprimento a sua 37ª Viagem de Instrução dos Guardas-Marinha. O destino agora é Le Havre, na França, cuja data de chegada está programa para hoje. Esse é mais um porto europeu que os Oficiais recém formado terão a chance de interagir em seu estágio.
A Brigada de Infantaria Pára-quedista celebrou a formação de 14 novos precursores paraquedistas, em evento realizado no dia 06 de Outubro no Centro de Instrução Pára-quedista General Penha. A Cerimônia contou com as presenças de militares e autoridades, demonstrando a relevância deste momento para as Forças Armadas do Brasil. Parabéns, aos novos precursores.
Após os ataques a Israel, o Brasil convocou Reunião de Emergência da Organização das Nações Unidas (ONU), por ser Presidente do Conselho de Segurança de devido as crescentes tensões entre israelitas e palestinos. O objetivo foi discutir e tomar medidas em relação aos recentes ataques a Israel originados na Faixa de Gaza. Nosso país condenou os bombardeios e ataques terrestres.
O processo de seleção para os candidatos que desejam representar a AIEB-Brasil como Delegado ou Cônsul exige o cumprimento de determinados critérios para garantir a idoneidade e a responsabilidade dos escolhidos. Estes pré-requisitos são essenciais para assegurar a integridade e o prestígio da instituição, bem como fortalecer a confiança em seus representantes. (RM).
Notícias relacionadas
-
Saiba como participar da Romaria Fluvial; Marinha vai anunciar regras.
-
Piratas deram prejuízo de R$ 35 milhões com roubos de cargas de embarcações no AM
-
Zona Franca de Manaus se beneficia de isenção de tributo para cargas do Norte e Nordeste
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Movimentação de contêineres nos portos privados cresceu 4,15% em 2022
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – CIABA recebe imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.