A prorrogação automática de sua licença ocorreu de acordo com a legislação, uma vez que o pedido de renovação foi protocolado tempestivamente e não há pendências no processo de licenciamento. Desta forma, a empresa opera normalmente, diferentemente do que foi publicado por um site sensacionalista. A Cargill aguarda a manifestação da Semas quanto à renovação, e todas as condicionantes da licença de operação são integralmente respeitadas.
Antes mesmo da criação do Arco Norte, a Cargill, seguindo o pioneirismo da Hermasa, que inaugurou seu terminal de embarque de grãos em Itacoatiara (AM) em 1999, venceu a licitação pública para construir um terminal graneleiro no Porto Organizado de Santarém, cidade localizada no oeste do Pará, a 698 km de Belém. A construção do terminal começou em 1999, e sua operação teve início em 2003. O terminal fluvial de granéis sólidos de Santarém foi construído para escoar parte da produção de grãos adquiridos pela Cargill na região centro-oeste do Brasil, além de possibilitar à comunidade local o escoamento de sua produção.
A importância desse terminal para o crescimento dos Portos do Arco Norte, bem como para o desenvolvimento da região, em especial da cidade de Santarém, onde está localizado o terminal, é inquestionável. A Cargill foi a primeira empresa do agronegócio a assinar uma parceria com o programa “Na Mão Certa”, criado em 2006 pela Childhood Brasil, com o objetivo de promover uma união de esforços e trabalhar no enfrentamento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. Ao escolher Miritituba para instalar um de seus terminais portuários, a companhia também levou o programa para a localidade.
Baile realizado no Cassazum
Com a presença de autoridades, associados e convidados, foi impecável a realização do tradicional “Baile da Asa”, promovido pela diretoria do Cassazum. À frente do Centro Social dos Suboficiais e Sargentos do Primeiro Comando Aéreo Regional, Heloísa Helena e Messias Oliveira, respectivamente, presidente e vice-presidente. O Comandante do I Comar, Major Brigadeiro do Ar, Raimundo Nogueira Lopes Neto, acompanhado de sua esposa Carla e oficiais das Organizações Militares do I COMAR, enalteceram a beleza do baile. O evento contou com atrações como a “Orquestra Catalina Big Band”, que abriu a noite com uma apresentação muito aplaudida, sob a regência do maestro Messias Oliveira. Em seguida, as bandas “Camarote VIP” e Markinho Duran” animaram o público, que lotou o evento.
MARES & RIOS
SEMINÁRIO
Começou ontem e vai até hoje o 13º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior, no Hotel Radisson. O evento é promovido pela SOBENA – Sociedade Brasileira de Engenharia Naval -, que tem como presidente Luis de Mattos.
SECA NO AMAZONAS
Após chegar ao menor nível em toda a história (12.70 metros), o Rio Negro deu início ao processo de cheia. Com a régua de Manaus, registrou-se um aumento de 17 centímetros ontem, chegando a altura de 12.87. Devagar voltaremos ao volume normal do rio.
HIDROVIA DO TAPAJÓS
Hoje, formada pelos terminais de Miritituba e Cargill, é a principal hidrovia do oeste do Pará, é responsável pelos grãos embarcados em Santarém, como também em Vila do Conde – visto que o grão embarcado neste porto tem origem no terminal de Miritituba. É a importância do Arco Norte para região Oeste do Pará. O desenvolvimento observado é consequência dos investimentos dos empresários visionários que acreditaram no projeto do Arco Norte.
HIDROVIAS DO MADEIRA
Uma aposta pessoal do empresário André Maggi, que acreditou nesta hidrovia quando construiu o terminal da Hermasa, em Itacoatiara, tinha como finalidade carregar grãos de Porto Velho. Mesmo contrariando algumas opiniões de que não seria possível navegar no rio Madeira durante o verão, a hidrovia se tornou um sucesso e hoje abastece os terminais da Hermasa, de Novo Remanso e de alguns terminais de Santarém e Vila do Conde. Somente este ano, por conta da grande seca, é que houve uma redução no volume de cargas transportadas pelas barcaças.
SOCIAL
Quem teve a sua primeira formatura, foi Carla Monaline Pinto, filha do Casal Carlos e Aline, amigos de longa data do colunista. Parabéns, “Mona” pela colação de ABC. Que venham outras grandes conquistas!
PREMIAÇÃO
A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) realizou, no dia 18 de outubro, as cerimônias de premiação e entrega de diplomas da Operação Cisne Branco 2023 nas Escolas Estaduais Almirante Barroso e Professora Joanira Del Castilho, em Macapá (AP). A Operação Cisne Branco é um concurso de redação conduzido pela Marinha do Brasil (MB), em âmbito nacional, em que participam alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das séries correspondentes.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Jantar em homenagem aos CMG Calfa e CMG Pimentel.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Capitão dos Portos.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – “Mangueirão, às vésperas de seus 47 anos”.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha tem apoio da Petrobras e Transpetro em buscas no Tocantins.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Roraima terá energia de Tucuruí.