CLC Gondar com o Grupo de Escoteiros do Mar.

CONVÉS PRINCIPAL – Visita ao Grupo de Escoteiros do Mar (GEMAR) e Lobinhos em Belém (PA).

CLC Gondar com os Lobinhos.

Por ocasião de sua passagem por Belém (PA), quando realizou palestra para os Alunos do 3º Ano da EFOMM-CIABA, o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar aproveitou sua estadia para visitar as Unidades do Grupo de Escoteiros do Mar (GEMAR) e do Grupo Lobinhos.
De praxe, apresentou a Marinha Mercante Brasileira aos Grupos de Escoteiros, contando algumas de suas experiências no mar, além da função da instituição no cenário nacional e mundial.
Esses Grupos funcionam no Centro Social de Nazaré, próxima da Basílica Santuário de Nossa Senhora, e agregam crianças de várias idades para os trabalhos de escotismos, sendo gerenciados e acompanhados por jovens e adultos que atuam como monitores.
O CLC Gondar foi presenteado com o lenço do Grupo de Lobinhos, sendo aplaudido por todos que presenciaram sua importante palestra.

Encontro de dois grandes navios: Cisne Branco e Amerigo Vespucci.

Navios-Veleiro “Cisne Branco” e “Amerigo Vespucci”.
Cisne Branco” e “Amerigo Vespucci” com luzes nas cores de suas respectivas bandeiras.

Considerados como os navios mais belos do mundo, o Rio de Janeiro (RJ) teve reunião inédita que, com certeza, ficará para a história e o registro fotográfico inesquecível: o encontro do Navio-Veleiro “Cisne Branco” da Marinha do Brasil com o Navio-Veleiro “Amerigo Vespucci” da Marinha da Itália.
Como já noticiamos, a embarcação italiana realiza impressionante e importante turnê mundial, onde completará a volta ao mundo em Fevereiro de 2025. Sua parada especial no Rio de Janeiro (RJ) serviu para saudar os irmãos brasileiros.
Já o “Cisne Branco”, que tem como Comandante o Capitão de Mar e Guerra Sérgio Tadeu Leão Rosário, participou da operação “Passex”, que envolve navios de marinhas aliadas.
(Contribuição e Fotos: Marinha do Brasil).

Homenagem da Coluna: Capitão de Mar e Guerra (EN-RM1) Carlos Evandro da Cunha Bezerra.

CMG (EN) Bezerra e CLC Ricardo Monteiro (colunista).

A Coluna faz grande homenagem ao Capitão de Mar e Guerra Carlos Evandro da Cunha Bezerra, pertencente ao Quadro de Engenheiros da Marinha e que hoje curte aposentadoria ao lado da família.
Ele é amigo do colunista desde os anos 90, quando estudamos juntos no “CE Militar” do Colégio Ideal, com professores de peso como Leite, Libonati, Iketani, Fernando e outros que muito deixaram lembranças na turma de 1993.
Chegou a entrar para a EFOMM-CIABA, cursando o 1º Ano, saindo depois para completar seu curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Pará (UFPa).
Quis o destino que entrasse para a marinha do Brasil, no Quadro de Engenheiros, onde construiu sólida carreira do Oficialato.
Assumiu a função de Imediato da Base Naval de Val de Cães (BNVC), antes da sua última promoção.
Após chegar ao posto de Capitão de Mar e Guerra, aposentou-se e hoje reside na cidade de Belém junto com os seus familiares.

Escola de Aprendizes Marinheiros a bordo do Navio-Veleiro “Cisne Branco”.

Grumetes a bordo do Navio-Veleiro “Cisne Branco”.

Nos dias 16 e 18 de Outubro, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” recebeu cinco Grumetes pertencentes a Turma “Papa/23” da Escola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo (EAMES).
Os futuros marinheiros conheceram de perto as rotinas dos militares, interagindo durante as manobras, superando os desafios da vida no mar.
Além disso, também tiveram a chance de realizar as fainas de bordo, como as subidas nos mastros para as manobras gerais de vela e os serviços de vigia, essenciais durante o embarque nesse tipo navio.
Boa sorte aos Grumetes!

Maré alta.

