Viajar é uma experiência enriquecedora, que pode criar memórias inesquecíveis e aumentar a bagagem cultural. Para quem deseja deixar de lado as alturas do avião e o longo trajeto das estradas, o cruzeiro marítimo é uma oportunidade interessante para as férias de verão.
Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Agência de Viagens do RJ, a temporada 2023 no Brasil vai contar com navios nos portos do Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), Maceío (AL) e Itajaí (SC), em cerca de 160 roteiros e 826 paradas.
Além de diversas atividades, durante o trajeto, o público passa por restaurantes com comidas típicas, cassinos, música ao vivo, bares, piscinas e portos que trazem uma experiência mais imersiva na cultura do destino.
Para aproveitar ao máximo os benefícios de uma viagem marítima no próximo verão, o viajante precisa começar o planejamento quanto antes. Além de procurar por pacotes e separar os documentos necessários, é preciso se lembrar dos itens indispensáveis na mala, como biquíni, sunga e maiô para curtir os dias de sol característicos da estação.
Busque o pacote que mais se adapte às necessidades
O primeiro detalhe do planejamento de uma viagem é a escolha do destino e do pacote. Esses pontos vão impactar todos os outros itens da programação, inclusive os de aspecto financeiro.
Atualmente, é possível encontrar navios com rotas variadas, que combinam com todos os estilos de tripulantes. Tratando-se da temporada de verão, vale a pena buscar por pacotes que tenham roteiros em destinos tropicais. Assim, será possível aproveitar as praias paradisíacas nos dias de altas temperaturas.
Para quem está viajando pela primeira vez, o auxílio de uma agência pode ser a escolha mais adequada. A empresa costuma reunir todas as informações necessárias sobre o trajeto, como valores, cabines disponíveis, documentos necessários e até mesmo os serviços adicionais que podem ser cobrados durante a viagem.
No momento de buscar o pacote ideal, vale a pena informar à empresa especializada sobre o orçamento disponível. Em alguns casos, os agentes de viagem conseguem montar planos personalizados, que fornecem a experiência pretendida pelo viajante.
Atente-se aos documentos
Após escolher o destino e o pacote, o tripulante precisa direcionar a atenção aos documentos necessários para realizar a viagem. Embora essa etapa do planejamento pareça óbvia, ela deve receber total atenção. Sem os itens necessários, não será possível realizar o embarque.
Assim que o pacote for escolhido, o viajante deve se informar com a agência sobre os documentos solicitados pelo cruzeiro, pois variam entre rotas nacionais e internacionais
.
Tripulantes menores de 18 anos ou estrangeiros precisam levar comprovantes específicos.
Cabe ressaltar que muitos navios exigem a apresentação de documentos originais e em bom estado de conservação. Para evitar problemas futuros, pode ser interessante embarcar com duas vias — uma autêntica e uma cópia.
Defina as atividades que deseja aproveitar
Cruzeiros oferecem diversas atividades e cada uma delas pode precisar de itens específicos. O viajante pode entrar em contato com a agência de viagens ou acessar os veículos do navio escolhido para se informar.
O trajeto pode oferecer karaokês, festas temáticas, shows ao vivo, noite de jogos e competições. Cada uma dessas atividades costuma exigir um dress code (código de vestimenta) específico. Ter as informações em mãos vai ajudar a traçar um roteiro mais divertido.
ATENÇÃO A BAGAGEM – Parte final do planejamento, a mala também merece atenção. Normalmente, os navios exigem uma bagagem máxima de 90 kg por cabine; confirme a informação antes com a agência de viagens.
Além dos documentos e objetos necessários para realizar as atividades, o viajante deve colocar nas malas itens de higiene pessoal e medicamentos para evitar qualquer problema durante o percurso.
Já que a viagem acontecerá durante o verão, o tripulante não pode esquecer os trajes de banho, chapéus e óculos de sol para aproveitar as piscinas do navio e as praias do roteiro. Aposte também em uma câmera fotográfica para registrar tudo.
Além disso, é importante verificar o clima do destino escolhido. Alguns locais fazem muito calor durante o dia e, à noite, as temperaturas caem de forma expressiva. Por esse motivo, os casacos e calças também precisam ser adicionados na bagagem. Além disso, roupas leves e tênis também são boas pedidas para os passeios em terra firme.
Por Portal da Navegação, via Assessoria.
Notícias relacionadas
-
Saiba como participar da Romaria Fluvial; Marinha vai anunciar regras.
-
Piratas deram prejuízo de R$ 35 milhões com roubos de cargas de embarcações no AM
-
Zona Franca de Manaus se beneficia de isenção de tributo para cargas do Norte e Nordeste
-
CONVÉS PRINCIPAL – CIABA forma nova turma CAAQ-CTS 2023.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Movimentação de contêineres nos portos privados cresceu 4,15% em 2022