NAVEGAÇÃO EM FOCO – CARGILL continua operando em conformidade com a legislação atual

A prorrogação automática de sua licença ocorreu de acordo com a legislação, uma vez que o pedido de renovação foi protocolado tempestivamente e não há pendências no processo de licenciamento. Desta forma, a empresa opera normalmente, diferentemente do que foi publicado por um site sensacionalista. A Cargill aguarda a manifestação da Semas quanto à renovação, e todas as condicionantes da licença de operação são integralmente respeitadas.
Antes mesmo da criação do Arco Norte, a Cargill, seguindo o pioneirismo da Hermasa, que inaugurou seu terminal de embarque de grãos em Itacoatiara (AM) em 1999, venceu a licitação pública para construir um terminal graneleiro no Porto Organizado de Santarém, cidade localizada no oeste do Pará, a 698 km de Belém. A construção do terminal começou em 1999, e sua operação teve início em 2003. O terminal fluvial de granéis sólidos de Santarém foi construído para escoar parte da produção de grãos adquiridos pela Cargill na região centro-oeste do Brasil, além de possibilitar à comunidade local o escoamento de sua produção.
A importância desse terminal para o crescimento dos Portos do Arco Norte, bem como para o desenvolvimento da região, em especial da cidade de Santarém, onde está localizado o terminal, é inquestionável. A Cargill foi a primeira empresa do agronegócio a assinar uma parceria com o programa “Na Mão Certa”, criado em 2006 pela Childhood Brasil, com o objetivo de promover uma união de esforços e trabalhar no enfrentamento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. Ao escolher Miritituba para instalar um de seus terminais portuários, a companhia também levou o programa para a localidade.

Baile realizado no Cassazum

Sub-oficial Lizomar, Luiz Omar Pinheiro, Brigadeiro Nogueira e Coronel Marçal
Coronel Marques, Coronel Teixeira e Tenente Rafaela
Brigadeiro Nogueira e esposa Carla, a Presidente Heloísa e o vice-presidente Messias.

Com a presença de autoridades, associados e convidados, foi impecável a realização do tradicional “Baile da Asa”, promovido pela diretoria do Cassazum. À frente do Centro Social dos Suboficiais e Sargentos do Primeiro Comando Aéreo Regional, Heloísa Helena e Messias Oliveira, respectivamente, presidente e vice-presidente. O Comandante do I Comar, Major Brigadeiro do Ar, Raimundo Nogueira Lopes Neto, acompanhado de sua esposa Carla e oficiais das Organizações Militares do I COMAR, enalteceram a beleza do baile. O evento contou com atrações como a “Orquestra Catalina Big Band”, que abriu a noite com uma apresentação muito aplaudida, sob a regência do maestro Messias Oliveira. Em seguida, as bandas “Camarote VIP” e Markinho Duran” animaram o público, que lotou o evento.

MARES & RIOS

SEMINÁRIO

Começou ontem e vai até hoje o 13º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior, no Hotel Radisson. O evento é promovido pela SOBENA – Sociedade Brasileira de Engenharia Naval -, que tem como presidente Luis de Mattos.

SECA NO AMAZONAS

Após chegar ao menor nível em toda a história (12.70 metros), o Rio Negro deu início ao processo de cheia. Com a régua de Manaus, registrou-se um aumento de 17 centímetros ontem, chegando a altura de 12.87. Devagar voltaremos ao volume normal do rio.

HIDROVIA DO TAPAJÓS

Hoje, formada pelos terminais de Miritituba e Cargill, é a principal hidrovia do oeste do Pará, é responsável pelos grãos embarcados em Santarém, como também em Vila do Conde – visto que o grão embarcado neste porto tem origem no terminal de Miritituba. É a importância do Arco Norte para região Oeste do Pará. O desenvolvimento observado é consequência dos investimentos dos empresários visionários que acreditaram no projeto do Arco Norte.

HIDROVIAS DO MADEIRA

Uma aposta pessoal do empresário André Maggi, que acreditou nesta hidrovia quando construiu o terminal da Hermasa, em Itacoatiara, tinha como finalidade carregar grãos de Porto Velho. Mesmo contrariando algumas opiniões de que não seria possível navegar no rio Madeira durante o verão, a hidrovia se tornou um sucesso e hoje abastece os terminais da Hermasa, de Novo Remanso e de alguns terminais de Santarém e Vila do Conde. Somente este ano, por conta da grande seca, é que houve uma redução no volume de cargas transportadas pelas barcaças.

SOCIAL

Quem teve a sua primeira formatura, foi Carla Monaline Pinto, filha do Casal Carlos e Aline, amigos de longa data do colunista. Parabéns, “Mona” pela colação de ABC. Que venham outras grandes conquistas!

PREMIAÇÃO

Capitão dos Portos do Amapá Capitão de Corveta Reis ao lado de professores e alunos do projeto

A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) realizou, no dia 18 de outubro, as cerimônias de premiação e entrega de diplomas da Operação Cisne Branco 2023 nas Escolas Estaduais Almirante Barroso e Professora Joanira Del Castilho, em Macapá (AP). A Operação Cisne Branco é um concurso de redação conduzido pela Marinha do Brasil (MB), em âmbito nacional, em que participam alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das séries correspondentes.