A foto data do dia 05 de Outubro de 2020 quando o colunista recebia das mãos do então Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Valter Citavícius, a Medalha e o Diploma de “Amigo da Marinha”, em reconhecimento ao trabalho realizado e divulgação da Força de Mar nos meios de comunicações.
No dia 06 de Novembro se comemorou o Dia Nacional do Amigo da Marinha. A presente data homenageia e saúda os brasileiros que se dedicam a conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância do mar e das águas interiores do país.
O Patrono da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) é o Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, que na época da fundação dessa egrégia associação, era Ministro da Marinha, isso em 1979.
A todos os agraciados do corrente ano, a coluna parabeniza por tão distinta condecoração.
Marinha do Brasil participa da Operação “Garantia da Lei e da Ordem” do Mar.
Com o objetivo de garantir a segurança nacional, bem como combater o tráfico de drogas e armas nas nossas regiões portuárias, a Marinha do Brasil atuará efetivamente na Operação da “Garantia da Lei e da Ordem” (GLO).
Essa importante missão teve início na última segunda-feira (06) e irá até o dia 03 de Maio de 2024, abrangendo os portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), através de seus navios e a tropa anfíbia do Corpo de Fuzileiros Navais.
O Decreto de Nº 11.765 foi assinado pelo Presidente da República, onde nossa Força de Mar atuará com 1.900 militares, que executarão ações preventivas e repressivas, em conjunto com outros Órgãos.
Outros meios também serão utilizados nessa grande Operação, como Navios-Patrulha, embarcações diversas, Carros Lagartas Anfíbios e Viaturas Blindadas Leves sobre Rodas (JLTV).
Continuaremos a ter esperanças de que dias melhores virão em termo de Segurança Pública, onde nos últimos dias temos acompanhados verdadeiras barbaridades daqueles que nada contribuem para sociedade e para o país. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).
Mestre de Rebocador recebe Prêmio por Resgate no Rio Jacuí.
Bravo zulu à conduta do Sr. Josué da Silva Viana, que resgatou a Balsa “Araçá” à deriva no Rio Jacuí, após atender chamado da Capitania Fluvial de Porto Alegre. O Mestre rebocou a embarcação, através do Rebocador “Atalaia” até o Cais Mauá, em Porto Alegre (RS).
Por sua atitude e bravura, o Presidente do Tribunal Marítimo (TM), Vice-Almirante (RM1) Ralph Dias, concedeu ao tripulante o Prêmio “Segurança da Navegação”, em reconhecido merecido pela sua postura, demonstrando coragem e altruísmo.
A entrega do Prêmio ocorreu no dia 31 de Outubro. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).
Devido seu especial conteúdo, publicamos na íntegra a mensagem do CLC Carlos Alberto Costa.
Boa tarde, amigo!
Que Deus ilumine seus passos e no momento que chegar a hora de tomar essa decisão, que Ele lhe conceda toda sabedoria.
Onde for que o amigo decidir prosseguir, tenho certeza que será muito bem sucedido e feliz!
Nossa Marinha Mercante precisa muito de profissionais alinhados e competentes.
E nessa linha, o nobre amigo tem desempenhado com brilhantismo sua carreira.
Bravo zulu.
Forte abraço.
Maré alta.
Regras que devemos seguir a bordo ou numa empresa: liderar pelo exemplo; ouvir com o máximo de atenção; compartilhar o objetivo e o sentido; criar um clima de confiança; buscar resultados sem atropelar, e não elogios; assumir riscos calculados; ir além do procedimento padrão; preparar seu pessoal; estimular a união; melhorar a qualidade de vida do seu pessoal; e não “esfaquear” o amigo ou colega pelas costas.
Maré baixa.
No próximo ano, as seções “Maré Alta” e “Maré Baixa” serão publicadas uma vez por semana. Temos a certeza de que deixamos muitos conhecimentos e aprendizados com os erros e acertos que vivemos no dia a dia.
Passadiço.
- O Major (PMPA) Juniel Costa Maciel já de passagem comprada para o Rio de Janeiro (RJ), onde será condecorado pela Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL).
- O Editor-Chefe Edson Sabbá, que dirige o Portal da Navegação, sempre enviando mensagens motivadoras ao colunista. A parada em dezembro será estratégica, para muitas novidades no setor.
- Nosso amigo e colega da turma José Leônidas se fez presente na Cerimônia do Dia Nacional do Amigo da Marinha em Belém (PA). Atualmente exerce função na Polícia Rodoviária Federal.
- O Capitão de Mar e Guerra Márcio Braga de Souza sempre simpático e de boa educação ao receber Ex-Alunos da nossa “Universidade do Mar”.
- Uma das grandes expressões da Marinha Mercante, o Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior estará presente na Cerimônia do Centro dos Capitães, onde será um dos homenageados.
- Outro homenageado será o nosso querido e estimado Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, o inesquecível. Ele que realiza grandes trabalhos sociais e religiosos com os mais jovens.
