Na última sexta-feira (20), marcou o início da Estação de Operação de Aeronave de grande porte UH-15 Super Cougar (Airbus/Helibras H225M), para Santa Catarina. Essa aeronave será o mais relevante meio aeronaval pertencente à estrutura do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo da Região Sul, o qual abrange os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Adicionalmente, será empregada em apoio às unidades de superfície (Navios da MB), de Fuzileiros Navais, atividades de inspeção naval, transporte administrativo, transporte de carga, combate a incêndio, apoio humanitário e em inúmeras outras ações de emprego geral, contribuindo sobremaneira para a continuidade das atividades operativas da Marinha do Brasil.
O Destacamento Aéreo Naval (DAN) do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) vai operar a partir da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), da Força Aérea Brasileira (FAB), e subordinado ao Comando do 5º Distrito Naval, atualmente comandado pelo Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, ex-Comandante da Força Aeronaval.
A aeronave UH-15 Super Cougar N-7107 (foto) pode proporcionar um afastamento de terra sobre o mar de 150MN (277KM), opera em condições meteorológicas de voo por instrumentos (IMC) e é possuidora de modernos sistemas de navegação. Tais características evidenciam suas potencialidades de emprego quanto à sua utilização com o foco na salvaguarda da vida humana no mar.
Dia do Aviador/2023
Ainda sobre as comemorações do dia do aviador, que é a data mais importante para Força Aérea Brasileira, e este ano, também comemorando os 150 anos de Santos Dumont, pai da aviação e patrono da FAB. A coluna traz um registro do Baile em Belém, um dos anfitriões Coronel aviador Rodrigo, Comandante da Base Aérea de Belém, e sua esposa Daniele Sousa. Também registra o recebimento da foto na solenidade em Brasília, que foi muito prestigiada, tendo a presença do Diretor do Hospital da Aeronáutica de Brasília Coronel Médico Feijó ao lado de sua esposa Dra. Leila Feijó. Vale lembrar que Coronel Feijó, antes de ir para a capital federal, foi diretor do Hospital da Aeronáutica de Belém.
MARES & RIOS
MINÉRIO NO MAR
A China está pronta para dominar as profundezas do mar e sua riqueza de metais raros. Com a mineração em águas profundas, o país, que já controla 95% do suprimento mundial de metais de terras raras, planeja ampliar controle sobre setores emergentes, como o de energia limpa. Quando o navio Dayang Hao, de 5,1 mil toneladas, um dos navios de expedição em águas profundas mais avançados do país deixou o porto ao sul de Xangai há dois meses, uma faixa vermelha e branca — do tipo usado para divulgar exortações do Partido Comunista — lembrou a tripulação de sua missão: “Esforçar-se, explorar, contribuir”.
O Dayang Hao tinha como destino um trecho de 45,8 quilômetros quadrados do Oceano Pacífico, entre o Japão e o Havaí, onde a China tem direitos exclusivos de prospecção de rochas irregulares, do tamanho de bolas de golfe, que têm milhões de anos e valem trilhões de dólares. Esse é o mais recente contrato da China, conquistado em 2019, para explorar “nódulos polimetálicos”, que são ricos em manganês, cobalto, níquel e cobre — metais necessários para tudo, desde carros elétricos até sistemas avançados de armas. Eles se encontram tentadoramente no fundo do oceano, apenas esperando para serem coletados.
FUTEBOL
O Santa Rosa, clube de futebol profissional, que tem o colunista como sócio, conquistou, no último domingo, o acesso para o Campeonato Paraense da 1ª Divisão de 2024. Depois de eliminar o Santos, em Castanhal, nas cobranças de pênaltis. Com isto, o Parazão Banpará, voltará a ter a presença do Sheik do Norte nos estádios durante os jogos do Santa. No registro, o Presidente Roma e o Vice-Presidente Luiz Omar II comemorando o acesso.
LOGÍSTICA
O prefeito de Muaná, Biri Magalhães, está investindo em infraestrutura urbana e de transportes nas comunidades do interior, como Jararaca, Pracuuba, Ponta Negra e Atuá. O município já possui a terceira maior população do arquipélago, mais de 42 mil pessoas, e está ampliando unidades de saúde, pontes em concreto, escolas e praças a fim de atender esse crescimento econômico e social. Muaná está situado geograficamente no centro do Marajó, dividido entre ocidental e oriental, e suas comunidades são estratégicas em termos de logística de transportes e geração de riquezas.
COP 30
Mesmo que Belém amplie sua rede hoteleira, inclusive com hotéis flutuantes, Salinas deverá ser a melhor opção para boa parte dos 70 mil convidados aguardados para a COP 30, em novembro de 2025.
Com mais apartamentos que Belém, a rede hoteleira salinopolitana poderá abrigar mais de 20 mil pessoas, e tanto o aeroporto quanto a rodovia, certamente estarão em boas condições de tráfego. Soure e Salvaterra, no Marajó, com mais de três mil leitos, quinze minutos de voo e menos de duas horas de lancha, também poderão ser uma boa opção.
EXPEDIÇÃO
Ontem pela manhã, enquanto embarcava em Itacoatiara no navio MSC IZMIR F, prestes a navegar pelo Rio Amazonas, notei que era o único navio conteineiro a conseguir chegar a Manaus durante este período de seca, embora com um calado de apenas 5.8 metros. Encontrei meu amigo Kleber Menezes, que estava pilotando seu jet ski (veja na foto), e ele está realizando uma expedição desde Letícia, no Peru, até Belém.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – “Mangueirão, às vésperas de seus 47 anos”.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha tem apoio da Petrobras e Transpetro em buscas no Tocantins.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Roraima terá energia de Tucuruí.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Base Aérea de Belém tem novo comandante.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – CMN fomenta parceria com Governo e Prefeitura de Belém.