O forte da nossa Marinha Mercante é a grande maioria que a faz viva e dinâmica: são os que tripulam os navios.
Já alguns desses, após uma carreira dedicada no mar, passam a atuar em algumas empresas ou instituições em terra. Dentre eles, alguns se destacam pelo amor e respeito que têm pelos colegas que continuam na linha de frente e por isso são reconhecidos como “grandes expressões da Marinha Mercante”.
Já outros, que por vezes pouco realizaram nas atividades a bordo, vão pra terra (levados circunstâncias e/ou oportunismos) e só querem saber deles mesmos e seus cargos. E em sendo preciso, pra se manterem onde estão, sem nenhum pudor, sacrificam colegas.

Maré baixa.

Em complemento ao assunto sobre as instituições públicas e privadas que perdem o poder e agem como se nada tivesse acontecido, se for procurar as causas (ou os causadores), vai se descobrir “um fogo amigo”.
Pessoas que estão na própria instituição, fazendo jogo duplo, e a difamando (ou aos colegas que estão lá). Todo cuidado é pouco, pois são pessoas de “Mentes Perigosas” (Ana Maria Beatriz).

Navegando.

Muito proveitosa a Reunião Ordinária realizada pelo Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM). Na pauta as comemorações do Aniversário de 90 Anos da instituição que será celebrada no mês de Novembro. Com a devida confirmação, publicaremos na coluna. O atual Presidente do CCMM é o Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo.

É bem provável que o colunista visite o Centro dos Capitães durante a próxima estadia no Rio de Janeiro (RJ), em meados de Novembro. Antes disso, transmitirá o Comando no porto de Angra dos Reis (RJ) ao Capitão de Longo Curso Maurício. Muitos assuntos serão debatidos na instituição com a certeza de iniciar duas novas missões, das quais comentaremos assim que confirmadas.

A nova empresa de navegação “Norcoast”, criada da união entre a Norsul e a Hapag-Lloyd, confirma que receberá os navios a partir do mês de Novembro. Ela apostará em regularidade de capacidade. Serão quatro embarcações porta-contêineres com 3.500 TEU’s cada. Mais uma que entra no mercado da cabotagem brasileira, em concorrência com outras existentes.

Em andamento a 6ª Expedição Científica do Baixo São Francisco (Velho Chico), iniciada no dia 21 de Outubro e com prazo de encerramento para 30 de Novembro. Pesquisadores de todo o Brasil estão reunidos nessa missão especial, compartilhando conhecimento, promovendo a educação ambiental e levando os serviços de saúde às comunidades ribeirinhas.

Hoje iniciará a 73ª Edição da Regata Santos-Rio que sairá do Iate Clube, localizado no Guarujá (SP) às 09h30. O Navio-Veleiro “Cisne Branco” marcará presença no evento. Antes da largada, também teremos a apresentação da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma boa pedida para quem mora nessa região e turistas. O percurso da regata terá aproximadamente 200 milhas (360 quilômetros).

A Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil) realizará seu 28º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas, cujo local será a FIURJ, no Rio de Janeiro (RJ). Nessa Cerimônia, o paraense Carlos Nascimento, Presidente as Sociedade Amigos da Marinha no Pará (Soamar-PA), será um dos homenageados. Parabéns!

Já a Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL) irá condecorar o ilustre Major da Polícia Militar do Pará Juniel Costa Maciel, em Cerimônia no Forte de Copacabana, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro (RJ), no próximo dia 24 de Novembro. O Oficial tem bons antecedentes na corporação, sendo condecorados com as mais altas comendas no nosso Estado.

Ainda não acabou o mês de Outubro e já temos bastantes saudades das festividades do Círio de Nazaré, que se encerrou na última segunda-feira (23). Agora já nos preparamos para os eventos de Natal e Final de Ano, que aguardamos que ocorra de forma tranquila. Pena que os festejos da Semana Cívica da Proclamação da República não tenham a devida importância.

Não são somente os estaleiros brasileiros que passam por problemas financeiros. Um dos maiores do mundo, a Dae Shipbuilding & Marine Engineering, com sede Busan, na Coréia do Sul, está bastante endividado e já recorreu à proteção bancária. Esse estaleiro é um dos mais antigos do país e luta contra uma crise de liquidez.

A coluna dará uma breve parada no mês de Dezembro para uma repaginada. Teremos novos assuntos e novas notícias, também de outros setores, dependendo das visitas que o colunista fará em sua cidade natal. Esperamos voltar em Janeiro de 2024 com força total. Enquanto esse mês não chega, continuaremos com as nossas publicações 3 vezes na semana. (RM).