- Concluirá, em breve, Curso da Escola Superior de Guerra (ESG), o estimado Capitão de Mar e Guerra André Vieira, que foi Capitão dos Portos da Amazônia Oriental.
- Nossa querida Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia terá uma semana cheia de homenagens. Ela que foi a primeira Comandante Brasileira de navios de grande porte. Merecido.
- O Praticante Oficial de Náutica Thiago Fagundes tem como tio o Capitão de Cabotagem André Oliveira, que foi Imediato do colunista no NT “Dragão do Mar”.
- O Miltão Imbiriba parece que tá virando “casaca”. Mesmo sendo Flamenguista, torce para que o Botafogo seja Campeão Brasileiro de 2023. Vá entender esses torcedores.
Navegando.
Logo mais, o Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM) realizará sua Cerimônia em Homenagem aos 90 de Criação. O evento acontecerá no Hotel “Windsor Guanabara”, que fica no Centro do Rio de Janeiro (RJ). O traje será Passeio Completo. Diversas personalidades civis e militares se farão presente. Aos homenageados, fica os parabéns da coluna.
Ontem (07), o ilustre Marcus Vinicius Lisbôa participou da “Conference Program – Clean Gulf 2023”, no Texas, Estados Unidos, representando a Arpel, com o tema sobre combate e prevenção de derramamento de óleo no meio hídrico. Suas palestras têm abordado um tema de muita importância no meio marítimo, onde temos vários navios de transportes de petróleo e seus derivados.
Amanhã (09), a Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil) realizará o 1º Fórum Estadual de Concessão e Condecoração de Medalhas, na cidade de Fortaleza (CE), tendo com local a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, que fica na Rua Barbosa de Freitas, nº 2674, Bairro Dionísio Torres. Na ocasião diversas personalidades civis e militares serão agraciadas.
Uma das empresas líderes no mercado marítimo, a Maersk teve queda no seu faturamento, o que levou a demissão de 10 mil empregados. A receita de US$ 12,1 bilhões no terceiro trimestre foi 47% menor do que o mesmo período do ano passado que obteve US$ 22,8 bilhões. A explicação desse resultado é em parte devido os excessos de capacidades à disposição.
O melhor mês de movimentação de cargas no ano de 2023 foi registrado em Outubro no Porto de Itaqui, isso em toda a sua história, com um total de 3.658 toneladas. O resultado representou um aumento de 16% em relação ao mesmo mês de 2022 e 19% superior em relação ao planejado para o corrente ano. Isso é fruto da excelente administração aplicada nessa grande área portuária.
Os Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) chegam na reta de final do ano, como sempre acontece. Além da Formatura dos futuros Oficiais do Exército Brasileiros, atualmente estão realizando a sua grandiosa Manobra Escolar, que nada mais é que um evento anual que marca o encerramento do ano letivo. Parabéns e desejos de sucessos a todos!
A Marinha do Brasil homenageou os heróis da saúde no Dia Comemorativo desse importante Corpo. O evento foi realizado em 05 de Novembro e serviu para reconhecer os papéis cruciais que desempenham nos bastidores e na linha de frente. Muitas comunidades são atendidas pelos militares que não medem esforços para chegar aos mais lugares mais distantes do país.
O Comando do 4º Distrito Naval celebrou o Dia Nacional do Amigo da Marinha, em Belém (PA). Novos Amigos receberam a tão distinta Medalha e Certificação, pelos relevantes serviços prestados para a Força de Mar. Com certeza foi um dia a entrar para história de diversas personalidades civis e militares. Viva o Amigo da Marinha. Viva a Marinha do Brasil!
A Frota de Apoio Marítimo continuou mantendo quase 90% das embarcações com bandeira brasileira, conforme levantamento da Abeam/Syndamar no mês de Setembro. No total são 366 embarcações de apoio com bandeira nacional e 49 de bandeiras estrangeiras. Metade desse total que operam em Águas Jurisdicionais Brasileiras correspondem a PSVs e OSRVs.
A viagem do NT “José do Patrocínio” já começou a pegar os resquícios do mau tempo desde a costa da Argentina, passando pelo Uruguai, e finalmente, na data de ontem (08), passamos a navegar por águas brasileiras, no Estado do Rio Grande do Sul, após mais de três meses longe do Brasil. Devido o mau tempo, nossa chegada está prevista para 10 de Novembro. (RM).
Notícias relacionadas
-
CONVÉS PRINCIPAL – Missa Solene em Homenagem aos Heróis da Marinha na Segunda Guerra Mundial.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Veleiro “Mauá” é incorporado ao Grêmio de Velas do CIAGA.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Capitão de Cabotagem Laís assumiu o Comando do navio “Login Pantanal”.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Delegacia do Sindmar em Belém realizou importante palestra.
-
CONVÊS PRINCIPAL – Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano da EFOMM-CIABA.