Navio-Escola Brasil – U27

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Navio-Escola ‘Brasil’ Retorna ao Rio de Janeiro

No sábado, 30 de dezembro, o Navio-Escola “Brasil” atracou na Base Naval do Rio de Janeiro após retornar da 37ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha. Com ênfase na experiência prática, a comissão tem o propósito de complementar os conhecimentos teóricos adquiridos pelos Guardas-Marinha da Escola Naval, cujo ciclo escolar teve a duração de quatro anos.
O NE “Brasil” visitou doze portos, em onze países: Recife (Brasil), Cartagena (Colômbia), Baltimore (EUA), Londres (Reino Unido), Hamburgo (Alemanha), Le Havre (França), Lisboa (Portugal), Civitavecchia (Itália), Istambul (Turquia), Pireu (Grécia), Barcelona (Espanha) e Cádiz (Espanha). O navio, que atua como uma embaixada flutuante, representa o País e a Marinha do Brasil (MB) nos diversos portos visitados, estreitando laços com nações amigas e contribuindo para a formação cultural dos futuros oficiais da MB.
No retorno ao Brasil, os Guardas-Marinha foram nomeados ao posto de Segundo-Tenente e iniciarão suas carreiras em Organizações Militares (OM) da Marinha por todo o País. A Turma que realizou a viagem, “Patriarca da Independência”, é composta por 181 Oficiais, dos quais seis representantes estrangeiros (Bolívia, Cabo Verde, Camarões, Panamá e Senegal), que cursaram a Escola Naval. Também embarcaram um oficial do Exército Brasileiro, um da Força Aérea Brasileira e dois representantes da Marinha Mercante.

O réveillon em Soure atraiu milhares de pessoas à praia do Pesqueiro

O Réveillon nas cidades de Soure e Salvaterra foi festejado pela população

Foi um evento espetacular para celebrar a virada do ano. As cidades de Soure e Salvaterra, as mais turísticas do Marajó, se prepararam para essa grande celebração que aconteceu nas praias do Pesqueiro e da Praia Grande. O evento contou com a participação de talentosos artistas locais, como Patrick e Mateus em Soure, e Mestre Damasceno em Salvaterra, além de grupos como Nativos do Marajó, a talentosa cantora Flávia Lorrane e os incríveis DJs Jailson e Rafael. As festas se estenderam até o amanhecer e encantaram os presentes com uma espetacular queima de fogos de artifício.
A empresa Henvil de Navegação disponibilizou até três viagens de ferry boats para atender a demanda, enquanto a empresa Master Motors ofereceu duas viagens diárias Soure/Belém/Soure, incluindo uma no domingo, com saída de Soure às 13h.
Ressaltamos que, por questões de segurança, garrafas de vidro foram proibidas nas praias, visando evitar acidentes com os banhistas. Foi uma celebração memorável que reuniu milhares de pessoas para dar as boas-vindas a um novo ano.

MARES & RIOS

ROYALTIES DO PETRÓLEO

Segundo cálculos preliminares dos técnicos da área petrolífera, a prospeção de petróleo na costa do Amapá e Pará, que está sub judice, poderá ser a redenção para o crescimento dessas regiões, gerando bilhões de reais em royalties. No Pará, os municípios marajoaras serão os mais aquinhoados, por estarem sob influência direta das ações da Petrobrás, como ocorre em Parauapebas e Canaã dos Carajás, no caso dos minérios. Os municípios de Chaves e Soure, pela proximidade com navio sonda, irão receber um valor ainda maior, calculado em alguns bilhões de reais, produto da extração de 10 bilhões de barris, como indicam os estudos preliminares.
Há um briga de forças entre Ibama e Petrobrás para liberação da área oceânica distante 500 quilômetros da foz do rio Amazonas, mas a empresa promete cumprir todos os estudos de impacto ambiental a fim de que em 2024 a sonda possa iniciar suas atividades de avaliação do poço. A entrada desses vultosos recursos poderá significar uma reviravolta histórica no Marajó, que, como todos sabem, detém parte dos baixos IDH e Ideb do Brasil.

CARGA ILEGAL

Uma operação da Marinha do Brasil e da Polícia Federal (PF) resultou na apreensão de 2 mil caixas de cigarros contrabandeados. Os produtos estavam em um barco, que foi abordado na manhã de quinta-feira (28), no Oceano Atlântico, a cerca de 30 milhas náuticas (55 quilômetros) do município de Soure, no Arquipélago do Marajó. A embarcação e os cinco tripulantes chegaram a Belém na tarde desta sexta-feira (29), sob escolta de um Navio-Patrulha da Marinha e de equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes e Grupo Especial de Polícia Marítima da PF.
De acordo com o Capitão de Fragata Daniel Moraes, Imediato da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, a embarcação apresentou dois títulos de inscrição. Nenhum dos dois batem com os registros na Capitania dos Portos. Uma investigação vai ser aberta para atestar a veracidade dos documentos.

RÉVEILLON NA ILHA

Em Mosqueiro, o hotel fazenda Paraíso, aconteceu um Réveillon sofisticado com ceia à base de camarão e peixes para os hóspedes, com direito ao champagne, sobremesas e fogos coloridos como tradição. A assinatura é da chef Paula Fernandes.

ENCONTRO

Para encerrar o ano com grande estilo, desfrutamos de um almoço no Rio de Janeiro, minha família e eu, na companhia do amigo Capitão de Fragata (F) Rocha Lima, que estava com a esposa Ingrid e o filho, o estimado Dom. Com a imagem dessas duas famílias, inicio o ano desejando a todos os meus leitores um próspero 2024.