A Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil) realizou no dia 31 de Outubro o 28º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas, em evento que teve como palco o Auditório da Fiurj, no Rio de Janeiro (RJ).
Paralelamente ocorreu o 1º Fórum AIEB Mulher, que agraciou representantes do gênero feminino que muito têm contribuído para a sociedade.
Na Cerimônia, que contou com grande público lotando as dependências do Auditório, várias personalidades civis e militares foram agraciadas com as Medalhas da AIEB-Brasil, em reconhecimento aos serviços prestados à nação e a sociedade brasileira.
O Comendador Rodrigo Agostini e a Sra. Gisele Santana, Presidente e Vice-Presidente da AIEB-Brasil respectivamente, cumpriram mais uma missão dessa instituição que tem elevado o nome em diversos Estados Brasileiros.
Agora a AIEB-Brasil se prepara para mais dois eventos no mês de Novembro: dia 09 em Fortaleza e dia 30 no Rio de Janeiro. (Contribuição e Fotos: AIEB-Brasil).
Homenagem da Coluna: Capitão de Mar e Guerra (IM-RM1) Marcus Vinícius de Morais Gorjão.
A edição da coluna homenageia nosso querido Capitão de Mar e Guerra (IM) Marcus Vinicius de Morais Gorjão, atualmente na reserva da briosa Marinha do Brasil, curtindo aposentadoria ao lado dos familiares, após longos anos de serviços prestados.
O Comando Górjão esteve a frente, como Diretor, do Centro de Intendência da Marinha em Belém (CeIMBe), no período compreendido de 23 de Janeiro de 2018 à 17 de Janeiro de 2020.
A foto relembra exatamente sua transmissão de cargo de Diretor a outro ilustre amigo, Capitão de Mar e Guerra (IM) Luiz Cláudio Otranto Alves, ocorrida na própria Organização Militar, que fica localizado no Complexo Naval de Val de Cães.
Um grande abraço ao amigo Górjão!
NT “José do Patrocínio” navegando com destino a Angra dos Reis (RJ).
Desde que assumiu o Comando, o colunista e sua tripulação navegam pelo Oceano Atlântico Sul, a bordo do NT “José do Patrocínio”, um dos maiores navios de bandeira brasileira pertencente a uma grande estatal de nosso país.
O navio tem chegada prevista para o porto de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, a partir do dia 09 de Novembro, depois de uma longa viagem que teve a duração de quase 4 meses, cujos destinos foram Cherry Point, nos Estados Unidos, e Punta Arenas, no Chile.
No Brasil, o colunista transmitirá o Comando da embarcação ao Capitão de Longo Curso Maurício e desembarcará para curtir repouso junto aos familiares e cuidar da saúde.
Agradecimentos do Colunista aos Capitães Fluviais Joelma e Eladir Castro.
O colunista aproveita a ocasião para agradecer aos Comandantes Joelma e Eladir Castro pelo gentil tratamento e convívio. No retorno a Belém já está marcado grande encontro, que também terá a presença do simpático jornalista Antônio Cattete.
Como já noticiamos, os amigos serão agraciados com a Medalha Embaixador da Paz na primeira Cerimônia da AIEB-Brasil no ano de 2024, em reconhecimento aos serviços prestados e ações sociais, principalmente na Ilha do Marajó.
Maré alta.
Assumir o Comando do navio é sempre uma novidade a parte, além da responsabilidade. Podemos ter vários anos de Comando, porém se levarmos em conta que é a primeira vez que assumimos, tem tudo para dar certo, dentro da segurança necessária, pois um dos pontos principais é embarcar e desembarcar no mesmo estado de saúde.
Maré baixa.
“A história registra incontáveis acidentes nos quais os Comandantes dos navios ou Gerentes das empresas permitiram que um clima de intimidação tomasse conta do local de trabalho, silenciando os subordinados, cujas advertências poderiam ter evitado o desastre”. (Este Barco Também é Seu – Capitão de Mar e Guerra – Michael Abrashrff).
Passadiço.
- O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar será homenageado pelo Centro dos Capitães da Marinha Mercante no próximo dia 14 de Novembro. Merecidíssimo.
- Quem também receberá homenagem do CCMM é o Capitão de Longo Curso Carlos Müller, Presidente da Conttmaf, que vem atuando em prol dos direitos dos marítimos.
- O colunista Luís Celso Borges se fez presente na Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional dos Marinheiros-Recrutas da Turma II/2023, realizada no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas.
- O Capitão de Longo Curso Albano Silva Fidalgo curtiu seu primeiro final de semana com o netinho, após transmitir o Comando do NT “José do Patrocínio” ao colunista.
- A Tripulação do navio já em clima de despedida do colunista e lamenta por não seguir viagem na próxima missão. Desejos de sucessos nesse embarque para todos.
- Já totalmente recuperado o Capitão de Longo Curso Antônio Creão Garcia. Ele que foi um dos melhores mestres que o nosso CIABA teve por longos anos.
