Goiânia – O Comando do 7º Distrito Naval da Marinha do Brasil vai inaugurar nesta sexta-feira (15/12) a nova sede da Capitania Fluvial de Goiás (CFGO), em Goiânia. Em comemoração ao Dia do Amigo da Marinha, que ocorre todo dia 6 de novembro, bem como do dia do Marinheiro comemorado no dia 13 de dezembro, data criada em homenagem ao nascimento do patrono da Marinha de Guerra do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Almirante Tamandaré, o evento solene homenageará o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (Assof-GO), Coronel Cardoso, com a Medalha Amigo da Marinha.
A cerimônia visa homenagear personalidades que contribuíram para a difusão da mentalidade marítima. Para o Coronel Cardoso, ser homenageado com uma medalha de grande representatividade para a Marinha do Brasil é uma verdadeira honra, já que foi na Marinha do Brasil que Cardoso iniciou sua carreira militar, servindo como Marinheiro Recruta, nos anos de 1998 e 1999. “Tive a oportunidade se ser lotado na Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, responsável entre outras atribuições pelo Programa Antártico Brasileiro. Essa honraria tem um valor sentimental para mim’, afirma o presidente da Assof.
Segundo Cardoso, além disso, a polícia e o Corpo de Bombeiros Militar são parceiros da Capitania Fluvial que, além de supervisionar a navegação fluvial, também é uma Organização Militar que desempenha um papel fundamental na prevenção de acidentes aquáticos e na coordenação do tráfego fluvial. Bem como da soberania nacional, assegurando que as embarcações operem de maneira segura e eficiente”, afirma Coronel Cardoso.
Cardoso avalia que a importância da Capitania Fluvial vai além do aspecto meramente regulatório, tornando-se um pilar essencial para o bem-estar e prosperidade da comunidade fluvial. “Sua presença oferece à população uma sensação de tranquilidade, sabendo que há uma autoridade dedicada a garantir a integridade das atividades fluviais, sempre, contando com a parceria da polícia militar e do corpo de bombeiros”, ressalta o presidente da Assof-GO.
Nova sede
A Capitania Fluvial de Goiás, subordinada ao Comando do 7º Distrito Naval, foi criada em março de 2020 com o propósito de contribuir para as atividades de segurança do tráfego aquaviário, ensino profissional marítimo, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica. Em Goiás, a entidade também realiza habilitação de condutores para as categorias de embarcações e a qualificação de aquaviários, pessoas que trabalham com condução de embarcações profissionalmente.
Capitão dos portos de Goiás, o capitão de Fragata Arruda é o diretor da CFGO e destaca que a nova sede atenderá mais amplamente a população de Goiás. Arruda destaca também o apoio da polícia militar e do corpo de bombeiros nas ações realizadas, visto que a atuação marítima é restrita ao administrativo.
“A Polícia Militar do Estado de Goiás, bem como o Corpo de Bombeiros são grandes parceiros e sempre que precisamos de apoio de segurança eles se fazem presentes. Como autoridade marítima, nossa abordagem é administrativa, como as abordagens do departamento de trânsito na cidade. Caso a pessoa abordada se negue a submeter-se a nossa inspeção, é o policial militar quem pode prendê-lo”, destaca o capitão Arruda.
O evento vai ocorrer na nova sede da Capitania Fluvial em Goiás, no setor Marista, em Goiânia, às 17h. Na ocasião, serão entregues as medalhas Amigo da Marinha.
Evento
Cerimônia de Imposição da Medalha Amigo da Marinha e inauguração de nova sede da Capitania Fluvial de Goiás
Data: 15 de dezembro
Local: Rua 132, nº 666, Setor Marista, Goiânia
Hora: 17 horas
Notícias relacionadas
-
Visitantes conhecem navios da Marinha em Belém.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Baile do Marinheiro.
-
Plano de ação busca melhorar transporte fluvial na Amazônia.
-
Svitzer inicia atividades no Complexo Portuário de São Luís e amplia operação no Brasil.
-
CIABA realiza 5º Workshop ABAL sobre Segurança no Transporte Marítimo.