O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), transportou na sexta-feira, 1º, uma nova balsa para efetuar a travessia no Rio Jurupari, em Feijó. O governo não tem medido esforços para garantir condições necessárias de segurança de trafegabilidade no transporte fluvial da região.
“Temos seguido uma determinação do governador Gladson Cameli e o Deracre trabalha na execução dos serviços nos municípios com foco, e o empenho dos trabalhadores demonstra o compromisso do governo com as famílias que necessitam de acesso”, afirmou o presidente do Deracre, Sócrates Guimarães.
A diretora de Portos e Aeroportos do Deracre Thais Cabral afirmou que a nova balsa mede 18 metros de comprimento por 5m de largura e teve apoio de segurança da escolta de um veículo do 6° Batalhão da Polícia Militar (6º BPM), no trajeto entre Cruzeiro do Sul e Feijó, com duração de oito horas e três paradas para aferição das condições de segurança.

“É um trabalho que requer muita segurança e, graças ao empenho e união de toda equipe do Deracre e apoio da Polícia Militar, conseguimos com que a embarcação chegasse na sede regional do Deracre, em Feijó”, disse.
Segundo Thais Cabral, o transporte da nova embarcação foi feito pela BR-364, num caminhão-prancha, sendo necessária a utilização de pistões hidráulicos e remontes para suportar e assegurar que a balsa fosse transportada com o máximo de segurança.
“É uma embarcação construída com recursos próprios do Estado pelo Deracre, que dará apoio na travessia de carros e pedestres às margens do Rio Jurupari e foram executados serviços de manutenção industrial, preventiva e corretiva”, afirmou.

“No Rio Jurupari é feita a travessia para chegar até a divisa com o Amazonas e, com a destinação da emenda [de R$ 140 mil] do ex-deputado Cadmiel Bonfim, realizaremos melhorias no ramal e compra de um motor para a balsa”, afirmou o diretor de Desenvolvimento Regional, Tony Roque.

De acordo com o diretor de Operações do Deracre, Ronan Fonseca, os agentes técnicos da autarquia atuaram em 2022, na limpeza e reabertura em 55 quilômetros, com início na estrada vicinal em Feijó, até a margem do Rio Jurupari, na divisa do Acre com o Amazonas.
“É uma equipe dedicada, que trabalha incansavelmente pelo sonho dessa estrada, pela ligação das cidades. Teremos uma ampliação do serviços nesse trecho de ligação”, afirmou.
Por Portal da Navegação, via Notícias do Acre.
Notícias relacionadas
-
Governo do AM vai selecionar barcos que poderão transportar passageiros.
-
Acesso à educação em Rondônia é ampliado com mais uma entrega de embarcações para estudantes ribeirinhos.
-
Pará – Em seis meses de instalação, Base Candiru apreendeu mais de 200kg de drogas e fez 30 mil abordagens nos rios de Óbidos.
-
Novo Píer flutuante no Brasil – Grupo Chibatão se antecede e inicia parceria com a Marinha.
-
Defesa Civil leva hipoclorito de sódio para comunidades ribeirinhas.