- A professora Selma Grello enviou tradicionais congratulações em homenagem aos 90 Anos do Centro dos Capitães da Marinha Mercante.
- O agora 2º Oficial de Máquinas Wendel se prepara para embarque na função, onde exercerá pela primeira vez. Ele que recentemente terminou sua Praticagem.
- O Capitão de Mar e Guerra Márcio Braga e o Capitão de Fragata (T) Neto receberam muito bem o CLC Gondar, por ocasião de sua passagem por Belém.
- Nosso amigo e vizinho Seu Luís já na expectativa de voltar a exercitar na bicicleta com o colunista, que diga-se de passagem, engordou bastante nesse embarque.
Navegando.
O Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM) realizará dois eventos festivos em homenagem aos seus 90 Anos de Criação: um no dia 08 e outro no dia 14 de Novembro. Diversas personalidades civis e militares confirmaram presença nos eventos que serão realizados no Hotel “Windsor Guanabara”, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Infelizmente o colunista não poderá comparecer em virtude de embarque.
A Polícia Rodoviária Federal realizou, com sucesso, a Operação Finados nas rodovias, que se estendeu até o último domingo (05). Vários agentes foram mobilizados para os locais de maior incidência de acidentes, tudo isso para coibir as contravenções das regras de trânsito, de forma a garantir a fluidez dos veículos e mais segurança para quem viajou nesse período.
Novo rebocador azimutal foi adquirido pelo Grupo “Chibatão”. A embarcação denominada “José Guilherme XII” integra a série de 12 unidades construídas pelo Estaleiro “Helitec”, que fica localizada na cidade de Manaus (AM). Sua tração varia de 35 a 70 TTE e será empregado nas operações portuárias, auxiliando nas atracações e desatracações de navios.
O próximo grande evento da nossa tradicional “Universidade do Mar”, que é o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), será a Cerimônia de Formatura e Declaração de Praticantes dos Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Paralelamente ao evento, serão declarados Guardas-Marinha da Reserva Não-Remunerada da Marinha do Brasil, e estarão aptos para embarques.
Infelizmente a arrecadação do Fundo de Marinha Mercante, conhecido como AFRMM, teve queda de 65% no acumulado do ano de 2023. O valor arrecadado nos primeiros nove meses contabilizou o total de R$ 2,5 bilhões. Nesses meses não houve registro de ressarcimento às Empresas Brasileiras de Navegação (EBN) da parcela que lhe cabe do adicional. Não muito bom para a nossa Marinha Mercante.
Amanhã, o colunista e sua tripulação entrarão em Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) depois de mais de três meses longe da nossa Pátria Amada. Se tudo continuar ocorrendo de forma tranquila, a chegada se concretizará no dia 09 de Novembro. Pena que acompanhamos e pudemos presenciar o mau tempo ocorrido nas regiões Sul e Sudeste com as fortes chuvas e ventanias.
No último dia 04 de Novembro foi celebrado o Dia do Oficial da Reserva (R/2) pelo nosso glorioso Exército Brasileiro. A significativa data marca o nascimento do gaúcho Luiz de Araújo Correia Lima, Tenente-Coronel da Força Terrestre, que idealizou os Órgãos Formadores de Oficias da Reserva. Hoje temos muitos brasileiros que integram a reserva.
O nível do Rio Negro, que fica na cidade de Manaus e faz parte da Bacia do Amazonas, continua subindo e já registra 1,288 metros. As perspectivas são de estabilização da navegação no norte. Atualmente a modalidade Ship-to-Ship e Ship-to-Barge estão sendo bastante utilizadas, principalmente em frente às cidades de Codajás e Itacoatiara.
No dia 02 de Novembro, a Força Aérea Brasileira cumpriu uma grande missão: a “Operação Voltando em Paz”, que repatriou brasileiros na Cisjordânia, devido aos conflitos entre israelenses e palestinos que se acirraram nos últimos tempos. Tudo isso teve a atuação do Governo Federal, em conjunto com o Ministério da Defesa e das Relações Exteriores. Uma aeronave VC-22 foi utilizada.
O ano de 2024 vem se aproximando. E com ele vêm os sonhos e promessas de dias melhores. O colunista tem a clara intenção, e já não é segredo, de encerrar a carreira na estatal onde atua há 25 anos, iniciado em 1998, cujo tempo de Comando já somam quase 15 anos. A única dúvida que ainda paira é se irá para outra companhia de navegação ou se aposenta de vez as platinas. À Deus fica o auxílio sobre o proceder na decisão correta a ser tomada. (RM).
Notícias relacionadas
-
Dodó Carvalho destaca desafios e oportunidades para a navegação interior em simpósio da Capitania Fluvial.
-
Prefeitura de Manaus retira mais de 220 toneladas de lixo das orlas dos rios em operação.
-
Análise sobre acidente com lancha da praticagem pode durar até 6 meses, diz Capitania dos Portos.
-
Proposta cria escala de rodízio para práticos de navio.
-
Defesa Civil realiza campanha solidária para alegrar o Natal dos ribeirinhos de Ananindeua.